RÁDIO REGIONAL
ECONOMIA & FINANÇAS

CALÇADO: EXPORTAÇÕES CRESCEM E BATEM CONCORRÊNCIA APESAR DO TOMBO NOS EUA

A indústria portuguesa de calçado encerrou o ano de 2025 em contraciclo com o panorama internacional, registando um crescimento nas exportações num ano marcado por forte instabilidade. Segundo dados divulgados esta terça-feira pela APICCAPS, o setor exportou 68 milhões de pares, num valor total de 1.718 milhões de euros, o que representa aumentos de 1,8% em volume e 0,8% em valor face a 2024.

Este desempenho “moderado, mas positivo” ganha relevância quando comparado com os concorrentes diretos. Enquanto Portugal cresceu, Itália e Espanha registaram quebras de 1% e 3%, respetivamente. O gigante chinês recuou 11%. A sustentar os números nacionais esteve o mercado europeu, que cresceu 3,3% (para 1.420 milhões de euros), compensando a acentuada descida nos Estados Unidos.

No mercado norte-americano, as exportações portuguesas afundaram 12,3%, ficando-se pelos 84 milhões de euros. Paulo Gonçalves, da APICCAPS, sublinha que os resultados validam a aposta nos segmentos de “maior valor acrescentado”, apesar da crise no retalho independente.


Redação

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

CHAVES: RÚBEN RODRIGUES VENCE RALI DA ÁGUA E REFORÇA LIDERANÇA

Rádio Regional

COMBUSTÍVEIS: GASÓLEO SOBE QUATRO CÊNTIMOS E GASOLINA DESCE SEIS

Rádio Regional

GNR DETEVE 173 SUSPEITOS DE INCÊNDIO FLORESTAL DESDE O INÍCIO DE 2026

Rádio Regional

QUERCUS CRITICA FALTA DE DIÁLOGO NA REESTRUTURAÇÃO DA APA E DO ICNF

Rádio Regional

GD CHAVES REFORÇA DEFESA COM O INTERNACIONAL MEXICANO NÉSTOR ARAUJO

Rádio Regional

CHAVES: ESPANHA NÃO AUTORIZA PROVAS DO “RALI DA ÁGUA”

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.