RÁDIO REGIONAL
salt likit
CIÊNCIA & TECNOLOGIA

COVID-19: UNIVERSIDADE DE COIMBRA AVALIA REAÇÕES EMOCIONAIS DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

nbsp| RÁDIO REGIONAL

Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra está a participar num estudo internacional que visa compreender melhor as experiências emocionais dos profissionais de saúde que estão ou estiveram no tratamento de doentes com Covid-19.

Para alcançar o maior número possível de profissionais de saúde nestas condições em Portugal, a equipa de investigadores da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) está à procura de voluntários que pretendam participar na investigação.

De acordo com a coordenadora desta equipa, Marcela Matos, há evidências crescentes de que os profissionais de saúde da linha da frente no combate à covid-19 experienciaram reações emocionais adversas, o que pode estar associado a um aumento dos níveis de sintomas de ansiedade, depressão, trauma e ‘burnout’.

“Este estudo visa expandir a compreensão da natureza multifacetada da experiência emocional dos profissionais de saúde da linha da frente no cuidado de doentes covid-19”, explicou.

A investigadora do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) da FPCEUC acrescentou que estes profissionais têm sido confrontados com “prolongada exaustão física e emocional e intensa tristeza, associadas à especificidade desta situação trágica e sem precedentes que é a pandemia de covid-19, que se revela assim uma experiência única, que difere de outras formas de trauma pessoal”.

No seu entender, a compreensão das experiências emocionais destes profissionais de saúde “ajudará a desenhar estratégias específicas de promoção da saúde mental e do bem-estar, de forma a tentar ajudá-los a lidar com a situação e a aliviar algumas das dificuldades vivenciadas”.

Podem participar neste estudo internacional, promovido pela Compassionate Mind Foundation, todos os profissionais de saúde que estão ou estiveram diretamente envolvidos no tratamento de doentes com covid-19, designadamente os profissionais dos serviços de Medicina Interna, Medicina Intensiva (unidades de cuidados intensivos, UCIs), Serviço de Urgência e Serviço de Pneumologia de centros hospitalares do país.

VEJA AINDA:

PORTO: TESTES COVID-19 FINANCIADOS PELA AUTARQUIA FORAM TOTALMENTE UTILIZADOS

Lusa

BRAGANÇA: IGREJA SECULAR ARREMATADA POR CERCA DE 218 MIL EUROS EM LEILÃO ‘ONLINE’

Lusa

AÇORES: MARINHA RESGATA HOMEM COM DIFICULDADES RESPIRATÓRIAS EM NAVIO

Lusa

LEIRIA: GNR DETÉM HOMEM SUSPEITO DE AMEAÇAS DE MORTE À MULHER

Lusa

PORTO: CHEFE DE SERVIÇO DE FINANÇAS JULGADO POR CORRUPÇÃO

Lusa

GUARDA: AUTARQUIA COM PREJUÍZO DE 2,5 ME EM PERDAS DE ÁGUA E EM FATURAS POR PAGAR

Lusa
Yatak Odası Takımı Run 3 free games unblocked

Moschee Teppich

Moschee teppiche werden nicht kurzfristig gewechselt, d.h. das ein Moschee teppich sehr hohe Anforderungen erfüllen muβ. Speziell entworfene Moschee Teppiche zeichnen sich durch Design und Farben aus. Mit der Weiterentwicklung der Technologie werden heute Tausende von Farben und Modellen in Teppichen hergestellt, die mit Moscheen kompatibel sind.

100% Reine Schurwollteppich kaufen: Schurwollteppiche sind Schwerentflammbar, Robust, Strapazierfahig, Antibakteriel und Schmuzabweisend.

Canlı Maç Sonuçları Run 3 Play Snake Friv Atari Breakout Elektronik Sigara cookie clicker unblocked games Düğün Paketleri uygunsigara.com/ Umzug Basel
saç ekimi hair transplant
Umzug Basel
seslendirme santral anons santral seslendirme
salt likit
free hacks