Connect with us

REGIÕES

EM ÉVORA OS “QUARTOS PARA ESTUDANTES” CHEGAM AOS 375 EUROS

A presidente da Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE) alertou hoje para a diminuição do número de quartos para estudantes e aumento das rendas na cidade, em que os preços podem chegar a 375 euros/mês.

Datas:

em

A presidente da Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE) alertou hoje para a diminuição do número de quartos para estudantes e aumento das rendas na cidade, em que os preços podem chegar a 375 euros/mês.

Os alunos e os pais procuram “muito aflitos” a associação académica, porque “não encontram quartos e nós também não temos uma solução”, afirmou a presidente da AAUE, Ana Rita Silva, em declarações à agência Lusa.

Segundo a dirigente estudantil, a AAUE, à semelhança de anos anteriores, elaborou uma bolsa de quartos disponíveis para estudantes, mas, este ano, teve “imensa dificuldades” e conseguiu uma “lista reduzida” de “16 casas ou nem chega a isso”.

“Noutros anos, tivemos bem mais do dobro”, notou, frisando que, a par da falta de quartos, “os preços também subiram”, com as rendas a poderem chegar a “375 euros” por mês, quando, no ano passado, “facilmente se arranjava entre 150 e 250 euros”.

Ana Rita Silva realçou que, tal como noutras cidades, os proprietários de Évora estão a “apostar no turismo” e a optar por transformar as suas casas em alojamento local, pedindo que “as câmaras ou o Governo” façam “alguma coisa”.

Também a reitora da Universidade de Évora (UÉ), Ana Costa Freitas, em declarações à Lusa, mostrou-se preocupada com a redução do número de quartos para estudantes e o aumento dos preços, garantindo que a academia está “em alerta” e a “tentar resolver” o problema.

Atualmente, “temos 550 camas” nas residências universitárias, mas “esperamos poder arranjar, nos próximos meses, mais 250 camas aproximadamente”, o que “já seria bastante bom”, indicou a reitora da academia alentejana.

Ana Costa Freitas adiantou que este aumento de camas vai resultar da construção de uma nova residência, adaptação de um edifício da academia em residência e da disponibilização de casas por parte da câmara e da Santa Casa da Misericórdia de Évora.

A nova residência vai ser construída num terreno situado próximo das piscinas municipais, fruto de uma parceria com um privado, e uma outra vai “nascer” da adaptação de um edifício da Rua das Alcaçarias, estando a UÉ a tentar obter financiamento para as obras, disse.

A reitora assinalou também que já foi assinado um protocolo com um hostel da cidade para disponibilizar quartos para estudantes a preços acessíveis e com recibo, estando em negociações um acordo com uma outra unidade de alojamento deste género.

A Universidade de Évora registou este ano um aumento de 2,5% de novos alunos colocados na 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, face ao ano passado, acolhendo mais de mil novos estudantes.

Após a conclusão da 3.ª fase do concurso nacional de acesso e das restantes vias de ingresso no ensino superior, a academia estimou que o total de novos estudantes inscritos em licenciaturas, mestrados e doutoramentos seja “superior a dois mil”.

LUSA

PUBLICIDADE
OUVIR A RÁDIO REGIONAL AQUI
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE O SEU COMANTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado.

PUBLICIDADE LINHA CANCRO

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESPORTOPublicado há 3 horas

SETÚBAL: O PORTO VENCEU … MAS NÃO CONVENCEU (VÍDEO)

O FC Porto saiu vitorioso da visita à casa do Vitória de Setúbal. Aboubakar e Sérgio Oliveira fixaram o resultado...

DESPORTOPublicado há 1 dia

NOITE DE “XEQUE-MATE” TRANSMONTANO NO XADREZ DO BESSA (vídeo)

GD Chaves faz "xeque-mate" ao Boavista no xadrez do Bessa. Com esta derrota o Boavista soma apenas 4 pontos em...

REGIÕESPublicado há 1 dia

GAIA: TRABALHADORES DA ESCOLA INÊS DE CASTRO EM GREVE

Os assistentes operacionais da Escola Secundária Inês de Castro, concelho de Vila Nova de Gaia, fizeram esta sexta-feira uma hora...

SOCIEDADEPublicado há 1 dia

ENFERMEIROS “AMEAÇAM” COM MAIS MAIS SEIS DIAS DE GREVE

Os sindicatos dos enfermeiros dão ao Governo até 04 de outubro para responder às suas reivindicações ou avançarão para mais...

SOCIEDADEPublicado há 1 dia

PROFESSORES ENTREGAM PRÉ-AVISO DE GREVE PARA OUTUBRO

Dez estruturas sindicais de professores entregaram hoje um pré-aviso de greve para a primeira semana de outubro, para exigir que...

SOCIEDADEPublicado há 2 dias

TRABALHADORES DA IBERSOL EM GREVE POR MELHORES SALÁRIOS

Cerca de meia centena de trabalhadores da Ibersol manifestaram-se hoje frente à sede do grupo, no Porto, contra a precariedade...

DESPORTOPublicado há 2 dias

SPORTING VENCEU QARABAG NO ARRANQUE LA LIGA EUROPA

O Sporting recebeu e venceu, esta quinta-feira, o Qarabag por 2-0 em partida da primeira jornada do grupo E da...

REGIÕESPublicado há 2 dias

TAXISTAS CONTINUAM CONCENTRADOS CONTRA A NOVA LEI

As associações que representam o setor do táxi consideraram hoje, numa comunicação aos profissionais que se encontram nos Restauradores, em...

JUSTIÇAPublicado há 2 dias

LUCÍLIA GAGO É A NOVA PROCURADORA-GERAL DA REPÚBLICA

Lucília Gago é a nova procuradora-geral da República.

SOCIEDADEPublicado há 2 dias

MARCELO DESPEDE-SE DA VIDA DE PROFESSOR

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, despediu-se hoje da "fascinante aventura" do ensino como professor universitário de direito,...

PUBLICIDADE LINHA CANCRO

AS MAIS LIDAS