O Presidente da CCDR NORTE, Álvaro Santos, visitou a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo para acompanhar o projeto de eletrificação do Terminal de Cruzeiros. Com um investimento de 8,79 milhões de euros, a iniciativa visa a neutralidade carbónica até 2035.
A visita de trabalho realizada pelo Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Álvaro Santos, acompanhado pelo Vice-Presidente Pedro Machado, incidiu sobre o projeto de Implementação de Onshore Power Supply no Porto de Leixões. Esta intervenção, integrada no programa NORTE 2030 e no Plano Territorial para a Transição Justa de Matosinhos, representa um investimento total elegível de 8,79 milhões de euros, contando com um cofinanciamento de cinco milhões de euros.
O projeto foca-se em dois eixos principais para a sustentabilidade da infraestrutura portuária. Primeiro, a instalação do sistema de Onshore Power Supply no Terminal de Cruzeiros permite que os navios desliguem os motores auxiliares enquanto atracados, utilizando energia da rede terrestre.
Segundo, a criação de unidades de produção fotovoltaica em edifícios e parques de estacionamento da APDL visa o autoconsumo e a autonomia energética. Este conjunto de medidas faz parte do roteiro da APDL para atingir a neutralidade carbónica em 2035.
Durante o encontro, foi sublinhado o alinhamento institucional entre a CCDR NORTE e a autoridade portuária para o cumprimento dos objetivos do Pacto Ecológico Europeu. O investimento pretende reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e melhorar a integração ambiental da atividade portuária no contexto urbano de Matosinhos, atraindo embarcações tecnologicamente avançadas para a região Norte.

