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ECONOMIA & FINANÇAS

COMBUSTÍVEIS VÃO BAIXAR

Depois de o preço do gasóleo ter registado a maior subida em três meses, a próxima semana volta a ser de descidas. Tanto para o diesel, como para a gasolina. A queda é acentuada pela subida do euro.

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Atestar o depósito do carro na próxima semana vai sair mais barato. O barril do petróleo até valorizou na última semana, mas os derivados acabaram por apresentar variações negativas que foram acentuadas pela valorização da moeda única. Depois da forte subida do gasóleo esta semana, o litro deste combustível é o que tem mais margem para cair na próxima.

Depois da subida de dois cêntimo, o diesel deverá baixar cerca de um cêntimo no arranque da semana, de acordo com os cálculos do ECO com base nos dados da Bloomberg. E mesmo a gasolina tem margem para apresentar uma redução de meio cêntimo por litro nos postos de abastecimento nacionais.

Petróleo avança perto de 2%. Quebra das reservas dita rumo.

Com estas descidas, o litro da gasolina simples de 95 octanas o preço médio de venda deste combustível deverá recuar para 1,415 euros, abaixo dos 1,420 actuais, segundo os dados da Direcção-Geral de Energia e Geologia. No caso do gasóleo, que está a ser comercializado a 1,196, deverá assistir-se a uma descida para um valor médio em torno de 1,185 euros.

É um novo alívio após uma subida acentuada que vem em sentido contrário ao da evolução dos preços do petróleo nos mercados internacionais. O petróleo superou novamente a fasquia dos 45 dólares com a quebra das reservas nos EUA. As cotações da gasolina e do gasóleo também subiram, mas o saldo médio semanal, que é o utilizado pelas petrolíferas para actualizarem os preços, foi negativo.

A ajudar à descida das cotações esteve o euro, apesar dos ganhos ligeiros face ao dólar. Enquanto em dólares se assistiu a uma queda de 1,54% na cotação média semanal da tonelada métrica do gasóleo, em euros essa descida foi mais expressiva (-1,86%), permitindo uma poupança maior aos muitos portugueses que utilizam este combustível.

ECO

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PROIBIÇÃO DE CARROS NOVOS A GASÓLEO E GASOLINA AMEAÇA SOBERANIA DA UE

O Tribunal de Contas Europeu alertou que a proibição da venda de automóveis novos a gasolina e a gasóleo a partir de 2035 pode por em causa a liderança europeia, por falta de competitividade sobretudo no fabrico de baterias.

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O Tribunal de Contas Europeu alertou que a proibição da venda de automóveis novos a gasolina e a gasóleo a partir de 2035 pode por em causa a liderança europeia, por falta de competitividade sobretudo no fabrico de baterias.

Num relatório divulgado esta segunda-feira, o Tribunal de Contas Europeu (TCE) destaca um possível choque entre o Pacto Ecológico Europeu e “a soberania industrial” da União Europeia (UE) com a aposta em veículos elétricos.

O TCE constatou que, apesar do grande apoio público, as baterias fabricadas na UE “continuam a custar muito mais do que o previsto”, o que afeta a competitividade dos automóveis elétricos europeus em relação a outros produtores mundiais, podendo também “levar a que os carros elétricos europeus não estejam ao alcance de uma grande parte da população”.

Menos de 10% do fabrico mundial de baterias está sediado na Europa, destaca o texto, sendo a grande maioria produzida na China.

O setor das baterias da UE depende das importações de recursos de países de fora, com os quais o bloco não tem os devidos acordos comerciais: 87% do lítio em bruto provém da Austrália, 80% do manganês da África do Sul e do Gabão, 68% do cobalto da República Democrática do Congo e e 40% da grafite da China, refere a instituição.

O TCE alerta ainda que as infraestruturas de carregamento de veículos ainda levantam muitos obstáculos, quer pela escassez de oferta, quer pela falta de um meio harmonizado de pagamento.

Perante a dificuldade encontrada em reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) no setor rodoviário e o fraco desenvolvimento dos biocombustíveis, a UE aposta nos veículos elétricos como a melhor alternativa possível.

Reduzir ou eliminar as emissões de CO2 dos carros de passageiros é um elemento essencial da estratégia europeia para o clima, cujo objetivo é chegar às zero emissões líquidas de GEE até 2050, ano em que a UE deverá atingir a neutralidade carbónica.

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QUASE 77 MIL EUROS EM COIMAS DEVIDO A PUBLICIDADE ENGANOSA ENTRE 2020 E 2024

A Direção-Geral do Consumidor (DGC) aplicou coimas no valor de 76.900 euros a supermercados devido a publicidade enganosa entre 2020 e 2024, na sequência de 126 processos de averiguação, informou hoje a entidade.

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A Direção-Geral do Consumidor (DGC) aplicou coimas no valor de 76.900 euros a supermercados devido a publicidade enganosa entre 2020 e 2024, na sequência de 126 processos de averiguação, informou hoje a entidade.

Os processos foram instaurados na sequência de denúncias e queixas apresentadas tanto por consumidores no livro de reclamações como por outros agentes económicos.

No setor dos supermercados resultaram 35 processos de contraordenação devido a publicidade enganosa, em especial a promoções não efetuadas pelo preço anunciado.

A Direção-Geral do Consumidor também aplicou duas medidas cautelares que determinaram a suspensão imediata de duas campanhas publicitárias.

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