RÁDIO REGIONAL
REGIÕES

FRIO POLAR: VIMIOSO REGISTOU -8 GRAUS E SERRA DA ESTRELA -24 GRAUS

Portugal Continental tem estado sob a influência de uma massa de ar polar que trouxe um cenário de “congelador” a várias regiões, com especial incidência no interior Norte. O destaque vai para a localidade de Carção, no concelho de Vimioso (Bragança). Segundo registos fotográficos e relatos partilhados pela população nas redes sociais, os termómetros afundaram até aos 8 graus negativos (-8ºC) durante a segunda e terça-feira (dias 5 e 6 de janeiro), criando paisagens cobertas de gelo e obrigando a população a enfrentar condições extremas.

Mas o frio não se ficou por Trás-os-Montes. Na Serra da Estrela, o ponto mais alto do continente, a estação meteorológica da Torre registou temperaturas do ar na ordem dos -9ºC. Contudo, o fator vento agravou drasticamente a experiência térmica, com a sensação real (wind chill) a atingir uns gélidos -24,3ºC, valores que colocam em risco a exposição humana sem proteção adequada.

Este episódio de frio extremo, impulsionado por uma massa de ar seco vinda da Europa, cumpriu as previsões do IPMA, que mantinha avisos amarelos ativos. A situação deverá, no entanto, alterar-se nas próximas horas: prevê-se o regresso da precipitação e uma subida gradual dos termómetros, encerrando este ciclo de frio polar que marcou a primeira semana de janeiro.


Vítor Fernandes

VEJA AINDA:

MAIS DE 160 CONCELHOS EM PERIGO MÁXIMO DE INCÊNDIO DEVIDO AO CALOR

Rádio Regional

CHAVES: ULSTMAD REFORÇA RESPOSTA NA CIRURGIA ONCOLÓGICA DA MAMA

Rádio Regional

BRAGANÇA: AUTARQUIA IMPLEMENTA “PEDONALIZAÇÃO NO CENTRO HISTÓRICO”

Rádio Regional

VIMIOSO DIGITALIZA MUSEU ETNOGRÁFICO PARA PRESERVAR MEMÓRIA LOCAL

Rádio Regional

VINHAIS: CONCELHO GANHA SELO DE “MUNICÍPIO AMIGO DA JUVENTUDE”

Rádio Regional

ALIJÓ RECEBE PASSAGEM DA 28.ª EDIÇÃO DO PORTUGAL DE LÉS-A-LÉS EM JUNHO

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.