Ligue-se a nós

DESPORTO

CRISTIANO RONALDO FORA DO PRÉMIO THE BEST, MESSI VOLTA A SER CANDIDATO

O futebolista português Cristiano Ronaldo está pela primeira vez fora das nomeações para o prémio The Best, criado em 2016, numa lista que inclui Lionel Messi, Kylian Mbappé e Neymar, informou hoje a FIFA.

Online há

em

O futebolista português Cristiano Ronaldo está pela primeira vez fora das nomeações para o prémio The Best, criado em 2016, numa lista que inclui Lionel Messi, Kylian Mbappé e Neymar, informou hoje a FIFA.

Nas listas de nomeações, que serão reduzidos a três de cada categoria até 03 de fevereiro, são 14 os nomeados para melhor futebolista de 2022, e da qual fazem parte dois campeões do mundo, Messi e Julián Álvarez.

Outros destaques vão para o vice-campeão mundial Mbappé — com a França a ser derrotada pela Argentina (3-3, 4-2 nas grandes penalidades) no Mundial2022, no Qatar -, e para o francês Karim Benzema, vencedor da Bola de Ouro e campeão europeu com o Real Madrid, que falhou o Campeonato do Mundo por lesão.

O inglês Jude Bellingham, que esteve em evidência no Mundial2022, o polaco Robert Lewandowski, Bota de Ouro da época 2022/23, ou o avançado norueguês Erling Haaland, que lidera a lista esta temporada, também entram nos nomeados.

O The Best é entregue individualmente desde 2016, num período em que Cristiano Ronaldo (2016 e 2017), Luka Modric (2018), Lionel Messi (2019) e Robert Lewandowski (2020 e 2021) foram os vencedores.

Entre 2010 e 2015, o prémio foi entregue em simultâneo com a Bola de Ouro da revista France Football, então com a designação FIFA Ballon D’Or, distinguindo Messi (2010, 2011, 2012 e 2015) e Cristiano Ronaldo (2013 e 2014).

O capitão da seleção portuguesa fica fora dos finalistas pela primeira vez, depois de ter vencido o troféu em 2016 e 2017, sido segundo em 2018 e 2020, terceiro em 2019 e no ano passado ter ficado pelo sétimo posto.

Em outras categorias para os prémios deste ano, em femininos a espanhola Alexia Putellas (FC Barcelona), vencedora em 2021, volta a estar nomeada, numa lista também de 14 jogadoras, com duas campeãs da Europa com Inglaterra, Keira Walsh e Leah Williamson.

Nos treinadores, a campeã europeia com o Lyon, Sónia Bompastor encabeça um grupo com a neerlandesa Sarina Wiegman, campeã da Europa com Inglaterra, e em masculinos Lionel Scaloni (Argentina) está ao lado de Guardiola, Carlo Ancelotti, Walid Regragui ou Didier Deschamps.

Nos guarda-redes, Courtois e Emiliano Martínez, os finalistas do Mundial2022, destacam-se entre cinco nomeados, enquanto na mesma categoria de femininos, a chilena Christine Endler, vencedora em 2021, então no PSG, volta a estar indicada, já como jogadora do Lyon.

Outros prémios a atribuir, destinam-se ao melhor golo, o designado prémio Puskás, com 11 golos em análise, e uma distinção para os adeptos, a escolher entre o saudita Abdullah Al Salmi, que viajou a pé desde a cidade de Jeddah até ao Qatar, os adeptos da Argentina ou os do Japão no Mundial, estes reconhecidos pelo civismo demonstrado, ajudando na limpeza após os jogos.

A votação por parte do público destas listas, escolhidas por painéis de especialistas, será possível de efetuar até 03 de fevereiro, período após o qual a FIFA anunciará os três finalistas de cada uma das sete categorias.

