RÁDIO REGIONAL
CIÊNCIA & TECNOLOGIA

CIENTISTAS DESCOBREM COMO PRODUZIR ENERGIA A PARTIR DA HUMIDADE DO AR

Cientistas na Universidade de Massachussets, Estados Unidos, descobriram uma maneira de criar eletricidade a partir da humidade no ar, uma tecnologia que propõem para o futuro das energias renováveis.

Segundo um estudo publicado hoje na revista científica Nature, o método envolve nanotubos de uma proteína condutora, produzida por um micróbio, que converte em eletricidade o vapor de água que existe naturalmente na atmosfera.

Os nanotubos formam uma película à qual são ligados elétrodos que captam a corrente gerada pela reação da proteína com a humidade do ar.

“Estamos literalmente a tirar eletricidade do ar”, afirmou o engenheiro eletrotécnico Jun Yao, em cujo laboratório foi testado o “Air-gen”, que é não poluente, renovável e de baixo custo, podendo ser usado mesmo em condições de baixa humidade.

Ao contrário de outras formas de gerar eletricidade, não precisa de vento ou de luz solar e pode mesmo ser utilizado em ambientes interiores, afirmou o microbiólogo Derek Lovley, que há mais de trinta anos descobriu o micróbio Geobacter no rio Potomac, nos Estados Unidos.

Por agora, o Air-gen é capaz de manter a funcionar pequenos aparelhos eletrónicos, mas os criadores pretendem alargar a sua capacidade, criando pequenas películas de nanotubos que poderão ser usadas para alimentar monitores de dados vitais ou relógios, que deixariam de precisar de pilhas.

Também esperam conseguir adaptar o Air-gen aos telemóveis, para que deixe de ser necessário carregar os aparelhos.

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

SATÉLITE UTILIZA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA OBSERVAÇÃO AUTÓNOMA DA TERRA

Rádio Regional

UTAD INTEGRA ALIANÇA EUROPEIA EU-GIFT COM 7,5 MILHÕES DE EUROS

Rádio Regional

BRUXELAS ADVERTE PORTUGAL PARA ATRASO NA ADOÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Rádio Regional

LIPOR REGISTA LUCRO DE 8,5 MILHÕES DE EUROS EM 2025

Rádio Regional

PORTUGAL REFORÇA CAPACIDADE ESPACIAL COM MAIS DOIS SATÉLITES DE RADAR

Rádio Regional

17 DE JUNHO: A ESTÁTUA DA LIBERDADE CHEGA A NOVA IORQUE (1885)

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.