COREIA DO NORTE “CELEBRA” TESTE DE MÍSSIL

Coreia do Norte celebra lançamento ‘bem-sucedido’ de míssil. A Coreia do Norte afirmou ainda que o teste de lançamento de míssil balístico de domingo foi um “sucesso”. Vê mais aqui. Partilha com os teus amigos !

Coreia do Norte celebra lançamento ‘bem-sucedido’ de míssil. A Coreia do Norte afirmou ainda que o teste de lançamento de míssil balístico de domingo foi um “sucesso”.

“Um míssil terra-terra de médio a longo alcance Pukguksong-2 (…) foi testado com sucesso no domingo”, informou a agência oficial de notícias norte-coreana KCNA, adiantando que o líder norte-coreano Kim Jong-un estava no local e deu pessoalmente a ordem para o lançamento.

A agência KCNA, citada pela CNN, referiu-se ao míssil como “um novo tipo de arma estratégica”, capaz de transportar uma ogiva nuclear. Kim Jong-un terá ficado “muito satisfeito” com esta arma.

“Graças ao desenvolvimento de um novo sistema estratégico de armas, o nosso exército é capaz de desempenhar as suas obrigações estratégicas de forma mais precisa e rápida em qualquer lugar: em terra e no ar”, relatou a KCNA.

O Presidente dos EUA, Donald Trump, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, reagiram ao ensaio realizado ontem pela Coreia do Norte, exigindo que pare com as provocações e garantindo que Washington e Tóquio estão juntos “a 100%”.

O míssil foi lançado pelas 07:55 (22:55 de sábado em Lisboa) da base aérea de Banghyon, situada na zona oeste da Coreia do Norte, e seguiu para este, em direção ao mar do Japão, referiu o ministério sul-coreano.

O míssil percorreu cerca de 500 quilómetros, até cair no mar, de acordo com o Estado-Maior Conjunto de Seul.

Seul advertiu, esta semana, que a Coreia do Norte poderia estar a preparar “novas provocações” por volta de dia 16, altura em que se comemora o 75.º aniversário do nascimento do “querido líder” Kim Jong-il – pai do atual dirigente do país, Kim Jong-un, conhecido por ter impulsionado o programa de armas nucleares -, segundo afirmou o primeiro-ministro e Presidente sul-coreano em exercício, Hwang Kyo-ahn. Esta data (16 de fevereiro), conhecida como o “Dia da Estrela Brilhante”, em homenagem ao pai do atual líder é uma das mais importantes festividades da Coreia do Norte.

LUSA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.