RÁDIO REGIONAL
NACIONAL

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS MARCADAS PARA 12 DE OUTUBRO

As eleições autárquicas vão realizar-se em 12 de outubro, anunciou hoje o ministro da Presidência, na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros.

A data das eleições autárquicas é marcada por decreto do Governo com, pelo menos, 80 dias de antecedência. De acordo com a lei eleitoral autárquica, estas eleições têm de se realizar entre os dias 22 de setembro e 14 de outubro e num domingo.

A 26 de junho, o Governo reuniu-se com todos os partidos no parlamento sobre a escolha da data para as autárquicas, com a maioria a preferir o 12 de outubro.

Nessa ocasião, PSD, Chega, PCP, PAN, Livre e CDS-PP indicaram ao executivo considerarem que as próximas eleições autárquicas se deveriam realizar a 12 de outubro, enquanto o PS e a IL apontaram apontou a data de 28 de setembro e o BE comunicou por escrito que preferia o 5 de outubro. O JPP reuniu-se com o Governo mas não prestou declarações no final.

De acordo com a lei eleitoral autárquica, estas eleições realizam-se entre os dias 22 de setembro e 14 de outubro e num domingo, pelo que, na prática, só existiam três datas possíveis: 28 de setembro, 5 de outubro (feriado comemorativo da Implantação da República) e 12 de outubro.

As últimas eleições autárquicas realizaram-se em 26 de setembro de 2021, em 2017 foram a 01 de outubro, em 2013 a 29 de setembro, em 2009 realizaram-se em 11 de outubro e em em 2005 a 09 de outubro. Antes, as autárquicas realizavam-se em dezembro.

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

CHEGA AVANÇA PARA MOÇÃO DE CENSURA POR CAUSA DE LUÍS NEVES

Rádio Regional

GOVERNO ADMITE DIFICULDADES NO “SISTEMA VOLTA” E PROMETE MAIS FISCALIZAÇÃO

Rádio Regional

ÉPOCA BALNEAR REGISTA 22 MORTES E 1285 SALVAMENTOS ATÉ AO FIM DE AGOSTO

Agência Lusa

TEMPO QUENTE COLOCA ONZE DISTRITOS SOB AVISO AMARELO

Rádio Regional

POLÉMICA: LUÍS NEVES REJEITA DEMISSÃO E “DESAFIA” ANDRÉ VENTURA

Rádio Regional

ARRENDAMENTO: RENDAS DE HABITAÇÃO PODEM AUMENTAR ATÉ 2,56% EM 2027

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.