Candidatos ao prémio melhor futebolista 2022:

Julián Alvarez, Arg (River Plate/Manchester City)

Jude Bellingham, Ing (Borussia Dortmund)

Karim Benzema, Fra (Real Madrid)

Kevin De Bruyne, Bel (Manchester City)

Erling Haaland, Nor (Borussia Dortmund/Manchester City)

Achraf Hakimi, Mar (Paris Saint-Germain)

Robert Lewandowski, Pol (Bayern Munique/FC Barcelona)

Sadio Mané, Sen (Liverpool/Bayern Munique)

Kylian Mbappé, Fra (Paris Saint-Germain)

Lionel Messi, Arg (Paris Saint-Germain)

Luka Modric, Cro (Real Madrid)

Neymar, Bra (Paris Saint-Germain)

Mohamed Salah, Egi (Liverpool)

Vinícius Júnior, Bra (Real Madrid)

Candidatas ao prémio melhor futebolista 2022:

Aitana Bonmatí, Esp (FC Barcelona)

Debinha, Bra (North Carolina Courage)

Jessie Fleming, Can (Chelsea)

Ada Hegerberg, Nor (Lyon)

Sam Kerr, Aus (Chelsea)

Beth Mead, Ing (Arsenal)

Vivianne Miedema, Hol (Arsenal)

Alex Morgan, EUA (Orlando Pride/San Diego Wave)

Lena Oberdorf, Ale (Wolfsburgo)

Alexandra Popp, Ale (Wolfsburgo)

Alexia Putellas, Esp (FC Barcelona)

Wendie Renard, Fra (Olympique Lyon)

Keira Walsh, Ing (Manchester City/ FC Barcelona)

Leah Williamson, Ing (Arsenal)

Candidatos ao prémio melhor treinador:

Carlo Ancelotti, Ita (Real Madrid)

Didier Deschamps, Fra (Seleção francesa)

Pep Guardiola, Esp (Manchester City)

Walid Regragui, Mar (Wydad/Seleção marroquina)

Lionel Scaloni, Arg (Seleção argentina)

Candidatas ao prémio melhor treinadora:

Sonia Bompastor, Fra (Lyon)

Emma Hayes, Ing (Chelsea)

Bev Priestman, Ing (Seleção canadiana)

Pia Sundhage, Sue (Seleção brasileira)

Martina Voss-Tecklenburg, Ale (Seleção alemã)

Sarina Wiegman, Hol (Seleção inglesa)

Candidatos ao prémio melhor guarda-redes masculino:

Álisson Becker, Bra (Liverpool)

Yassine Bounou, Mar (Sevilha)

Thibaut Courtois, Bel (Real Madrid)

Ederson, Bra (Manchester City)

Emiliano Martínez, Arg (Aston Villa)

Candidatas ao prémio melhor guarda-redes feminina:

Ann-Katrin Berger, Ale (Chelsea)

Mary Earps, Ing (Manchester United)

Christiane Endler, Chi (Lyon)

Merle Frohms, Ale (Eintracht/Wolfsburgo)

Alyssa Naeher, EUA (Chicago Red Stars)

Sandra Paños García-Villamil, Esp (FC Barcelona)

Candidatos ao prémio melhor golo (Prémio Puskas):

Mario Balotelli, Ita

Amandine Henry, Fra

Théo Hernández, Fra

Alou Kuol, Aus

Kylian Mbappé, Fra

Francisco González Metilli, Arg

Marcin Oleksy, Pol

Salma Paralluelo, Esp

Dimitri Payet, Fra

Richarlison, Bra

Alessia Russo, Ing

Candidatos ao prémio melhor adepto:

Abdullah Al Salmi, da Arábia Saudita, que foi a pé desde o seu país até ao Qatar, atravessando o deserto, para apoiar a seleção no Mundial 2022.

Adeptos da Argentina que se deslocaram em grande número ao Qatar para apoiar a seleção no Mundial e que festejaram em Buenos Aires e em todo o país a conquista do título.

