REGIÕES

ELVAS: SURTO NA ALDEIA DE TERRUGEM OBRIGA A ENCERRAMENTO DE ESCOLA

Um surto de Covid-19 na freguesia rural de Terrugem, no concelho de Elvas (Portalegre), obrigou ao encerramento de uma escola do 1.º ciclo do ensino básico, disse esta quinta-feira 17 de dezembro à agência Lusa o presidente da câmara, Nuno Mocinha.

“Neste momento, segundo dados recolhidos ontem [quarta-feira], há 32 casos ativos nesta freguesia”, disse.

De acordo com o autarca, o encerramento da escola é nesta altura “pouco relevante” perante a situação que se vive naquela freguesia, uma vez que os alunos entravam em período de férias na sexta-feira, perdendo apenas dois dias de aulas.

No entanto, o autarca sublinhou que o encerramento da escola foi uma medida tomada pelas autoridades de saúde por “precaução”, uma vez que há alunos “identificados com casos positivos”.

Nuno Mocinha explicou ainda que o rastreio junto da comunidade continua a ser efetuado e à medida que têm realizado esses mesmos testes têm surgido casos.

“Ontem [quarta-feira] ainda fizemos o rastreamento com testes rápidos no lar de Terrugem, porque estamos convencidos de que podem derivar daí alguns casos positivos”, acrescentou.

Na sexta-feira dia 18 de dezembro está prevista a realização de mais testes na comunidade, estando a Câmara de Elvas “a seguir”, com “cuidado redobrado”, a situação epidemiológica naquela freguesia.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.636.687 mortos resultantes de mais de 73,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 5.815 pessoas dos 358.296 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

VEJA AINDA:

COVID-19: ESCOLAS DE ACOLHIMENTO SERVIRAM 37 MIL REFEIÇÕES DIÁRIAS

Lusa

BRAGANÇA: CRIANÇA FERIDA GRAVEMENTE APÓS QUEDA DE CINCO METROS

Lusa

O OUTRO LADO DA PANDEMIA – ENTREVISTA A MARLI VITORINO (16:00)

Vítor Fernandes

COVID-19: TESTES VÃO SER ALARGADOS AOS CONTACTOS DE BAIXO RISCO

Lusa

ORDEM DOS MÉDICOS DIZ QUE ‘NÃO SE PODE DESCONFINAR JÁ’

Lusa

PORTUGAL VAI CONTINUAR ‘CONFINADO’ ATÉ MEADOS DE MARÇO DIZ MINISTRA DA SAÚDE

Lusa