RÁDIO REGIONAL
REGIÕES

PORTO: AUTARQUIA DISCUTE ATRIBUIÇÃO DE 875 MIL EUROS PARA ASSOCIATIVISMO

nbsp| RÁDIO REGIONAL

A Câmara do Porto discute na segunda-feira a atribuição de 875 mil euros para o Fundo de Apoio ao Associativismo Portuense, tendo por objetivo que, na edição deste ano, sejam as freguesias a proceder à sua implementação.

Na proposta, a que a Lusa teve hoje acesso, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, salienta que o número de candidaturas e a qualidade dos projetos aprovados nas últimas duas edições são “prova inequívoca de que o movimento associativo está vivo na cidade”.

“Importa continuar a apoiar as associações, as coletividades e os clubes da cidade”, afirma.

Nesse sentido, o executivo da Câmara do Porto discute na segunda-feira a atribuição de 875 mil euros para a edição de 2022 do Fundo de Apoio ao Associativismo Portuense, verba com “um significativo reforço” comparativamente às anteriores edições.

A par do reforço, a maioria pretende ainda que sejam as freguesias a proceder à implementação dos programas de apoio, “pela sua maior proximidade às associações locais”.

“Pretende-se, com esta nova edição, estreitar a relação entre eleitores e eleitos, entre o tecido associativo de cada freguesia e os seus representantes locais”, acrescenta o autarca na proposta.

Aos projetos, selecionados por cada uma das juntas/uniões de freguesia, será atribuído um apoio global máximo de 120 mil euros, sendo que para projetos de infraestruturas (obras) será atribuído 40 mil euros a cada associação e aos restantes projetos um valor máximo de 20 mil euros.

O apoio será transferido para cada freguesia após a seleção dos projetos e consequente aprovação.

O independente Rui Moreira pretende ainda que o município comparticipe nos custos com a implementação do programa com cinco mil euros por cada junta/união de freguesia.

O Fundo de Apoio ao Associativismo Portuense foi criado em 2019 para “aprofundar modelos de apoio ao associativismo da cidade do Porto e incentivar a sua atividade e renovação”.

Em 2021, a Câmara do Porto atribuiu 800 mil euros a 28 projetos selecionados, num total de 187 candidaturas.

VEJA AINDA:

PORTO: TROTINETES CIRCULAM POR ZONAS PEDONAIS PROIBIDAS

Lusa

MATOSINHOS: APA DESACONSELHA BANHOS EM CINCO PRAIAS DEVIDO A INCÊNDIO

Lusa

PORTO: BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS ‘À DERIVA’ SEM ÓRGÃOS SOCIAIS

Lusa

SECRETÁRIA DE ESTADO DIZ QUE UNIDADES MÓVEIS DE ATENDIMENTO DA PSP SÃO PARA MANTER

Lusa

PORTO: PSP CONFIRMA AUMENTO DA CRIMINALIDADE GRAVE EM 2021

Lusa

VILA NOVA DE GAIA: DETIDO HOMEM SUSPEITO DE PORNOGRAFIA DE MENORES

Lusa