RÁDIO REGIONAL
NACIONAL

EM 2018 A “VIOLÊNCIA DOMÉSTICA” JÁ ASSASSINOU 21 MULHERES

nbsp| RÁDIO REGIONAL

Observatório de Mulheres Assassinadas denota um aumento da violência e do sofrimento infligido às vítimas. Este ano número de mortes de mulheres por violência doméstica já é igual ao do final do ano passado.

Vinte e uma mulheres foram mortas em contexto de violência doméstica ou relações de intimidade desde o início do ano. O Observatório de Mulheres Assassinadas, da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), denota um aumento da violência e do sofrimento infligido às vítimas.

Até quarta-feira, dia 12 de Setembro, o Observatório de Mulheres Assassinadas, contabilizou 21 mulheres assassinadas por ex, actuais companheiros ou familiares muito próximos.

Em declarações à Lusa, Elisabete Brasil, da UMAR, apontou que, ao contrário do que se tem verificado com o homicídio, em que tem havido uma tendência decrescente, os números de femicídio têm-se mantido constantes.

“Este ano está novamente a contrariar, segue as tendências da última década e voltamos a um contraciclo. Ainda é cedo para falarmos do número total, mas já temos confirmadas 21 mulheres e isso é brutal tendo em conta que estamos em Setembro e já temos o mesmo nível de mortes do ano passado”, revelou a responsável.

Olhando para o relatório do ano passado, e nos dados relativos a 2017, é possível verificar que foram contabilizadas 20 mulheres assassinadas, às quais se soma mais uma, contada posteriormente, quando foi possível confirmar o contexto e o autor do crime.

nbsp| RÁDIO REGIONAL

Crimes estão mais violentos:

No seu relatório intercalar, a UMAR tinha já contado 16 mulheres mortas entre 1 de Janeiro e 30 de Junho, número que aumentou já para 21, havendo ainda sete casos por confirmar se são ou não femicídios.

No entanto, a análise dos casos que já são conhecidos permite à UMAR perceber que está a aumentar o nível de violência e o sofrimento que é infligido às vítimas nos momentos antes da morte.

Elisabete Brasil mencionou que, por análise das notícias, uma das conclusões que é possível tirar é que este ano os autores dos crimes têm preterido a arma de fogo.

“Este ano foi o primeiro ano que em só houve arma de fogo numa situação e as outras são todas por esfaqueamento, asfixia. Pela primeira vez nestes 15 anos, surge o tiro esporádico e as outras formas, que são muito brutais, que agride, espanca, tortura, é de uma agressividade e brutalidade”, referiu.

Dados que levam a responsável da UMAR a defender que se tratam, sem “dúvida nenhuma”, de crimes de ódio, em que os agressores “queriam aquela morte e queriam que até na morte a pessoa percebesse e sofresse o máximo”.

“É uma coisa completamente destruidora”, classificou.

Elisabete Brasil sublinhou que são casos em que o momento da morte é de grande sofrimento, “em que a pessoa percebe o que lhe vai acontecer”.

nbsp| RÁDIO REGIONAL

LUSA

VEJA AINDA:

ÉVORA: HOMEM QUE MATOU AGENTE DA PSP CONDENADO A 15 ANOS DE PRISÃO

Lusa

BRAGA: AGENTE DA PSP BALEADO FORA DE SERVIÇO EM ZONA DE BARES

Lusa

BRAGANÇA: UM ‘NOVO’ PERITO FORENSE CONTRADIZ ACUSAÇÃO NO CASO GIOVANI

Lusa

AVEIRO: SUSPEITO CONFESSA ASSALTOS, MAS NEGA SEQUESTRO DE CRIANÇAS

Lusa

TONDELA: TRIBUNAL CONDENA PRESIDENTE DE CÂMARA A PERDA DE MANDATO E PRISÃO EM PENA SUSPENSA

Lusa

PAREDES: 25 ARGUIDOS SUSPEITOS DE UM ‘ESQUEMA’ DE FRAUDE FISCAL

Lusa

Moschee Teppich

Moschee teppiche werden nicht kurzfristig gewechselt, d.h. das ein Moschee teppich sehr hohe Anforderungen erfüllen muβ. Speziell entworfene Moschee Teppiche zeichnen sich durch Design und Farben aus. Mit der Weiterentwicklung der Technologie werden heute Tausende von Farben und Modellen in Teppichen hergestellt, die mit Moscheen kompatibel sind.

100% Reine Schurwollteppich kaufen: Schurwollteppiche sind Schwerentflammbar, Robust, Strapazierfahig, Antibakteriel und Schmuzabweisend.

Canlı Maç Sonuçları Run 3 Play Snake Friv Atari Breakout cookie clicker unblocked games Düğün Paketleri uygunsigara.com/ Umzug Basel
saç ekimi hair transplant
Umzug Basel
seslendirme santral anons santral seslendirme