EFEMÉRIDES

EFEMÉRIDES: 7 DE NOVEMBRO

EFEMÉRIDES

Dia Internacional da Física Médica

Dia Internacional das Eco-Escolas

1831 – O comércio de escravos é proibido no Brasil.

1867 – Nasce, em Varsóvia, Marie Curie, Prémio Nobel de Física e Prémio Nobel da Química.

1879 – Nasce Léon Trotsky, revolucionário russo.

1910 – Realiza-se o primeiro voo comercial dos Irmãos Wright.

1913 – Nasce o escritor francês Albert Camus, autor de “O Estrangeiro”, Prémio Nobel de Literatura em 1957.

1917 – Começa a Revolução Bolchevique na Rússia (pelo calendário ocidental). Revolução de Outubro, o partido Bolchevique, liderado por Lenine, toma o poder na Rússia, derrubando o governo de Alexander Kerenski.

1929 – Abre ao público o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.

1944 – Franklin Delano Roosevelt é reeleito para o quarto mandato na Presidência dos EUA.

1956 – Crise do Suez. Britânicos e franceses declaram o cessar-fogo no Egipto.

1972 – A Alemanha Federal e a RDA anunciam o restabelecimento de relações diplomáticas, após 23 anos de separação.

1973 – Os EUA e o Egipto anunciam o restabelecimento de relações diplomáticas e a troca de embaixadores.

1975 – O centro emissor da emissora católica portuguesa Rádio Renascença é destruído por uma bomba. Confrontos violentos na região de Rio Maior entre representantes das UCP’s e Cooperativas Agrícolas da Zona de Intervenção da Reforma Agrária (ligadas ao sector do trabalhadores rurais) e representantes da CAP. Confederação de Agricultores Portugueses, dos proprietários agrícolas.

1980 – Morre o actor norte-americano Steve McQueen.

1981 – É extinto o MES, Movimento de Esquerda Socialista, durante um jantar no Mercado do Povo, junto à torre de Belém.

1983 – O inventor português José Coelho dos Santos recebe a medalha de ouro da Feira de Nuremberga, pela criação de um tijolo especial para a construção civil.

1985 – Tropas colombianas tomam de assalto o Palácio da Justiça, em Bogotá, onde guerrilheiros do grupo M-19 mantinham reféns 60 pessoas. Há 50 mortos nos confrontos.

1989 – Demite-se o governo da República Democrática Alemã.

1990 – Morre o escritor britânico Lawrence Durrell, 78 anos, autor da tetralogia “Quarteto de Alexandria”.

1991 – Chegam a Portugal os restos mortais de Henrique Galvão, que comandou o sequestro do navio Santa Maria, em 1961, numa operação de combate à ditadura. Independência do Azerbaijão. O basquetebolista norte-americano “Magic” Johnson, 32 anos, anuncia, em Los Angeles, que se retira do desporto por ser portador do vírus HIV.

1993 – “Vale Abraão”, de Manoel de Oliveira, recebe o Prémio da Crítica da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

1994 – Pela primeira vez entram mulheres na GNR.

1995 – José Saramago recebe o Prémio Camões.

1996 – Um incêndio destrói a cúpula do edifício da Câmara Municipal de Lisboa.

2000 – Presidenciais nos EUA. O candidato republicado George W.Bush ganha em número de votos do Colégio Eleitoral, apesar de o democrata Al Gore conquistar mais votos no conjunto do país. A decisão sobre a contagem de votos na Florida estender-se-á por mais de um mês. Hillary Clinton, mulher do ex-presidente Bill Clinton, é eleita senadora pelo Estado de Nova Iorque.

2002 – A população de Gibraltar recusa, em referendo, a partilha da soberania entre o Reino Unido e a Espanha, com 98,8% dos votos. Surge o Correio de Timor, primeiro jornal em língua portuguesa desde 1975, em Timor-Leste. O presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, veta o diploma que prevê a autorização de funcionamento de um casino em Lisboa.

