CIÊNCIA & TECNOLOGIA

FRANÇA: ENTREGAS VIA DRONE PARA BREVE

correios-da-franca-entregarao-correspondencias-via-drone

Na semana passada, noticiamos que a Amazon começou seu projecto piloto de entrega de pedidos usando drones. Parece que a gigante das vendas não está sozinha nessa empreitada. O Le Groupe La Poste (LGPD), serviço postal da França anunciou que tem planos de iniciar um programa de entrega de correspondências utilizando veículos aéreos não tripulados. O projecto terá início com um teste que será feito numa área restrita, de aproximadamente quinze quilómetros de distância de rota, e aguarda aprovação do governo francês para ser colocado em prática.

Segundo afirma a empresa de correios francesa, a novidade ainda é um piloto, que funcionará apenas uma vez por semana. Entretanto, este é o primeiro caso de uma companhia estatal de correios fazendo entregas com drones. Os equipamentos e sistemas que cuidarão deste projectos são da DPDgroup, subsidiária dos correios na França, que trabalhou na iniciativa durante os últimos dois anos, em parceria com a fabricante francesa Atechsys.

Segundo os testes já realizados pelas empresas, um drone será capaz de transportar pacotes de até dois quilos em um distância de até quinze quilómetros. Segundo a DPDGroup, inicialmentea as entregas serão restritas para clientes não comerciais, atendendo a uma dúzia de companhias de tecnologias que receberão seus pacotes via drone. De acordo com o LGPD, caso o experimento seja bem-sucdido, o plano é que os drones sejam usados para entregar correspondências em áreas rurais ou montanhosas de difícil acesso, onde a entrega via couriers humanos é difícil e cara.

Além da empresa de correios francesa, parece que a Royal Mail, da Inglaterra, também está de olho neste tipo de serviço. No início do ano, a empresa estatal demonstrou interesse na aquisição de tecnologias de drones para experimentar entregas via ar em regiões remotas e de difícil acesso no país.

FONTE: Canal Tech

VEJA AINDA:

LIVE: CONFERÊNCIA BUILDING THE FUTURE (LIVE)

Rádio Regional

ANACOM: NOS, MEO E VODAFONE COBRAM MAIS POR MENOS QUALIDADE DE SERVIÇOS

Lusa

NOS E VODAFONE ASSINAM ACORDO DE PARTILHA DE MEIOS PARA OTIMIZAR TECNOLOGIA

Lusa

ÉVORA: CEIIA E DESAER APRESENTAM A NOVA AERONAVE DE FABRICO NACIONAL

Lusa

ELVIRA FORTUNATO: A CIENTISTA PORTUGUESA PREMIADA PELA CRIAÇÃO DO ECRÃ TRANSPARENTE

Lusa

COVID-19: MAIS DE 1 MILHÃO DE PESSOAS DESCARREGARAM A APLICAÇÃO STAYAWAY COVID

Lusa