EFEMÉRIDES

EFEMÉRIDES: 8 DE NOVEMBRO

EFEMÉRIDES

Dia Mundial do Urbanismo

1793 – Abre ao público o Museu do Louvre, em Paris.

1860 – Morre o poeta romântico Soares de Passos.

1895 – Röntgen descobre os raios X.

1917 – Revolução Russa. Lenine é eleito presidente do Conselho dos Comissários do Povo da União Soviética e Leon Trotsky, nomeado primeiro-ministro.

1923 – Primeira tentativa nazi de tomada de poder, na Alemanha, com o golpe ensaiado por Adolf Hitler, em Munique. Ocorre o Putsch da Cervejaria na Alemanha.

1925 – Realizam-se em Portugal as últimas eleições legislativas da I República.

1951 – É inaugurado o Teatro Monumental, em Lisboa.

1956 – A Assembleia-Geral da ONU pede a retirada das tropas soviéticas da Hungria.

1959 – A República Árabe Unida e o Sudão assinam o acordo para a partilha das águas do Nilo, após a construção da barragem de Assuão.

1960 – O democrata John F. Kennedy é eleito presidente dos EUA.

1963 – O Conselho de Segurança da ONU aceita investigar, com urgência, a situação nos territórios sob administração portuguesa, respondendo ao pedido da Comissão de Curadorias das Nações Unidas.

1965 – É estabelecido o Território Britânico do Oceano Índico.

1966 – A cidade italiana de Florença apela ao auxílio mundial para o restauro das obras de arte danificadas pelas cheias.

1977 – Israel bombardeia campos de guerrilheiros palestinianos no sul do Líbano.

1983 – Em Portugal, é constituído o Clube dos Jornalistas.

1984 – Daniel Ortega vence, com 67 por cento dos votos, as eleições na Nicarágua.

– O governo militar chileno instaura um regime mais apertado de censura e aumenta o número de prisões de críticos do regime.

1987 – A Bartolomeu Dias, réplica da caravela com que o navegador português passou o Cabo das Tormentas, parte de Lisboa rumo à África do Sul, propondo-se repetir a viagem realizada 500 anos antes.

1988 – O republicano George Bush, 64 anos, é eleito presidente dos EUA.

1990 – O presidente dos EUA, George Bush, ordena o envio de mais 100.000 homens para o Golfo Pérsico, aumentando para 300.000 o número de soldados americanos na região.

1993 – O Senado francês aprova o princípio da redução da semana laboral para 32 horas e quatro dias de trabalho.

1995 – A Confederação Portuguesa do Ensino Estatal é formalizada, em Lisboa.

1998 – O referendo sobre a Regionalização em Portugal dá a vitória ao “não”.

2000 – O Orçamento do Estado é aprovado na generalidade, viabilizado pela abstenção do deputado Daniel Campelo do PP. O CERN, Laboratório Europeu da Física de Partículas, suspende o projecto do acelerador de partículas LEP, Large Electron-Positron Colider.

2002 – O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprova, por unanimidade, a Resolução 1441 sobre o desarmamento do Iraque. A resolução impõe a Saddam Hussein o regresso dos inspectores de desarmamento da ONU ao seu território.

2003 – É anunciada a construção de uma terceira travessia sobre o Tejo, a partir de 2006, para permitir a passagem de comboios TGV. Começa o Congresso fundador da Nova Democracia. A Cruz Vermelha Internacional encerra as missões no Iraque.

2004 – Os prémios literários franceses Goncourt e Renaudot são atribuídos a Laurent Guidé, por “Le Soleil des Scorta”, e a Irène Némirovsky, por “Le Secret”.

2005 – O Conselho de Segurança das Nações Unidas prolonga por mais um ano, até 31 de dezembro de 2006, o mandato da Força Multinacional, no Iraque. China e EUA assinam acordo sobre o comércio dos têxteis. Tiroteio no liceu de Campbell County, no Tennessee, provoca um morto e dois feridos.

