EURO2020: INGLATERRA, TURQUIA E FRANÇA ‘PRATICAMENTE’ APURADAS

A Ucrânia venceu hoje Portugal 2-1, apurando-se para a fase final do Euro2020 de futebol, ao mesmo tempo que obriga a seleção lusa, campeã europeia, a gerir com cuidado o que ainda lhe falta nesta fase de qualificação.

A Ucrânia venceu hoje Portugal 2-1, apurando-se para a fase final do Euro2020 de futebol, ao mesmo tempo que obriga a seleção lusa, campeã europeia, a gerir com cuidado o que ainda lhe falta nesta fase de qualificação.

Quase apurados ficaram, após a série de jogos de hoje, a Inglaterra, que goleou na Bulgária (6-0), a França e a Turquia que empataram entre si (1-1), um resultado que interessa a ambos.

Os ucranianos, que tinham empatado em Portugal, ficam assim com um saldo positivo ante a equipa das ‘quinas’, assegurando o primeiro lugar do grupo B, enquanto que os lusos viram a Sérvia, vencedora da Lituânia por 2-1, ficar à distância de um ponto apenas.

Portugal terá de manter essa vantagem até ao final da fase de grupos, em que tem pela frente dois jogos ‘para ganhar’ – a viagem ao Luxemburgo e a receção à Lituânia, seleções já virtualmente eliminadas.

A Ucrânia foi mais eficaz na primeira parte e chegou ao 2-0, com os golos de Yaremchuk (minuto 06) e Yarmolenko (27). Na segunda parte, Portugal equilibrou, reduziu o marcador com uma grande penalidade convertida por Cristiano Ronaldo (72) e podia ter saído de Kiev com um resultado mais agradável, não fossem os ‘ferros’ da baliza adversária.

Os ucranianos vencem o grupo, bastando os atuais 19 pontos. Portugal é segundo, com 11, e a Sérvia terceira, com 10.

Quem também não ganhou foi a França, atual campeã do mundo, mas o empate caseiro com a Turquia deixa o caminho aberto para ambos, no grupo H, em que a Islândia, que venceu Andorra por 2-0, ainda não ‘descolou’.

Com dois jogos para disputar, França e Turquia estão com 19 pontos cada e a Islândia com 15, ou seja, os atuais dois primeiros classificados estão a uma vitória do apuramento.

O calendário é-lhes favorável, já que a Turquia, que recebe a Islândia, ainda vai a Andorra, enquanto que os ‘gauleses’ recebem a Moldova.

Mesmo ganhando por 4-0 na Moldova, a Albânia já não tem hipóteses matemáticas de apuramento.

Para o grupo A, sobressai a goleada da Inglaterra na Bulgária, por 6-0. Os ingleses lideram e ficaram a um ponto do apuramento.

A outra vaga é que está a ser muito disputada, entre a República Checa e o Kosovo, hoje vencedor do Montenegro por 2-0.

Lidera a Inglaterra, com 15 pontos, seguida por República Checa, com 12, e Kosovo, com 11, quando ainda há por disputar República Checa-Kosovo e Kosovo-Inglaterra, entre outros jogos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.