2003 – Cimeira Luso-Espanhola. Os governos português e espanhol estabelecem os termos para o Mercado Ibérico de Eletricidade. Cimeira Luso-Espanhola. Acordo entre Portugal e Espanha quanto a ligações de alta velocidade. No Iraque, um helicóptero Black Hawk é abatido perto de Tikrit. Morrem seis militares norte-americanos.

2004 – O Governo português prolonga presença da GNR no Iraque por mais três meses, até depois das eleições de 30 de Janeiro. Começa a ofensiva dos EUA no Iraque para a conquista de Fallujah.

2005 – É decretado recolher obrigatório nos arredores de Paris. Angola declara, oficialmente, o fim da epidemia de febre hemorrágica, provocada pelo vírus de Marburg, que causou 227 mortos, num total de 252 casos, registados desde Outubro de 2004. O ex-presidente peruano Alberto Fujimori é preso no Chile. O filme “Alice”, de Marco Martins, é nomeado para os Prémios do Cinema Europeu.

2006 – O muçulmano britânico Dhiren Barot, acusado de planear vários atentados nos estados Unidos e na Grã-Bretanha, é condenado a prisão perpétua por um tribunal de Londres. Pelo menos 17 pessoas morrem e 20 ficam feridas num atentado suicida cometido num café num bairro xiita de Bagdad. Dhiren Barot, britânico convertido ao islamismo e considerado um dos braços direitos de Osama Bin Laden no Reino Unido, é condenado a prisão perpétua. O Panamá é eleito membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU. Morre Jean Jacques Servan.Schreiber, 82 anos, jornalista e político francês, fundador do semanário L´Express.

2007 – A operação de separação (spin-off) da PT Multimédia do grupo Portugal Telecom (PT) concretiza-se, transformando a empresa presidida por Rodrigo Costa num dos principais operadores de comunicações em Portugal e no principal rival da sua antiga “casa-mãe”. Na Finlândia, oito pessoas morrem e 11 ficam feridas num tiroteio ocorrido numa escola em Tuusula, cerca de 40 quilómetros a norte de Helsínquia. O autor dos disparos, um jovem de 18 anos, suicida-se. Uma equipa de mais de 30 cirurgiões indianos opera, com êxito, uma menina indiana de 2 anos que nascera com quatro braços e quatro pernas.

2008 – A revisão do Código do Trabalho é aprovada na Assembleia da República sem alterações de fundo com os votos favoráveis dos deputados socialistas. Votam contra a proposta legislativa os deputados do grupo parlamentar do PCP e do Bloco de Esquerda, cinco deputados do PS, como Manuel Alegre. Abstêm-se os deputados do PSD e do CDS. Jacinto Lucas Pires é o vencedor do Prémio Europa – David Mourão-Ferreira, atribuído pela Universidade de Bari e pelo Instituto Camões, que permitirá a tradução e publicação das suas obras nos países da União Europeia e do Mediterrâneo. O Tribunal de Felgueiras condena a presidente da Câmara local, Fátima Felgueiras, a três anos e três meses de prisão com pena suspensa por igual período, decretando ainda a perda de mandato da autarca. Fátima Felgueiras é condenada pelos crimes de abuso de poder, peculato e peculato de uso. Morrem seis portugueses num acidente rodoviário envolvendo dois veículos portugueses: uma carrinha e um camião com reboque, na A-62 (que liga Burgos, em Espanha, a Portugal. As vítimas eram trabalhadores que tinham estado em frança e regressavam a Portugal.

2009 – Desabamento em Andorra. A queda do túnel de Dos Valires, em construção, causa a morte de cinco trabalhadores portugueses ao serviço de uma construtora espanhola e deixa feridos outros seis. Morre Anselmo Duarte, cineasta brasileiro, Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1962 com o filme “O Pagador de Promessas”, 89 anos.