2006 – Os primeiros sete notários recém-formados e não oriundos do funcionalismo público tomam posse, assumindo funções em cartórios de Lisboa, Almada, Porto, Vila Nova de Gaia, Paços de Ferreira, Viana do Castelo e Esposende. O francês Jean-François Chougnet é escolhido para director artístico do Museu Berardo, devendo tomar posse em Janeiro. O Nobel da Literatura húngaro Imre Kertész recebe o prémio para o entendimento germânico e europeu atribuído pela Deutsche Gesellschaft, associação alemã para a promoção das relações políticas, culturais e sociais na Europa. Os portugueses beneficiários finais de apoios no âmbito da Política Agrícola Comum passam a constar de uma base de dados no site da Internet da Comissão Europeia, em conjunto com os agricultores de outros 10 países. Uma equipa de investigadores identifica uma nova estirpe do vírus da Sida em gorilas selvagens no Sul dos Camarões. O governo do Nepal e os rebeldes maoistas assinam um acordo de paz. A Assembleia-Geral da ONU aprova uma resolução a exigir o levantamento do embargo económico imposto pelos Estados Unidos a Cuba. O exército do Sri Lanka ataca uma escola de um campo de refugiados no Leste do país, causando 65 mortos e mais de 100 feridos. A patinadora russa Irina Slutskaia, atleta que destronou duas campeãs lendárias, Katarina Witt e Sonja Henie, abandona os ringues aos 27 anos. O motociclista espanhol Sete Gibernau, vice-campeão do Mundo de MotoGP em 2003 e 2004, abandona a competição. O site de vídeos YouTube é considerado pela revista norte-americana Time como a melhor invenção do ano. O poeta António Ramos Rosa é distinguido com o Prémio de Poesia Luís Miguel Nava 2006, pelo livro “Génese seguido de Constelações”. O produtor português Paulo Branco recebe o Giraldillo de Ouro, atribuído pelo Festival de Cinema Europeu de Sevilha. Morre Manuel Ramos, 86 anos, jornalista, antigo director do Jornal de Notícias.

2007 – O PS aprova sozinho, em votação final global, o novo sistema de gestão e avaliação do desempenho na Administração Pública, que estabelece como níveis de avaliação o desempenho inadequado, adequado e relevante. O Governo aprova o decreto que define as regras da prova de acesso à carreira de professor, estabelecendo a realização de, pelo menos, dois exames para todos os candidatos a docentes. A selecção portuguesa é eliminada do campeonato do Mundo de futebol de praia, que decorre no Rio de Janeiro, ao perder com o Brasil por 10-7, em encontro dos quartos de final da prova

2008 – Milhares de professores vindos de todo o país enchem o Terreiro do Paço em Lisboa, numa manifestação para exigir a suspensão do modelo de avaliação de desempenho proposto pelo governo

2009 – Morre Jorge Sá Borges, antigo ministro do Trabalho no Governo de Maria de Lourdes Pintasilgo, 76 anos. Morre Vitali Guinzburg, cientista russo, Nobel da Física de 2003, 93 anos.

Nasceram neste dia…

1656 – Edmond Halley, astrónomo britânico (m. 1742).
1848 – Gottlob Frege, matemático e filósofo alemão (m. 1925).
1847 – Bram Stoker, escritor irlandês, autor de Drácula (m. 1912).

Morreram neste dia…

618 – Papa Adeodato I (n. 570).
1246 – Berengária de Castela, rainha de Castela (n. 1180).
1934 – Carlos Chagas, médico e cientista brasileiro (n. 1879).

VEJA AINDA:

AMARES: MINISTÉRIO PÚBLICO ACUSA IPSS PELO CRIME DE CORRUPÇÃO

Lusa

MACEDO DE CAVALEIROS: 12 CASOS DE COVID-19 EM LAR DE IDOSOS

Lusa

GUARDA: ESCOLA ENCERRA DEVIDO À INFEÇÃO DE DUAS FUNCIONÁRIAS

Lusa

SÃO BRÁS DE ALPORTEL: SETE INFETADOS EM LAR DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA

Lusa

BRAGA: CASAL ‘INVENTA’ QUATRO FILHOS PARA RECEBER SUBSÍDIOS

Lusa

COIMBRA: UNIVERSIDADE LANÇA PROJETO DE TESTES RÁPIDOS PARA O COVID-19

Lusa