RÁDIO REGIONAL
REGIÕES

DOURO: COMBOIO HISTÓRICO ARRANCA NO SÁBADO COM LOTAÇÃO ESGOTADA

nbsp| RÁDIO REGIONAL

O Comboio Histórico regressa no sábado à Linha do Douro, entre a Régua e o Tua, e a viagem inaugural tem a lotação de 254 lugares esgotada, disse fonte da CP — Comboios de Portugal, esta sexta-feira.

A campanha de 2022 prevê viagens todos os sábados, até 29 de outubro, e aos domingos, de 3 de julho a 9 de outubro.

A composição inclui cinco carruagens de madeira, datadas do início do século XX, com 254 lugares, e a locomotiva a vapor, percorrendo o percurso habitual pelo Património Mundial da Humanidade, entre o Peso da Régua (distrito de Vila Real) e o Tua (distrito de Bragança), com paragem na vila do Pinhão.

Fonte da CP disse à agência Lusa que a viagem inaugural tem a lotação esgotada.

Antes da partida do comboio, na estação, há uma receção aos clientes e a bordo há animação com danças e cantares regionais.

Depois, no Pinhão (Alijó) os turistas podem observar os painéis de azulejos da estação e o abastecimento de água à locomotiva e, em Foz — Tua (Carrazeda de Ansiães), podem visitar o Centro Interpretativo do Vale do Tua.

O programa do Comboio Histórico na Linha do Douro arrancou no final da década de 90.

Na campanha de 2021, que decorreu entre 5 de junho e 30 de outubro, viajaram no comboio histórico cerca de 7.800 passageiros, a que a que correspondeu uma taxa média de ocupação de 96%.

De acordo com a empresa, do universo dos clientes que realizou o passeio no ano passado, 90% foram turistas nacionais, pertencentes a todas as faixas etárias.

Apesar do início da campanha ter decorrido sob certas restrições, impostas pela pandemia, a “procura atingiu níveis superiores aos registados em anos anteriores”.

Segundo a empresa, em 2018 e 2019 viajaram no Comboio Histórico do Douro, 6.190 e 5.420 clientes, respetivamente. Em 2020, devido à pandemia de covid-19 o programa sofreu condicionamentos.

VEJA AINDA:

VISEU: JUDICIÁRIA DETEVE UM HOMEM SUSPEITO DE SEQUESTRAR UMA MULHER

Lusa

VALE DE CAMBRA: 40 ALDEIAS SEM MÉDICO DE FAMÍLIA HÁ UM MÊS

Lusa

GUARDA: AUTARQUIA ALERTA AGRICULTURES PARA ‘TEMPOS DIFÍCEIS’ DEVIDO À SECA

Lusa

PORTO: HOSPITAL DE SÃO JOÃO VACINA GRATUITAMENTE MULHERES COM RISCO DE CANCRO

Lusa

VIANA DO CASTELO: COMBOIO PASSA POR CIMA DE SEM-ABRIGO QUE ‘ESCAPA’ ILESA

Lusa

PORTO: JOVEM DE 18 ANOS ESFAQUEOU UM HOMEM POR CAUSA DO ‘BARULHO’

Lusa