Ligue-se a nós

DESPORTO

ESTUDO DIZ QUE ‘DESPEDIR TREINADORES’ NÃO MELHORA RESULTADOS

Substituição de treinador durante a época não melhora o rendimento das equipas em Portugal; quem o revela é um estudo da Estudo da Universidade Europeia que analisa as ‘chicotadas psicológicas’ na liga NOS.

Online há

em

Um estudo do Observatório do Futebol da Universidade Europeia concluiu que, embora favorável a curto prazo, não existem alterações no rendimento das equipas com a substituição do treinador.

O estudo “As chicotadas psicológicas na Liga NOS” considerou todos os jogos dos clubes onde se verificou uma mudança de treinador durante as épocas desportivas de 2016-2017, 2017-2018 e 2018-2019 (esta última até à 18ª Jornada). Analisou a média a curto prazo (3 jogos) e longo prazo (9 jogos) dos pontos, golos marcados, golos sofridos, número de remates, e posse de bola (%) dos jogos imediatamente antes do despedimento do treinador (PRÉ-Chicotada) e imediatamente após mudança de treinador (PÓS-Chicotada).

Concluiu que a curto prazo (três jogos depois do despedimento), o novo treinador consegue fazer quase o dobro dos pontos por jogo (1.3) que os seus antecessores em três jogos antes do despedimento (0.7). Contudo, a longo prazo, ou seja, nove jogos depois, o efeito positivo do despedimento de um treinador tende a desaparecer. A análise realizada concluiu que não existem diferenças significativas entre a média de pontos nos nove jogos antes do despedimento de treinador com os nove jogos depois desse despedimento.

Relativamente ao rendimento das equipas, o estudo concluiu que a grande alteração com o despedimento do treinador surge a curto prazo com a diminuição do número médio de golos sofridos, e as equipas a revelarem mais consistência e eficácia defensiva. No que diz respeito aos remates à baliza ou à posse de bola não existem diferenças após a chicotada psicológica, nem a curto nem a longo prazo.

Observando as condições que antecipam o despedimento dos treinadores, verificou-se que, em termos de pontos, no quinto jogo que antecede a rescisão existe uma diminuição de 29% nos pontos por jogo, sendo que este indicador não ultrapassa os 1.0 até ao despedimento. Quatro jogos antes do despedimento identificou-se um aumento de 21% do número de golos sofridos por jogo, sendo que este indicador não baixa dos 1.7 até ao despedimento. No penúltimo jogo antes do despedimento existe uma quebra de cerca de 30% nos golos marcados, sendo que continua inferior a 1.0 até ao despedimento.

Em relação ao número de remates por jogo não há uma alteração à medida que se vai aproximando o momento do despedimento do treinador, demonstrando-se que a equipa não passa a rematar menos, mas torna-se menos eficaz. No caso da posse de bola o estudo também não verificou alterações à medida que se vai aproximando o momento do despedimento.

Por último, o estudo “As chicotadas psicológicas na Liga NOS” analisou o efeito do despedimento dos treinadores na Liga NOS 2018/19 até à presente data, nomeadamente de Rui Vitória (SL Benfica), José Peseiro (Sporting CP), Jorge Simão (Boavista FC), Lito Vidigal (Vitória FC), Cláudio Braga (SC Marítimo), José Mota (CD Aves), Nuno Manta Santos (CD Feirense) e Daniel Ramos (GD Chaves).

O estudo concluiu que Benfica, Boavista, Desportivo das Aves e Chaves conquistaram mais pontos por jogo após o despedimento de treinador. No caso do Benfica e do Boavista, as melhorias são também observadas no número de golos marcados por jogo, com aproximadamente um aumento para o dobro. Contrariamente os clubes Sporting, Setúbal e Feirense pioraram com o despedimento do treinador, isto é, a média de pontos por jogo decresceu após o despedimento do anterior treinador.

Daniel Ramos, Treinador que rescindiu com o Grupo Desportivo de Chaves.

DESPORTO

FPF: CONSELHO DE DISCIPLINA ABRE PROCESSO DISCIPLINAR JOGO “CHAVES X ESTORIL”

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) abriu hoje um processo disciplinar, de caráter urgente, aos incidentes no jogo entre o Desportivo de Chaves e o Estoril Praia, da 30.ª jornada da I Liga.

Online há

em

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) abriu hoje um processo disciplinar, de caráter urgente, aos incidentes no jogo entre o Desportivo de Chaves e o Estoril Praia, da 30.ª jornada da I Liga.

“Instauração de processo disciplinar, com atribuição de natureza urgente, à Grupo Desportivo de Chaves — Futebol SAD, a Pedro Miguel da Costa Álvaro, a Marcelo Henrique Passos Carné, a Nuno Miguel Pereira Diogo, a André das Neves Paquete de Oliveira, a Tiago Filipe Alves Araújo, a Vasco César Freire de Seabra e a António Baptista Nobre, por deliberação da Secção Profissional”, refere o CD da FPF em comunicado.

Segundo o documento, a abertura deste processo acontece devido à “factualidade constante dos relatórios oficiais de jogo e a participação apresentada pela Estoril Praia Futebol SAD”.

“O processo foi enviado, dia 24 de abril de 2024, à Comissão de Instrutores da Liga Portugal, ficando excluída a publicidade até ao fim da instrução”, acrescenta o órgão disciplinar.

No jogo referente à 30.ª jornada da I Liga, disputado no domingo em Chaves, uma invasão de campo quando decorria o período de descontos resultou em desacatos e agressões entre adeptos flavienses e jogadores do Estoril Praia, com o guarda-redes Marcelo Carné e o defesa Pedro Álvaro a serem expulsos com cartão vermelho direto.

Após uma paragem de cerca de 20 minutos, o jogo foi retomado, com a equipa da casa a chegar ao 2-2 com um golo aos 90+20 minutos, por intermédio de Morim, quando o avançado João Carlos defendia a baliza do Estoril Praia, devido à expulsão do guarda-redes e numa altura em que o emblema ‘canarinho’ já tinha esgotado as substituições.

A equipa da casa marcou primeiro, por intermédio de João Correia, aos 32 minutos, mas os estorilistas conseguiram a reviravolta, com golos de Basso (58) e Fabrício (71), cedendo o empate depois do reinício do encontro.

LER MAIS

DESPORTO

FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL JOGA-SE ÀS 17:15 DE 26 DE MAIO

A final da Taça de Portugal de futebol, entre Sporting e FC Porto, vai disputar-se às 17:15 de 26 de maio, no Estádio Nacional, confirmou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Online há

em

A final da Taça de Portugal de futebol, entre Sporting e FC Porto, vai disputar-se às 17:15 de 26 de maio, no Estádio Nacional, confirmou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Os ‘dragões’, terceiros classificados da I Liga, venceram as duas últimas edições da Taça de Portugal e chegaram à final depois de eliminarem o Vitória de Guimarães, nas meias-finais.

Líder do campeonato, o Sporting afastou o Benfica nas meias-finais e regressa à final pela primeira vez desde 2018/19, época em que bateu o FC Porto no encontro decisivo no Estádio Nacional, onde as duas equipas se voltam a encontrar.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
FAMALICÃO X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X VIZELA




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
AROUCA X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X BENFICA




RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% INSPIRATION


WEBRADIO 100% DANCE

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS