RÁDIO REGIONAL
INTERNACIONAL

A ETA CHEGOU AO FIM

nbsp| RÁDIO REGIONAL

A ETA anunciou esta quarta-feira que dissolver “completamente todas as suas estruturas”. A notícia é avançada pela imprensa espanhola, que cita um documento com data de 16 de abril, enviado pela organização separatista basca a diversas instituições e agentes políticos.

A organização anunciou, numa carta datada de 16 de abril, a sua decisão de encerrar o “seu ciclo histórico” e que dissolveu “completamente todas as suas estruturas”.

No referido documento enviado a agentes políticos, económicos e sociais, a que agência espanhola Efe teve acesso e que o El País cita, a organização diz ainda que “deu por terminada a sua iniciativa política”.

Escreve o El País que, pelo menos um sindicato e outros grupos sociais e económicos confirmam que receberam a comunicação, na semana passada. De acordo com a publicação, a organização terá enviado a carta como uma forma de demonstrar que a decisão de se dissolver “é final e conclusiva”.

O jornal El Diario Vasco, que divulgou a carta na íntegra, adiante ainda que a organização separatista basca poderá emitir um vídeo nas próximas horas através de um meio internacional, que deverá ser a BBC.

nbsp| RÁDIO REGIONAL
No fotografia: A carta “divulgada” pela ETA.

 

Com esta comunicação, a ETA encerra o processo “iniciado em 2010, com a intenção de abrir um novo ciclo político em Euskal Herria”.

Noutra carta, cujo conteúdo foi conhecido no passado dia 20 de abril, a ETA reconhece danos e pede desculpa às vítimas.

“Causamos muita dor e danos irreparáveis, queremos mostrar o nosso respeito aos mortos, feridos e vítimas das ações da ETA. Lamentamos muito”, declarou a organização, num comunicado divulgado pelos jornais espanhóis Gara e Berria.

A ETA reconheceu que tem “responsabilidade direta” no sofrimento excessivo de décadas da sociedade basca, com “mortos, feridos, torturados, sequestrados ou forçados a fugir para o exterior”, algo que nunca devia ter “acontecido durante tanto tempo”.

De acordo com a imprensa espanhola, a organização separatista basca anunciará oficialmente a dissolução a 5 de maio, durante uma cerimónia marcada para Bayonne, no País Basco francês.

O grupo declarou o cessar fogo em 2011 e entregou as armas que tinha em seu poder em abril de 2017. Este anúncio coloca um ponto final a mais de cinquenta anos marcados por atentados terroristas que reclamavam a independência do País Basco e que causaram a morte a mais de 850 pessoas.

VEJA AINDA:

COVID-19: VOOS DE E PARA MOÇAMBIQUE CONTINUAM SUSPENSOS ATÉ 09 DE JANEIRO – GOVERNO

Lusa

VENDAS DE VESTUÁRIO EM PORTUGAL E ESPANHA SOBEM 26% FACE A 2020 MAS CAEM 23% FACE A 2019

Lusa

COVID-19: CIENTISTAS INGLESES DESDRAMATIZAM VARIANTE ÓMICRON

Lusa

COVID-19: NOVA VARIANTE PODE REDUZIR SIGNIFICATIVAMENTE EFICÁCIA DAS VACINAS

Lusa

MUNDIAL2022: PORTUGAL DEFRONTA TURQUIA NAS ‘MEIAS’ DOS PLAY-OFF E PODE APANHAR A ITÁLIA

Lusa

PANDEMIA: O COVID-19 JÁ MATOU 5,2 MILHÕES DE PESSOAS POR TODO O MUNDO

Lusa

Moschee Teppich

Moschee teppiche werden nicht kurzfristig gewechselt, d.h. das ein Moschee teppich sehr hohe Anforderungen erfüllen muβ. Speziell entworfene Moschee Teppiche zeichnen sich durch Design und Farben aus. Mit der Weiterentwicklung der Technologie werden heute Tausende von Farben und Modellen in Teppichen hergestellt, die mit Moscheen kompatibel sind.

100% Reine Schurwollteppich kaufen: Schurwollteppiche sind Schwerentflammbar, Robust, Strapazierfahig, Antibakteriel und Schmuzabweisend.

Canlı Maç Sonuçları Run 3 Play Snake Friv Atari Breakout cookie clicker unblocked games Düğün Paketleri uygunsigara.com/ Umzug Basel
saç ekimi hair transplant
Umzug Basel
seslendirme santral anons santral seslendirme