Auxiliar as forças de intervenção da GNR, Bombeiros e Exército, durante a época de incêndios, é a missão de uma app que está a ser desenvolvida pelo IP Viana do Castelo. Este projecto vai ser apresentado durante os Open Days da ESTG/IPVC.

Os estudantes e docentes do curso de Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo desenvolveram uma aplicação destinada a auxiliar as forças de intervenção da GNR, Bombeiros e Exército durante a época dos incêndios. A “app” vai ser apresentada a 23 de junho, numa sessão dos Open Days, na ESTG.

A ferramenta vai facultar “um acompanhamento em tempo real das operações e a gestão dos meios no terreno, evidenciando assim um Exército moderno, competente, com elevada disponibilidade e prontidão”, explica a ESTG em comunicado. Permite ainda “uma gestão dos recursos empenhados com eficiência e eficácia, nomeadamente através da visualização do dispositivo através de um Geoportal”, acrescenta.

A aplicação de cartografia offline para dispositivos móveis vai proporcionar o Apoio Militar de Emergência no terreno às forças de segurança. O protejo foi desenvolvido em colaboração com o Centro de Informação Geoespacial do Exército e permitirá a segurança dos dados para dispositivos móveis Android.