RÁDIO REGIONAL
NACIONAL

CORAÇÃO: 41% DOS ADULTOS TÊM HIPERTENSÃO E METADE NÃO ESTÁ CONTROLADA

Cerca de 2,5 milhões de adultos portugueses, o que corresponde a 41% da população entre os 30 e os 79 anos, sofriam de hipertensão em 2024, um valor acima da média global, sendo que quase metade não tem a condição controlada. Os dados constam do segundo Relatório Global sobre Hipertensão da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado esta terça-feira.

Apesar da elevada prevalência, superior à média mundial de 34%, Portugal apresenta um quadro com alguns pontos positivos. A maioria dos casos está diagnosticada (77%) e a receber tratamento (72%). Além disso, o país tem uma das taxas de hipertensão não controlada mais baixas na região europeia, com um desempenho melhor que a maioria dos seus parceiros.

O relatório da OMS aponta para vários fatores de risco na população portuguesa que contribuem para estes números. O consumo médio de sal (9 gramas por dia) está acima do recomendado, 26% da população acima dos 15 anos fuma, cerca de metade dos adultos não pratica atividade física suficiente e 27% sofre de obesidade.

A nível mundial, a OMS estima que 1,4 mil milhões de pessoas vivam com hipertensão. “A cada hora, perdem-se mais de 1.000 vidas devido a acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos causados por pressão alta, e a maioria dessas mortes poderia ser prevenida”, sublinhou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, apelando a um reforço dos cuidados de saúde primários para combater a doença.


Versão Rádio:


Rádio Regional | JornalOnline

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

MUNDIAL 2026: RÚBEN DIAS TREINA À PARTE E É DÚVIDA PARA ESTREIA

Rádio Regional

FERNANDO PIMENTA CONQUISTA TRICAMPEONATO EUROPEU DE K1

Rádio Regional

15 DE JUNHO: PRIMEIRAS ELEIÇÕES LIVRES EM ESPANHA APÓS A DITADURA (1977)

Rádio Regional

CAMPANHA SOLIDÁRIA EM FARMÁCIAS GARANTE ACESSO A MEDICAMENTOS ESSENCIAIS

Rádio Regional

JOVENS PORTUGUESES ENTRE OS MAIS QUALIFICADOS APESAR DE DESIGUALDADES

Rádio Regional

GOVERNO PROLONGA PRAZO PARA REGULAMENTAÇÃO DO ALOJAMENTO LOCAL

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.