Connect with us

INTERNACIONAL

FURACÃO MICHAEL CHEGA AOS EUA QUASE NO MÁXIMO DA ESCALA

O Centro de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em Inglês), anunciou que o furacão Michael chegou a terra, no Estado da Florida, com a categoria 4, mas perto de entrar na seguinte e mais elevada categoria da escala.

Data:

em

O Centro de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em Inglês), anunciou que o furacão Michael chegou a terra, no Estado da Florida, com a categoria 4, mas perto de entrar na seguinte e mais elevada categoria da escala.

A chegada ocorreu perto da Praia do México, acompanhada de chuvas abundantes e ventos fortes, com uma velocidade de 250 quilómetros por hora (km/h).

Os meteorologistas consideram que o furacão chega a terra quando o centro do seu olho a atinge. A força dos ventos do furacão faz-se sentir num raio de 75 quilómetros a partir do seu centro.

Estes ventos estão a desmantelar algumas construções na Praia da Cidade do Panamá e a projetar vários materiais.

O governador do Estado da Florida, Rick Scott, disse que o impacto do Michael vai ser “horrível”, por ser o pior furacão a atingir a zona do Estado chamada Panhandle em 100 anos, confessando-se “assustado de morte”.

O seu homólogo do Estado da Geórgia, Nathan Deal, salientou que este furacão “é diferente de qualquer outro que se tenha na memória”.

Especificou que este vai provocar uma forte destruição no sul e centro do Estado, apelando às pessoas para que se protejam a si, aos seus e a quem precisar.

O administrador da agência federal de resposta a catástrofes (FEMA, na sigla em Inglês), Brock Long, disse que o Michael é “um furacão do pior género”.

“Os cidadãos da Geórgia precisam de dar atenção”, disse Long. Acrescentou que este deve ser provavelmente o pior que se viu na Geórgia em décadas.

Este furacão de categoria 4 já provocou avisos a 375 mil pessoas para que saiam das suas casas e encontrarem refúgio.

O porta-voz do NHC, Dennis Feltgen, avançou que o Michael vai ser o primeiro furacão de categoria 4 a atingir a região do Panhandle [língua de terra] , realçando: “Estamos em território desconhecido com o furacão Michael e os seus ventos de 209 km/h.

Dennis Feltgen, meteorologista do NHC, detalhou que “o registo histórico, que começou em 1851, não tem qualquer furacão de categoria 4 a atingir o ‘panhandle’ da Florida”.

O especialista em furacões da Universidade estadual do Colorado Phil Klotzbach escreveu numa mensagem de correio eletrónica dirigida à AP: “Eu realmente temo pelo que vamos encontrar amanhã por esta altura”.

Os cientistas asseguram que o aquecimento global é responsável pelo aumento de intensidade e frequência de eventos climáticos extremos, como tempestades, secas, inundações e incêndios.

A escala de classificação dos furacões do NHC vai de 1 a 5. A categoria 1 respeita a ventos muitos perigosos, entre 119 e 153 quilómetros horários, que produzem alguns estragos, e a 2 a ventos extremamente perigosos, entre 154 e 177 quilómetros horários, que podem causar destruição generalizada. As consequências apontadas para a categoria 3 são as de uma eventual destruição devastadora.

Neste momento, o Michael está no limite superior do intervalo que define a categoria 4, isto é, em vias de passar à categoria 5, que corresponde a ventos com uma velocidade mínima de 252 km/h.

Os tipos de efeitos materiais dos furacões, relativos aos de categoria 4 e 5, na definição do NHC, correspondem a “destruição catastrófica”.

LUSA

. MUSICBOX
WEB-SUMMIT

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESPORTOPublicado há 14 horas

TAÇA DE PORTUGAL: LEIXÕES SURPREENDEU E VENCEU O TONDELA

O Leixões, da II Liga, eliminou hoje o Tondela, do primeiro escalão, após vencer por 4-2 nos penáltis, depois de...

DESPORTOPublicado há 14 horas

FC PORTO VENCE MOREIRENSE E SEGUE PARA OS QUARTOS DA TAÇA DE PORTUGAL (vídeo)

O FC Porto apurou-se esta terça-feira para os quartos de final da Taça de Portugal em futebol, ao vencer na...

SOCIEDADEPublicado há 14 horas

MAIS DE 1 MILHÃO DE PORTUGUESES VACINADOS CONTRA A GRIPE

Mais de 1,3 milhões de portugueses com 65 ou mais anos já se vacinaram contra a gripe sazonal, representando dois...

SOCIEDADEPublicado há 17 horas

PROFESSORES LANÇAM ULTIMATO AO GOVERNO

Os sindicatos de professores ameaçaram hoje 'bloquear o normal desenvolvimento do ano letivo' se o Governo não abrir negociações sobre...

SOCIEDADEPublicado há 17 horas

MÉDIA CAPITAL ‘GARANTE’ QUE A LUZ DE SINALIZAÇÃO DA ANTENA ESTAVA A FUNCIONAR

Média Capital 'garante' que a luz de sinalização estava a funcionar; mas técnicos dizem que 'é difícil' de garantir.

REGIÕESPublicado há 17 horas

LISBOA DUPLICA A TAXA TURÍSTICA DE 1 PARA 2 EUROS

A Assembleia Municipal de Lisboa (AML) aprovou hoje a duplicação da Taxa Turística na capital, de um para dois euros...

SOCIEDADEPublicado há 19 horas

PEÇAS DO HELICÓPTERO DO INEM À VENDA NO OLX

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) tem identificados os furtos das peças do helicóptero que caiu em Valongo, mas...

REGIÕESPublicado há 20 horas

TRÊS HOMENS ‘APANHADOS’ A ROUBAR COMBUSTÍVEL AO EXÉRCITO

A PSP de Espinho identificou três homens com idades entre 41 e 44 anos, que estavam alegadamente a furtar gasóleo...

POLÍTICAPublicado há 22 horas

MARCELO DIZ QUE: ‘A SER VERDADE, O ESTADO FALHOU’

O Presidente da República afirmou hoje que caso se confirmem os erros no socorro às vítimas da queda do helicóptero...

JUSTIÇAPublicado há 1 dia

RELATÓRIO PRELIMINAR DA PROTECÇÃO CIVIL APONTA FALHAS

O relatório preliminar da proteção civil aponta para falhas nos procedimentos e vai ser enviado hoje aos ministros da Defesa...

.
LINHA CANCRO
WEB-SUMMIT
US TOP 20

AS MAIS LIDAS