Ligue-se a nós

MAGAZINE

EM PORTUGAL HÁ MENOS FUMADORES E MAIS CONSUMO DE ÁLCOOL

O número de fumadores baixou em Portugal entre 2014 e 2019, mas aumentou o consumo arriscado de bebidas alcoólicas, revela o Inquérito Nacional de Saúde divulgado hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Online há

em

O número de fumadores baixou em Portugal entre 2014 e 2019, mas aumentou o consumo arriscado de bebidas alcoólicas, revela o Inquérito Nacional de Saúde divulgado hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo os dados do INE, em 2019, 17% da população com 15 ou mais anos era fumadora, menos 3,0 pontos percentuais (p.p.) que em 2014, e 21,4% era ex-fumadora. A maioria, 61,1%, nunca tinha fumado.

Os resultados do Inquérito Nacional de Saúde (INS) 2019 evidenciam ainda que 1,3 milhões de pessoas (14,2%) fumavam diariamente e 248 mil faziam-no ocasionalmente (2,8%).

Cerca de metade dos fumadores regulares consumiam até 10 cigarros por dia, mas no caso dos homens prevalecia o consumo diário de 11 a 20 cigarros (50,3%), refere o estudo realizado pelo INE com base numa amostra representativa de 22.191 alojamentos de todo o país.

Os dados referem ainda que “a percentagem de mulheres que referiram nunca ter fumado (75,3%) superava largamente a percentagem de homens na mesma condição (44,8%)”.

Relativamente ao consumo de bebidas alcoólicas, o inquérito revela que quase 30% da população consumia bebidas alcoólicas diariamente, apesar de se ter registado uma diminuição de 5 p.p. em relação a 2014.

Contudo, aumentou o número de pessoas que disseram ter consumido seis ou mais bebidas alcoólicas numa única ocasião ou evento (consumo arriscado) pelo menos uma vez nos 12 meses anteriores, totalizando 2,6 milhões, o correspondente a 42,8%.

“Este resultado reflete um aumento de cerca de 9,6 p.p. relativamente a 2014 (33,2%) mais evidente nas mulheres (30,3% em 2019 e 18,1% em 2014)”, sublinha o inquérito.

Contudo, tal como em 2014, estes consumos têm maior expressão na população masculina, cerca de o dobro em 2019 (em 2014 era mais do triplo).

Os dados apontam que cerca de 6,2 milhões de pessoas (69,4%) com 15 ou mais anos referiram ter consumido bebidas alcoólicas nos 12 meses anteriores à entrevista, sendo que 1,8 milhões fizeram-no diariamente (29,6%), 1,9 milhões (31,4%) consumiram regularmente mas não todos os dias e 1,0 milhões (17,0%) apenas ocasionalmente.

“Comparativamente com os resultados de 2014, o consumo diário de bebidas alcoólicas diminuiu 5 p.p. (34,5% em 2014), tendência transversal a homens e mulheres mas mais evidente nos grupos etários mais elevados”, indica o INE.

Em 2019, o consumo diário foi mais frequente na população entre os 55 e os 74 anos (cerca de 34% da população daquelas idades).

Por sexo, 40,3% dos homens consumiram bebidas alcoólicas diariamente, enquanto mais de metade das mulheres fizeram-no com uma regularidade mensal ou só ocasionalmente.

O Inquérito Nacional de Saíde tem como objetivo principal “caracterizar a população residente com 15 ou mais anos em três grandes domínios: estado de saúde, cuidados de saúde e determinantes de saúde relacionadas com estilos de vida”.

JORNALONLINE
RÁDIO ONLINE
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
GIL VICENTE X FC PORTO




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
SC BRAGA X HOFFENHEIM




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
SC BRAGA X SPORTING CP




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
SC BRAGA X VITÓRIA SC




SINTONIZADOR RÁDIO REGIONAL

Nacional
Nacional
NacionalNacional
Nacional HDNacional HD
Vila Real 94.5 FMVila Real 94.5 FM
Chaves 100.2 FMChaves 100.2 FM
Bragança 91.5 FMBragança 91.5 FM
Mirandela 100.2 FMMirandela 100.2 FM

SINTONIZADOR RÁDIO 100%

Rádio 100% Portugal
Rádio 100% Portugal
Rádio 100% PortugalRádio 100% Portugal
Rádio 100% PopularRádio 100% Popular
Rádio 100% BrasilRádio 100% Brasil
Rádio 100% Love SongsRádio 100% Love Songs
Rádio 100% OldiesRádio 100% Oldies
Rádio 100% DanceRádio 100% Dance
Rádio 100% RockRádio 100% Rock
Rádio 100% InspirationRádio 100% Inspiration
Rádio 100% ClássicaRádio 100% Clássica
Rádio 100% LatinaRádio 100% Latina

FABIO NEURAL @ ENCODING


BRAGA BRAGANÇA CHAVES CIÊNCIA COVID-19 CRIME CRISE DESPORTO DESPORTO DIRETO ECONOMIA EDUCAÇÃO EMPRESAS FC PORTO FOGOS E INCÊNDIOS FUTEBOL GNR GOVERNO DE PORTUGAL GREVES GUERRA IMPOSTOS INTERNACIONAL IPMA JUSTIÇA LIGA DOS CAMPEÕES LISBOA METEOROLOGIA NACIONAL PANDEMIA POLÍCIA POLÍCIA JUDICIÁRIA POLÍTICA PORTO PORTUGAL PRIMEIRA LIGA REGIÃO NORTE REGIÕES RÚSSIA SAÚDE SC BRAGA SEGURANÇA SEGURANÇA RODOVIÁRIA SL BENFICA SPORTING CP TECNOLOGIA TRABALHO TRÁS-OS-MONTES TURISMO UCRÂNIA VILA REAL VÍDEOS