Ligue-se a nós

CIÊNCIA & TECNOLOGIA

FRANÇA: ENTREGAS VIA DRONE PARA BREVE

O Le Groupe La Poste (LGPD), serviço postal da França anunciou que tem planos de iniciar um programa de entrega de correspondências utilizando veículos aéreos não tripulados. O projecto terá início com um teste que será feito numa área restrita, de aproximadamente quinze quilómetros de distância de rota, e aguarda aprovação do governo francês para ser colocado em prática. Vê mais aqui. Partilha com os teus amigos !

Online há

em

correios da franca entregarao correspondencias via dronenbsp| RÁDIO REGIONAL

Na semana passada, noticiamos que a Amazon começou seu projecto piloto de entrega de pedidos usando drones. Parece que a gigante das vendas não está sozinha nessa empreitada. O Le Groupe La Poste (LGPD), serviço postal da França anunciou que tem planos de iniciar um programa de entrega de correspondências utilizando veículos aéreos não tripulados. O projecto terá início com um teste que será feito numa área restrita, de aproximadamente quinze quilómetros de distância de rota, e aguarda aprovação do governo francês para ser colocado em prática.

Segundo afirma a empresa de correios francesa, a novidade ainda é um piloto, que funcionará apenas uma vez por semana. Entretanto, este é o primeiro caso de uma companhia estatal de correios fazendo entregas com drones. Os equipamentos e sistemas que cuidarão deste projectos são da DPDgroup, subsidiária dos correios na França, que trabalhou na iniciativa durante os últimos dois anos, em parceria com a fabricante francesa Atechsys.

Segundo os testes já realizados pelas empresas, um drone será capaz de transportar pacotes de até dois quilos em um distância de até quinze quilómetros. Segundo a DPDGroup, inicialmentea as entregas serão restritas para clientes não comerciais, atendendo a uma dúzia de companhias de tecnologias que receberão seus pacotes via drone. De acordo com o LGPD, caso o experimento seja bem-sucdido, o plano é que os drones sejam usados para entregar correspondências em áreas rurais ou montanhosas de difícil acesso, onde a entrega via couriers humanos é difícil e cara.

Além da empresa de correios francesa, parece que a Royal Mail, da Inglaterra, também está de olho neste tipo de serviço. No início do ano, a empresa estatal demonstrou interesse na aquisição de tecnologias de drones para experimentar entregas via ar em regiões remotas e de difícil acesso no país.

FONTE: Canal Tech

CIÊNCIA & TECNOLOGIA

EMPRESA DE ELON MUSK VAI TESTAR IMPLANTES CEREBRAIS EM HUMANOS

A Neuralink, uma das novas empresas do bilionário Elon Musk, anunciou na quinta-feira, dia 25, ter recebido a aprovação das autoridades sanitárias dos Estados Unidos para testar implantes cerebrais em seres humanos.

Online há

em

nbsp| RÁDIO REGIONAL

A Neuralink, uma das novas empresas do bilionário Elon Musk, anunciou na quinta-feira, dia 25, ter recebido a aprovação das autoridades sanitárias dos Estados Unidos para testar implantes cerebrais em seres humanos.

“Este é um primeiro passo importante que permitirá um dia que a nossa tecnologia ajude muitas pessoas”, declarou a empresa californiana na rede social Twitter, acrescentando que “o recrutamento para ensaios clínicos ainda não está aberto”.

A Neuralink concebe dispositivos para implantar no cérebro e comunicar com computadores diretamente através do pensamento.

O objetivo inicial é ajudar as pessoas paralisadas ou que sofrem de doenças neurológicas.

A ‘start-up’ pretende depois tornar estes implantes suficientemente seguros e fiáveis para serem utilizados e “equipar” os cérebros com capacidade informática.

Para Elon Musk, estes ‘chips’ deviam permitir à humanidade alcançar uma “simbiose com a inteligência artificial (IA)”, de acordo com uma intervenção na conferência anual da empresa, em 2022.

