DESPORTO
FC PORTO DEIXA REGIME ‘FAIR PLAY’ FINANCEIRO DA UEFA
A SAD do FC Porto vai sair do regime de ‘fair play’ financeiro da UEFA, anunciou hoje o administrador Fernando Gomes, após o atual campeão da I Liga de futebol ter registado lucros de 20,765 milhões de euros (ME) na época 2021/22.

A SAD do FC Porto vai sair do regime de ‘fair play’ financeiro da UEFA, anunciou hoje o administrador Fernando Gomes, após o atual campeão da I Liga de futebol ter registado lucros de 20,765 milhões de euros (ME) na época 2021/22.
“Cumpridas as regras, o FC Porto fica definitivamente fora dos constrangimentos do ‘fair play’ financeiro. Terminou. Foram quatro anos de exigências feitas com base no acordo celebrado com a UEFA, que foi integralmente cumprido nesta apresentação de contas. A partir daqui, o FC Porto deixa de ter quaisquer constrangimentos nesse sentido”, frisou o administrador com o pelouro financeiro, durante a sessão de apresentação das contas.
Perfazendo os requisitos de estabilidade financeira para abandonar esse mecanismo de controlo das contas dos clubes aplicado pela UEFA, o FC Porto consumou o segundo melhor resultado líquido consolidado de sempre, evitando uma “penalização duríssima”.
“Acordámos um programa com a UEFA, mas o seu incumprimento dificilmente nos traria novas negociações. Deram-nos uma possibilidade e um prazo para recuperar. Se o FC Porto não o tivesse feito, seria seriamente penalizado e isso passava por estar impedido de participar nas competições europeias, algo absolutamente essencial sob o ponto de vista económico e financeiro, mas também competitivo”, argumentou Fernando Gomes.
Em 02 de setembro, a SAD presidida por Jorge Nuno Pinto da Costa assegurou que já tinha superado os objetivos definidos no acordo de ‘fair play’ financeiro com a UEFA, que ameaçou excluir os ‘azuis e brancos’ das provas continentais nas próximas três épocas.
“Tendo em conta os bons resultados da época finda, a FC Porto, SAD congratula-se por poder informar que já conseguiu superar as metas estabelecidas pelo acordo, o que será formalmente transmitido às instâncias competentes em outubro”, explicou o conselho de administração da SAD, em comunicado emitido no sítio oficial dos ‘dragões’ na Internet.
No mesmo dia, também em comunicado, o organismo regulador do futebol europeu tinha anunciado que o FC Porto “incumpriu ligeiramente” as condições do ‘fair play’ financeiro.
“Em consequência, o Comité de Controlo Financeiro da UEFA decidiu aplicar uma multa de 100.000 euros e excluir o clube das competições europeias para as quais se venha a qualificar nas próximas três épocas, a não ser que o resultado agregado nos exercícios financeiros de 2019, 2020, 2021 e 2022 estejam em conformidade com os requerimentos de ‘break-even’ [equilíbrio financeiro]”, referiu a UEFA, através do sítio oficial na Internet.
Os resultados consolidados do FC Porto “vão ser enviados este mês”, na esperança de que o organismo regulador do futebol europeu formalize em breve a saída dos campeões portugueses do regime de vigilância financeiro, que tem vigorado desde junho de 2017.
Em 2021/22, a equipa liderada por Sérgio Conceição arrebatou o 30.º título de campeão nacional e a 18.ª Taça de Portugal, mas foi afastada na fase de grupos da Taça da Liga e da Liga dos Campeões, para além de ter alcançado os oitavos de final da Liga Europa.

DESPORTO
EURO2024: PORTUGAL GOLEIA NO LUXEMBURGO E LIDERA O GRUPO J
A seleção portuguesa de futebol isolou-se hoje na liderança do Grupo J de apuramento para o Campeonato da Europa de 2024, ao golear no Luxemburgo por 6-0, em encontro da segunda jornada.

A seleção portuguesa de futebol isolou-se hoje na liderança do Grupo J de apuramento para o Campeonato da Europa de 2024, ao golear no Luxemburgo por 6-0, em encontro da segunda jornada.
Cristiano Ronaldo, os nove e 31 minutos, João Félix, aos 15, Bernardo Silva, aos 18, e os suplentes Otávio, aos 77, e Rafael Leão, aos 88, marcaram os golos do ‘onze’ comandado pelo espanhol Roberto Martínez.
Num agrupamento que qualifica os dois primeiros para a fase final do Euro2024, Portugal passou a somar seis pontos, contra quatro da Eslováquia (2-0 à Bósnia-Herzegovina) e três de bósnios e da Islândia (7-0 no Liechtenstein).
DESPORTO
EURO2024: PORTUGAL ENTRA A GOLEAR O LIECHTENSTEIN POR 4-0
A seleção portuguesa de futebol, comandada pela primeira vez pelo espanhol Roberto Martínez, estreou-se hoje com uma vitória na fase de apuramento para o Europeu de 2024, ao golear em casa o Liechtenstein por 4-0, em Lisboa.

A seleção portuguesa de futebol, comandada pela primeira vez pelo espanhol Roberto Martínez, estreou-se hoje com uma vitória na fase de apuramento para o Europeu de 2024, ao golear em casa o Liechtenstein por 4-0, em Lisboa.
No Estádio José Alvalade, João Cancelo, aos oito minutos, Bernardo Silva, aos 47, e Cristiano Ronaldo, aos 51, de grande penalidade, e aos 63, de livre direto, marcaram os tentos da formação das ‘quinas’.
Portugal precisa de ficar nos dois primeiros lugares do Grupo J, que inclui ainda Bósnia-Herzegovina, Islândia, Eslováquia e Luxemburgo, para conseguir o apuramento para a fase final do Campeonato da Europa de 2024.
-
ECONOMIA & FINANÇAS2 semanas atrás
PRAZO PARA RECLAMAR DAS FATURAS DE DESPESAS GERAIS FAMILIARES COMEÇA HOJE
-
DESPORTO2 semanas atrás
SPORTING JOGA HOJE O SEU FUTURO NA LIGA EUROPA
-
DESPORTO2 semanas atrás
LIGA EUROPA: SPORTING ELIMINA ARSENAL NOS PENÁLTIS E ESTÁ NOS ‘QUARTOS’
-
INTERNACIONAL2 semanas atrás
TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL EMITE MANDADO DE CAPTURA A VLADIMIR PUTIN
-
MAGAZINE2 semanas atrás
CASAMENTOS AUMENTAM 44,5% EM JANEIRO – INE
-
DESPORTO2 semanas atrás
LIGA EUROPA: SPORTING ENCONTRA JUVENTUS NOS ‘QUARTOS DE FINAL’
-
INTERNACIONAL2 semanas atrás
PORTUGAL É UMA DAS PORTAS DE ENTRADA DA COCAÍNA NA EUROPA – ONU
-
NACIONAL2 semanas atrás
GOUVEIA E MELO: A DISCIPLINA É ESSENCIAL E A INSUBORDINAÇÃO ‘RESOLVE-SE RÁPIDO’