RÁDIO REGIONAL
NACIONAL

PORTUGAL: 57 PESSOAS MORRERAM AFOGADAS EM PORTUGAL DESDE JANEIRO

O Observatório do Afogamento revelou hoje que 57 pessoas perderam a vida em meios aquáticos em Portugal nos primeiros cinco meses de 2026. Os dados provisórios, divulgados pela Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores, indicam um cenário de elevada mortalidade, equiparando-se ao ano de 2024, um dos piores registos históricos.


Entre 1 de janeiro e 31 de maio de 2026, Portugal registou 57 mortes por afogamento, de acordo com os dados apresentados esta manhã pela Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores (FEPONS). Este valor é considerado extremamente preocupante pelas autoridades, uma vez que iguala praticamente o recorde negativo de 2024, quando se registaram 58 mortes no mesmo período homólogo. No primeiro trimestre do ano, o número de vítimas mortais em meio aquático foi o mais alto desde 2017, com 36 óbitos confirmados.

O relatório detalhado do Observatório do Afogamento aponta que a maioria dos incidentes ocorreu em locais sem vigilância ativa, sublinhando a necessidade urgente de reforçar as campanhas de sensibilização e a presença de nadadores salvadores, não apenas durante a época balnear, mas ao longo de todo o ano em pontos críticos. A FEPONS anunciou que irá solicitar reuniões urgentes com o Governo para apresentar propostas concretas que visem a redução destes indicadores, incluindo o reforço do policiamento de praias e a melhoria da sinalética em zonas de risco.

A análise estatística revela que o perfil das vítimas é diversificado, englobando tanto atividades de lazer como incidentes em contexto profissional ou de navegação. A federação alerta que, com a subida das temperaturas prevista para as próximas semanas, o risco de afogamento aumenta exponencialmente se não forem respeitadas as normas de segurança. Este balanço trágico serve de alerta nacional para a perigosidade de rios, barragens e orla costeira antes do pleno funcionamento do dispositivo de segurança balnear.


Redação

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

DISTRITOS DO INTERIOR SOB AVISO AMARELO DEVIDO A TROVOADA E GRANIZO

Rádio Regional

ARRANCAM EXAMES NACIONAIS COM MAIS DE 160 MIL ALUNOS INSCRITOS

Rádio Regional

MUNDIAL 2026: RÚBEN DIAS TREINA À PARTE E É DÚVIDA PARA ESTREIA

Rádio Regional

FERNANDO PIMENTA CONQUISTA TRICAMPEONATO EUROPEU DE K1

Rádio Regional

CAMPANHA SOLIDÁRIA EM FARMÁCIAS GARANTE ACESSO A MEDICAMENTOS ESSENCIAIS

Rádio Regional

JOVENS PORTUGUESES ENTRE OS MAIS QUALIFICADOS APESAR DE DESIGUALDADES

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.