O bilionário disse temer que os sistemas de IA possam ultrapassar os humanos e assumir o controlo.

Em março, fundou a X.AI, uma nova empresa especializada em IA, presumivelmente para rivalizar com a OpenAI, a empresa que concebeu o ChatGPT, um programa bem sucedido de IA capaz de interagir com humanos e produzir todo o tipo de textos a pedido.

LER MAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA

ENTIDADE DE SEGURANÇA NO CIBERESPAÇO ALERTA PARA RISCOS NO 5G

A Comissão de Avaliação de Segurança, no âmbito do Conselho Superior de Segurança do Ciberespaço, considerou de “alto risco” para a segurança de redes e serviços 5G o uso de equipamentos de países fora da UE, NATO ou OCDE.

Online há

em

nbsp| RÁDIO REGIONAL

A Comissão de Avaliação de Segurança, no âmbito do Conselho Superior de Segurança do Ciberespaço, considerou de “alto risco” para a segurança de redes e serviços 5G o uso de equipamentos de países fora da UE, NATO ou OCDE.

Segundo uma deliberação publicada no site do Gabinete Nacional de Segurança, a entidade alerta para o “alto risco para a segurança das redes e serviços nacionais decorrentes da implementação e uso da tecnologia 5G, a utilização de equipamentos e serviços que provenham de fornecedor ou prestador que preencha” um ou vários critérios.

O primeiro referido é que “o ordenamento jurídico do país em que está domiciliado ou ao qual está, de qualquer outra forma relevante, vinculado, permite que o Governo exerça controlo, interferência ou pressão sobre as suas atividades a operar em países terceiros”.

O segundo critério é que o fornecedor “esteja domiciliado ou, de qualquer outra forma relevante, vinculado, a um país que não seja Estado-membro da União Europeia (UE), da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) ou da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE)”.

A organização alerta ainda para países que não dispõem “de legislação ou de acordos diplomáticos com Portugal ou com a UE em matéria de proteção de dados, ou de cibersegurança, ou de proteção de propriedade intelectual”.

De “alto risco”, considerou também, são países reconhecidos por Portugal, UE ou OTAN (NATO) como responsáveis “por ações hostis à segurança e defesa nacional de Portugal ou dos seus aliados, designadamente atos de espionagem ou de sabotagem”.

Por fim, alertou para países que praticam “de forma reiterada ações contrárias ao direito internacional e, em particular, à Carta da Organização das Nações Unidas e respetivas soluções destinadas a promover um comportamento responsável num ciberespaço aberto, seguro e protegido”, que tenham “falta de transparência na sua governança corporativa” e cujas cadeias de produção e fornecimento estejam dependentes de algum destes países.

A entidade realizou uma avaliação de segurança, nos termos do disposto no n.º 3 do artigo 62.º da Lei das Comunicações Eletrónicas, aprovada pela Lei n.º 16/2022, de 16 de agosto, relativa à utilização de equipamentos em redes públicas de comunicações eletrónicas da 5.ª geração de telecomunicações (5G) em Portugal, da qual resultaram estas conclusões.

LER MAIS

JORNAL ONLINE


RÁDIO ONLINE


HELPO


LINHA CANCRO


DESPORTO DIRETO


RÁDIO REGIONAL: SD | HD





RÁDIO REGIONAL VILA REAL




RÁDIO REGIONAL CHAVES




RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA




RÁDIO REGIONAL MIRANDELA



MUSICBOX


WEBRADIO 100% PORTUGAL




WEBRADIO 100% POP-ROCK




WEBRADIO 100% OLDIES




WEBRADIO 100% LOVE SONGS




WEBRADIO 100% DANCE




WEBRADIO 100% BRASIL




WEBRADIO 100% INSPIRATION


PAGAMENTO PONTUAL


KEYWORDS

MAIS LIDAS