RÁDIO REGIONAL
ECONOMIA & FINANÇAS

DEPÓSITOS BANCÁRIOS ATINGEM O VALOR MAIS ALTO DE SEMPRE

nbsp| RÁDIO REGIONAL

Os empréstimos bancários cresceram 3,7% no segundo trimestre face ao anterior, para 237,5 mil milhões de euros, enquanto os depósitos subiram 3,2% e atingiram o valor mais alto de sempre, de 269 mil milhões, divulgou hoje a APB.

Os dados integram a síntese dos indicadores do setor bancário português da Associação Portuguesa de Bancos (APB) referentes ao segundo trimestre de 2019, que tem por base os dados divulgados pelo Banco de Portugal.

Os empréstimos a particulares aumentaram 2,1% para 117,6 mil milhões de euros, enquanto nas empresas a subida foi de 1,4% para 70,2 mil milhões de euros.

Segundo a APB, mesmo descontando o efeito da venda da operação de retalho do Deutsche Bank ao Abanca, os dados relativos aos empréstimos e depósitos são positivos. Sem esta operação, que foi concluída em junho, os empréstimos bancários em Portugal aumentaram 2,5% no segundo trimestre em comparação com o trimestre anterior e os depósitos cresceram 2,8%.

A APB destaca ainda que neste período o rácio do crédito malparado (NPL na sigla inglesa de non-performing loans) caiu para 8,3%.

“Significa que os bancos já reduziram em mais de metade (27 mil milhões de euros) o valor bruto destes ativos face ao máximo atingido em junho de 2016”, sublinha a associação presidida por Faria de Oliveira.

Tendo em conta valores anuais, o rácio de crédito malparado tem vindo a diminuir desde 2017, ano em que atingiu 13,3%.

A APB realça que o valor de NPL líquido de imparidades registou uma descida de 62%, situando-se no segundo trimestre nos 11,2 mil milhões de euros.

Em termos brutos, o crédito malparado desceu para 23.447 mil milhões de euros no segundo trimestre, depois de ter atingido 24.429 mil milhões no trimestre anterior e 25.856 mil milhões em 2018.

A margem financeira dos bancos registou uma subida de 3,4% no segundo trimestre de 2019, totalizando 3.199 milhões de euros, depois de ter atingido 6.307 no total de 2018.

Segundo a síntese, as imparidades representaram 16,3% do produto bancário, depois de 15,8% no trimestre anterior.

VEJA AINDA:

UM QUARTO DOS TRABALHADORES GANHA SALÁRIO MÍNIMO E SÃO SOBRETUDO MULHERES, JOVENS E PRECÁRIOS

Lusa

GOVERNO PROPÕE AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO PARA 705 EUROS EM 2022

Lusa

PRODUÇÃO AUTOMÓVEL SOBE 8,2% EM OUTUBRO PARA 35.152 VEÍCULOS – ACAP

Lusa

CRISE: EMPRESAS COM MAIS TEMPO PARA PAGAR IVA E OUTRAS OBRIGAÇÕES FISCAIS

Lusa

MAIS DE 44% DAS EMPRESAS NÃO FINANCEIRAS FECHARAM 2020 COM PREJUÍZO

Lusa

GOVERNO VAI ABRIR AVISOS PARA JOVENS AGRICULTORES NO MONTANTE DE 55 MILHÕES – MINISTRA

Lusa

Moschee Teppich

Moschee teppiche werden nicht kurzfristig gewechselt, d.h. das ein Moschee teppich sehr hohe Anforderungen erfüllen muβ. Speziell entworfene Moschee Teppiche zeichnen sich durch Design und Farben aus. Mit der Weiterentwicklung der Technologie werden heute Tausende von Farben und Modellen in Teppichen hergestellt, die mit Moscheen kompatibel sind.

100% Reine Schurwollteppich kaufen: Schurwollteppiche sind Schwerentflammbar, Robust, Strapazierfahig, Antibakteriel und Schmuzabweisend.

Canlı Maç Sonuçları Run 3 Play Snake Friv Atari Breakout cookie clicker unblocked games Düğün Paketleri uygunsigara.com/ Umzug Basel
saç ekimi hair transplant
Umzug Basel
seslendirme santral anons santral seslendirme