ECONOMIA & FINANÇAS
CLIENTES NO MERCADO LIVRE DE ELETRICIDADE CRESCERAM 2,6% EM MAIO
O mercado livre de eletricidade atingiu, em maio, um número acumulado de perto de 5,2 milhões de clientes, um aumento de 2,6% em relação ao período homólogo, de acordo com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
O mercado livre de eletricidade atingiu, em maio, um número acumulado de perto de 5,2 milhões de clientes, um aumento de 2,6% em relação ao período homólogo, de acordo com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
Num boletim hoje publicado, o regulador revelou ainda que, face a abril deste ano, o aumento líquido do número de clientes foi de cerca de 14,2 mil clientes, ou 0,3%.
“Desde maio de 2018, o número de consumidores no mercado livre cresceu 2,6%, a uma taxa média mensal de 0,2%”, destacou a ERSE.
Globalmente o mercado liberalizado “representou cerca de 94% do consumo total em Portugal continental em maio de 2019. Face ao período homólogo, o mercado livre aumentou em cerca de 0,4 pontos percentuais o seu peso relativo em termos de consumo abastecido”, salientou a ERSE.
O regulador adiantou ainda que permanecem “no mercado regulado cerca de 1,09 milhões de consumidores, dos mais de seis milhões no total”.
A ERSE detalhou também que, “quanto à intensidade de mudança de fornecedor de energia, o número de clientes que deixa a carteira do comercializador de último recurso (CUR) para a de um comercializador em mercado, continua a ser inferior (cerca de 16%) ao número de consumidores que troca de comercializador já em regime de mercado”.
O regulador contabilizou ainda os dados de consumo de maio, concluindo que se “registou uma redução de 84 GWh [gigawatts hora] face a abril de 2019, atingindo 43.026 GWh no mercado livre, o que representa um decréscimo de 0,2% face ao mês anterior e um aumento de 1,0% face ao homólogo”.
De acordo com a informação da ERSE, o consumo no mercado livre pesava, no mesmo mês, perto de 94% do total em Portugal continental.
“A quase totalidade dos grandes consumidores já se encontra no mercado livre. No caso dos domésticos representava em maio cerca de 86% do consumo total do segmento, face aos cerca de 85% registados no mês homólogo”, salientou o organismo.
Segundo a análise da ERSE, no que diz respeito à quota de mercado, “a EDP Comercial manteve a sua posição como principal operador no mercado livre em número de clientes (80%) e em consumo (41%)”.
Ainda assim, em relação a abril, a empresa perdeu quota de mercado “em 0,2 pontos percentuais tanto em número de clientes como em termos de consumo, situação que já vem a ocorrer desde maio de 2018”, informou a ERSE.
A Endesa, por sua vez, manteve em maio “a liderança no segmento de clientes industriais (28%), com um aumento de quota de 0,6 pontos percentuais”, enquanto a Iberdrola permanece a liderar o segmento dos grandes consumidores (32,6%), detalhou a ERSE.
ALYN // EA
ECONOMIA & FINANÇAS
TARIFA SOCIAL DE GÁS NATURAL MANTÉM DESCONTO DE 31,2% A PARTIR DE OUTUBRO
O Governo aprovou a manutenção do desconto de 31,2% na tarifa social de gás natural, a partir de outubro, para vigorar no ano gás 2024-2025, segundo despacho hoje publicado em Diário da República.
O Governo aprovou a manutenção do desconto de 31,2% na tarifa social de gás natural, a partir de outubro, para vigorar no ano gás 2024-2025, segundo despacho hoje publicado em Diário da República.
“Este despacho é urgente e inadiável, uma vez que a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos deverá submeter até ao dia 31 de março a proposta de tarifas de gás natural para o ano gás 2024-2025 (outubro de 2024 a setembro de 2025) ao Conselho Tarifário e demais entidades para consulta”, refere o despacho assinado pela ainda secretária de Estado da Energia e Clima, Ana Fontoura Gouveia.
O desconto a aplicar nas tarifas de acesso às redes de gás natural mantém-se, assim, nos 31,2% sobre as tarifas transitórias de venda a clientes finais de gás natural, excluído o IVA, demais impostos, contribuições, taxas e juros de mora que sejam aplicáveis, não sendo a sua aplicação considerada para efeitos de outros apoios atualmente em vigor.
A tarifa social de gás natural é um mecanismo de proteção de consumidores economicamente vulneráveis e de combate à pobreza energética e consiste na aplicação automática de um desconto na tarifa de acesso às redes de gás em baixa pressão.
ECONOMIA & FINANÇAS
ENERGIA: MERCADO LIVRE DE ELETRICIDADE CRESCEU 2,5% EM JANEIRO
O mercado livre de eletricidade alcançou cerca de 5,6 milhões de clientes em janeiro de 2024, um crescimento de 2,5% face ao mês homólogo e de cerca de 15.600 clientes face a dezembro, divulgou hoje o regulador.
O mercado livre de eletricidade alcançou cerca de 5,6 milhões de clientes em janeiro de 2024, um crescimento de 2,5% face ao mês homólogo e de cerca de 15.600 clientes face a dezembro, divulgou hoje o regulador.
Em termos de consumo, registou-se um acréscimo de 212,4 gigawatts-hora (GWh) face ao último mês de 2023, atingindo 43.638 GWh em janeiro, informou a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
O consumo no mercado livre representou, em janeiro, mais de 94% do consumo total registado em Portugal continental.
A EDP Comercial manteve a sua posição como principal operador no mercado livre em número de clientes (67%) e em consumo (38%).
Em janeiro, a EDP Comercial manteve a liderança no segmento de clientes industriais (23%), enquanto o segmento dos grandes consumidores foi liderado pela Iberdrola (30%).
Já quanto ao mercado liberalizado de gás natural, em janeiro, verificou-se uma redução para um número acumulado de mais de 1,1 milhões de clientes, com uma quebra de 1.466 clientes face a dezembro de 2023.
Em termos de consumo, registou-se um decréscimo de 105 GWh face a dezembro, atingindo 29.288 GWh em janeiro, tendo representado cerca de 95% do consumo total registado em Portugal continental.
A Galp manteve a sua posição como principal operador no mercado livre em consumo (51%), enquanto a EDP Comercial manteve a sua posição de liderança em número de clientes (43%).
No segmento de clientes industriais, a Galp manteve a liderança (38%), bem como no segmento dos grandes consumidores (56%), enquanto a EDP manteve a liderança no segmento das pequenas e médias empresas (39%) e no residencial (41%).
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