Connect with us

JUSTIÇA

FUNCIONÁRIOS JUDICIAIS INDIGNADOS

Os funcionários Judiciais estão indignados por alegadamente terem sido obrigados a trabalhar no Dia de Carnaval quando existira tolerância de ponto.

Datas:

em

O Sindicato dos Funcionários Judiciais acusou ontem os coordenadores das Comarcas de Lisboa Norte e de Faro de terem desrespeitado a tolerância de ponto que o governo deu aos funcionários públicos para o dia de Carnaval.

Na sua página de Facebook, o sindicato considerou que ninguém para além da “Sra. Ministra da Justiça tem competência para determinar a prestação de serviço no dia da tolerância de ponto”. Neste sentido, o sindicato considera que as decisões, via despachos, dos magistrados coordenadores da Comarca de Faro e de Lisboa Norte são “ilegais” e, por isso, “não devem ser acatadas”.

Na Comarca de Lisboa Norte encontravam-se ontem dez funcionários judiciais a exercer as suas funções normais, enquanto na de Faro foram nove. No comunicado, a estrutura sindical também reforçou que numa reunião com a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, ocorrida a 25 de janeiro, ficou acordado que “os funcionários públicos, todos, deverão usufruir da tolerância de ponto no Carnaval no dia 13 de fevereiro”. Contactado pela organização para saber se o estabelecido se mantinha, explicam, o ministério respondeu não serem necessários serviços urgentes e “considerou não ser necessária a prolação de qualquer despacho”.

Para os funcionários que decidissem desobedecer às ordens, a organização sindical reiterou “todo o apoio legal” aos colegas que “desobedecendo a estas ordens ilegais venham a ser alvo de qualquer represália”.

Em sintonia com o comunicado publicado, Carlos Almeida, presidente do sindicato, disse, em declarações à SIC Notícias, que os “procuradores estão a exorbitar e muito as suas competências. Estão a cometer uma ilegalidade que nós não podemos deixar em claro”. O sindicalista denunciou ainda que apenas se exigiu aos funcionários destas comarcas que trabalhassem, não sendo obrigatório os magistrados fazê-lo, uma situação que impede o regular funcionamento da comarca por os funcionários não poderem avançar com os processos sozinhos.

“Os senhores juízes presidentes entenderam, e bem, que não havia nenhum serviço urgente a fazer e por isso não se entende esta prepotência por parte de dois magistrados do Ministério Público”, explicou.

Para que o assunto não caia no esquecimento e nada seja feito, o Sindicato já pediu formalmente cópias dos despachos dos magistrados para exigir a abertura de processos disciplinares à Procuradoria-Geral da República e Conselho Superior do Ministério Público por desrespeito à tolerância de ponto.

A tolerância de ponto para ontem foi concedida pelo primeiro-ministro, António Costa, em despacho. “É concedida tolerância de ponto aos trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração directa do Estado, sejam eles centrais ou desconcentrados, e nos institutos públicos no próximos dia 13” de Fevereiro, podia ler-se no despacho. Como justificação, Costa advogou que “embora a terça-feira de Carnaval não conste da lista de feriados obrigatórios estipulados por lei”, o governo considerou que “existe em Portugal uma tradição consolidada de organização de festas neste período.

PUBLICIDADE
OUVIR A RÁDIO REGIONAL AQUI
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE O SEU COMANTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado.

PUBLICIDADE LINHA CANCRO

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESPORTOPublicado há 3 horas

SETÚBAL: O PORTO VENCEU … MAS NÃO CONVENCEU (VÍDEO)

O FC Porto saiu vitorioso da visita à casa do Vitória de Setúbal. Aboubakar e Sérgio Oliveira fixaram o resultado...

DESPORTOPublicado há 1 dia

NOITE DE “XEQUE-MATE” TRANSMONTANO NO XADREZ DO BESSA (vídeo)

GD Chaves faz "xeque-mate" ao Boavista no xadrez do Bessa. Com esta derrota o Boavista soma apenas 4 pontos em...

REGIÕESPublicado há 1 dia

GAIA: TRABALHADORES DA ESCOLA INÊS DE CASTRO EM GREVE

Os assistentes operacionais da Escola Secundária Inês de Castro, concelho de Vila Nova de Gaia, fizeram esta sexta-feira uma hora...

SOCIEDADEPublicado há 1 dia

ENFERMEIROS “AMEAÇAM” COM MAIS MAIS SEIS DIAS DE GREVE

Os sindicatos dos enfermeiros dão ao Governo até 04 de outubro para responder às suas reivindicações ou avançarão para mais...

SOCIEDADEPublicado há 1 dia

PROFESSORES ENTREGAM PRÉ-AVISO DE GREVE PARA OUTUBRO

Dez estruturas sindicais de professores entregaram hoje um pré-aviso de greve para a primeira semana de outubro, para exigir que...

SOCIEDADEPublicado há 2 dias

TRABALHADORES DA IBERSOL EM GREVE POR MELHORES SALÁRIOS

Cerca de meia centena de trabalhadores da Ibersol manifestaram-se hoje frente à sede do grupo, no Porto, contra a precariedade...

DESPORTOPublicado há 2 dias

SPORTING VENCEU QARABAG NO ARRANQUE LA LIGA EUROPA

O Sporting recebeu e venceu, esta quinta-feira, o Qarabag por 2-0 em partida da primeira jornada do grupo E da...

REGIÕESPublicado há 2 dias

TAXISTAS CONTINUAM CONCENTRADOS CONTRA A NOVA LEI

As associações que representam o setor do táxi consideraram hoje, numa comunicação aos profissionais que se encontram nos Restauradores, em...

JUSTIÇAPublicado há 2 dias

LUCÍLIA GAGO É A NOVA PROCURADORA-GERAL DA REPÚBLICA

Lucília Gago é a nova procuradora-geral da República.

SOCIEDADEPublicado há 2 dias

MARCELO DESPEDE-SE DA VIDA DE PROFESSOR

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, despediu-se hoje da "fascinante aventura" do ensino como professor universitário de direito,...

PUBLICIDADE LINHA CANCRO

AS MAIS LIDAS