2010 – Morre Manuel Cintra Ferreira, crítico de cinema do Expresso e programador da Cinemateca Portuguesa, que integrou o núcleo fundador do diário Público, onde se manteve até 1992, para acompanhar então a programação de cinema da SIC. Cintra Ferreira morre em Lisboa, vítima de cancro, aos 68 anos.

2011 – O primeiro-ministro francês anuncia um plano de austeridade com medidas fiscais que atingem 100 mil milhões de euros, visando atingir contas públicas equilibradas em 2016. O médico Conrad Murray é condenado pelo homicídio involuntário de Michael Jackson. Morre o poeta espanhol Tomás Segovia, aos 84 anos, vítima de cancro, no México, para onde se exilou em 1940.

2012 – Barack Obama é reeleito Presidente dos Estados Unidos, conquistando a maioria dos 538 votos do colégio eleitoral que designa formalmente o chefe de Estado. Os deputados gregos aprovam, com uma curta maioria, um plano plurianual de austeridade, exigido pelos credores internacionais de Atenas, apesar da contestação de mais de 70.000 manifestantes em frente ao parlamento. Morre Richard Robbins, compositor e pianista norte-americano, aos 71 anos.

2013 – A Irlanda passa o exame final da ‘troika’ de credores internacionais, a Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional, abrindo a porta a abandonar em dezembro o plano de assistência financeira. O Banco Central Europeu (BCE) baixa a taxa de juro de referência no mínimo histórico de 0,5%, definido em maio, para 0,25%.

2014 – Treze pessoas dão entrada no Hospital de Vila Franca de Xira com sintomas que apontam para episódios provocados pela bactéria “legionella”. Ao final do dia, a Administração.

Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo adianta que o número de pessoas infectadas subiu para 33 e que são todas de Vila Franca de Xira.

2015 – A Serra Leoa é declarada país livre da transmissão do vírus do Ébola pela Organização Mundial da Saúde, 42 dias depois de ter dado negativo o segundo teste de diagnóstico ao último paciente infectado no país. Os presidentes chinês e taiwanês dão um aperto de mão histórico em Singapura, no arranque da primeira cimeira desde a separação da China continental e de Taiwan, há 66 anos, após uma guerra civil. O português Madjer é eleito o melhor jogador do mundo de futebol de praia de 2015, na Gala Internacional da modalidade, no Dubai, sucedendo ao brasileiro Bruno Xavier, que venceu a edição inaugural, em 2014. Ricardo Melo Gouveia torna-se o primeiro português a ganhar a ordem de mérito de um circuito internacional de golfe ao sagrar-se campeão do ‘Challenge Tour’ após vencer a Grande Final em Omã.

Nasceram neste dia…

1867 – Marie Curie, química e física francesa de origem polaca (m. 1934).
1903 – Ary Barroso, compositor brasileiro (m. 1964).
1913 – Albert Camus, escritor e filósofo francês (m. 1960).

Morreram neste dia…

1913 – Alfred Russel Wallace, naturalista, geógrafo, antropólogo e biólogo britânico (n. 1823).
1944 – Richard Sorge, jornalista e espião alemão a serviço da União Soviética (n. 1895).
2009 – Anselmo Duarte, ator brasileiro (n. 1920).

VEJA AINDA:

AMARES: MINISTÉRIO PÚBLICO ACUSA IPSS PELO CRIME DE CORRUPÇÃO

Lusa

MACEDO DE CAVALEIROS: 12 CASOS DE COVID-19 EM LAR DE IDOSOS

Lusa

GUARDA: ESCOLA ENCERRA DEVIDO À INFEÇÃO DE DUAS FUNCIONÁRIAS

Lusa

SÃO BRÁS DE ALPORTEL: SETE INFETADOS EM LAR DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA

Lusa

BRAGA: CASAL ‘INVENTA’ QUATRO FILHOS PARA RECEBER SUBSÍDIOS

Lusa

COIMBRA: UNIVERSIDADE LANÇA PROJETO DE TESTES RÁPIDOS PARA O COVID-19

Lusa