Adeptos do Japão pelo exemplo que deram ao limparem o lixo nos estádios após os jogos da sua seleção.

DESPORTO

FUTEBOL: PORTUGAL DESCE AO OITAVO LUGAR NO RANKING DA FIFA

Portugal desceu do sexto para o oitavo lugar do ranking da FIFA, numa hierarquia liderada pela Argentina e na qual a Espanha, nova campeã europeia, ascendeu ao terceiro lugar, anunciou o organismo que rege o futebol mundial.

Online há

em

Portugal desceu do sexto para o oitavo lugar do ranking da FIFA, numa hierarquia liderada pela Argentina e na qual a Espanha, nova campeã europeia, ascendeu ao terceiro lugar, anunciou o organismo que rege o futebol mundial.

Afastado do Euro2024 nos quartos de final, após perder com a França no desempate por grandes penalidades, Portugal desceu duas posições e segue imediatamente atrás dos Países Baixos, que se mantiveram no sétimo lugar.

Na frente, mantém-se a campeã mundial Argentina, que no domingo venceu a Copa América, seguida da França, segunda, e da Espanha, que conquistou, também no domingo, o seu quarto título de campeã europeia e ascendeu ao pódio, subindo cinco posições no ranking.

A Inglaterra, finalista vencida no Euro2024, subiu do quinto para o quarto lugar, por troca com o Brasil, que desceu uma posição, à frente da Bélgica, sexta, depois de ter descido três lugares.

A Colômbia, que foi finalista da Copa América, subiu três posições e entrou no top 10, ocupando o nono lugar, à frente da Itália, que mantém o 10.º posto.

Entre as seleções treinadas por portugueses, os Emirados Árabes Unidos, comandados por Paulo Bento, mantiveram o 69.º, enquanto a seleção de Angola, liderada por por Pedro Gonçalves, subiu para 90.º posto.

A Guiné-Bissau, de Luís Boa Morte, ascendeu ao 114.º, e o Kuwait, orientado por Rui Bento, subiu a 136.º.

LER MAIS

DESPORTO

PRÉ-ÉPOCA: SPORTING EMPATA EM JOGO DE TREINO FRENTE AO UNION SAINT-GILLOISE

O Sporting empatou hoje 2-2 com os belgas do Union Saint-Gilloise, no primeiro jogo de preparação para a época 2024/25 do campeão português de futebol aberto ao público, no Estádio Algarve, em Faro.

Online há

em

O Sporting empatou hoje 2-2 com os belgas do Union Saint-Gilloise, no primeiro jogo de preparação para a época 2024/25 do campeão português de futebol aberto ao público, no Estádio Algarve, em Faro.

Rafael Nel, aos 45+1 minutos, deu vantagem aos comandados de Rúben Amorim, que voltariam a marcar, já na segunda parte, por Pedro Gonçalves, aos 54, antes de Sadiki e do canadiano Promise David, aos 73 e 88, empatarem para o vencedor da Taça da Bélgica e vice-campeão em 2023/24.

Os ‘leões’ sofreram hoje os primeiros golos da pré-temporada futebolística, no quarto jogo, depois da igualdade 0-0 com o Estoril Praia, da I Liga, e os triunfos, respetivamente, por 3-0 e 2-0 diante de Torreense e Portimonense, este último durante o dia de hoje.

O Sporting tem como primeiro jogo oficial da temporada o embate da Supertaça Cândido Oliveira, em 03 de agosto, em Aveiro, frente ao FC Porto, que bateu os ‘verde e brancos’ na final da última edição da Taça de Portugal.

A preparação da formação ‘leonina’ prossegue com jogos na terça-feira diante do Farense, à porta fechada, em Lagos, e do Sevilha, novamente no Estádio Algarve, antes de defrontar o Athletic Bilbau, no dia 27, no jogo do Troféu Cinco Violinos, que serve para apresentar o plantel aos adeptos, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

LER MAIS

MAIS LIDAS