Connect with us

SOCIEDADE

GNR JÁ LEVANTOU 71 “MULTAS” POR FALTA DE LIMPEZA DE TERRENOS

A GNR levantou, em todo o país, 71 autos de contraordenação a proprietários por falta de limpeza de terrenos florestais, que podem ficar sem efeito se a limpeza for assegurada até 31 de maio.

Datas:

em

A GNR levantou, em todo o país, 71 autos de contraordenação a proprietários por falta de limpeza de terrenos florestais, que podem ficar sem efeito se a limpeza for assegurada até 31 de maio.

“Desde o dia 02 de Abril já foram elaborados pela GNR 71 autos de contraordenação”, avançou hoje o chefe da seção do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) do Comando Territorial da GNR Viana do Castelo, Miguel Branco.

O responsável, que falava aos jornalistas durante uma acção de fiscalização realizada em Viana do Castelo e Caminha, adiantou que desde 15 de Janeiro esta força policial efectuou, em todo o país “7.760 acções de sensibilização que alcançaram 111.522 pessoas”.

O militar adiantou que a fase de sensibilização dos proprietários “superou as expectativas”, com “uma adesão muito grande” às acções promovidas, considerando que essa participação se reflecte em “cada vez mais terrenos limpos”.

Na Amorosa, freguesia de Chafé, em Viana do Castelo, a GNR levantou dois autos de contraordenação – um por falta de limpeza de um terreno situado junto a uma empresa e outro a um aglomerado populacional.

“Este proprietário vai ser autuado porque não tem a gestão de combustível efetuada, nomeadamente a distância das copas está a menos de cinco metros da edificação e a própria distância entre copas é inferior a dez metros”, explicou, referindo-se ao terreno junto da unidade fabril.

Miguel Branco explicou que, após a elaboração do auto de contraordenação, é informada a Câmara Municipal, que “irá notificar o proprietário e dar-lhe um prazo para fazer a limpeza”.

“A partir do dia 01 de junho vai ser verificada, novamente, a situação. Se o proprietário não efetuou a gestão de combustível até 31 de maio vai ser notificado para o pagamento da contraordenação ou para apresentação de defesa para constar no processo de contraordenação”, especificou.

No concelho vizinho de Caminha, na freguesia de Vila Praia de Âncora, Rosa Parente, de 69 anos, tem dois terrenos limpos, mas ao lado o trabalho ainda está por fazer.

“Está cheio de austrálias e não vejo maneira de o limparem. Acho que deviam limpar porque assim não tem muito jeito, uns limparem e outros não”, afirmou, lamentando o custo da limpeza de seis mil metros quadrados.

“O pior foi pagar 800 euros. Onde vamos buscar rendimento destes terrenos para poder pagar? questionou, referindo-se ao abandono a que estão votadas as terras.

“Isto foi estragado com a CEE e outras coisas assim. Pagaram para as pessoas arrumarem com a lavoura. Os pequenos tinham de acabar e deu no que deu”, frisou, lembrando os fogos de outubro do ano passado, que também “lamberam” as suas propriedades.

Os terrenos, acrescentou, estavam limpos, mas quando o fogo “chegar perto, vai tudo”.

Para Rosa Parente, a prevenção de incêndios “passou do oito aos oitenta, por causa das desgraças”.

“Agora fazem isto. Já devia ter sido prevenido há mais tempo”, disse.

Quem não tem mãos a medir é a empresa de Fernando Cunha, de Vila Nova de Cerveira, que “já tem rejeitado algum trabalho”.

O empresário reforçou o número de trabalhadores, “difíceis de encontrar e agora a pedir mais dinheiro”, mas reconheceu que as solicitações “são bastantes” e que “tem sido uma corrida muito grande, para cumprir os prazos”.

A dificuldade em “escoar” a madeira junto das empresas de celulose da região, que “estão superlotadas”, foi outra dos problemas que apontou, até porque também recebem esta matéria-prima da Galiza (Espanha), zona afetada por incêndios florestais no ano passado.

LUSA

PUBLICIDADE
OUVIR A RÁDIO REGIONAL AQUI
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE O SEU COMANTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado.

PUBLICIDADE LINHA CANCRO

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESPORTOPublicado há 5 horas

MARTA SOARES RECUSA-SE A RECEBER CANDIDATURA DE BRUNO DE CARVALHO

O presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting (MAG), Jaime Marta Soares, recusou hoje receber formalmente a lista de...

INTERNACIONALPublicado há 6 horas

RIVAL DA JUVENTUS LANÇA PAPEL HIGIÉNICO COM A CARA DE RONALDO

Em Nápoles, terra do clube rival da Juventus, foi colocado à venda papel higiénico com a foto de Cristiano Ronaldo....

DESPORTOPublicado há 6 horas

PRÉ-ÉPOCA: BENFICA VENCE SWINDON POR 5-0

O Benfica venceu hoje por 5-0 o Swindon Town, que alinha no quarto escalão do futebol inglês, em jogo de...

REGIÕESPublicado há 6 horas

SALÁRIOS EM ATRASO NAS ESCOLAS DE SÃO JOÃO DA MADEIRA

Funcionárias das cantinas escolares de São João da Madeira revelaram hoje que a empresa que assegura refeições à EB1 e...

POLÍTICAPublicado há 6 horas

NOVA LEI: JÁ É POSSÍVEL “CASAR SEM HERDAR”

O parlamento aprovou hoje, em votação final global, a lei que permite que duas pessoas se casem sem se tornarem...

ARTE & CULTURAPublicado há 6 horas

“OS MAIAS” PODERÁ DEIXAR DE SER DE LEITURA OBRIGATÓRIA NAS ESCOLAS

"Os Maias" vão deixar de ser leitura obrigatória no ensino secundário. Mas para além do romance de Eça de Queirós...

JUSTIÇAPublicado há 7 horas

TRIBUNAL COLOCA EM PRISÃO PREVENTIVA 39 SUSPEITOS DOS “HELLS ANGELS”

O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa determinou hoje prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos como medidas de coação...

SOCIEDADEPublicado há 10 horas

UM MILHÃO DE REFEIÇÕES PARA ESCOLAS FORAM “DESPERDIÇADAS”

Quase um milhão de refeições escolares que tinham sido encomendadas foram desperdiçadas porque os alunos faltaram, revela o relatório anual...

INTERNACIONALPublicado há 11 horas

NELSON MANDELA COMPLETAVA HOJE 100 ANOS

O mundo assinala durante este ano o legado de um dos principais líderes mundiais.

INTERNACIONALPublicado há 11 horas

JOVENS TAILANDESES FINALMENTE FALARAM: “FOI UM MILAGRE”

Os rapazes pertencentes a uma equipa de futebol que, juntamente com o seu treinador, ficaram presos mais de duas semanas...

PUBLICIDADE LINHA CANCRO
SERVICOS PRO

AS MAIS LIDAS