Ligue-se a nós

NACIONAL

GOVERNO ADMITE NOVO AUMENTO DE PENSÕES EM 2020

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social admitiu hoje um novo aumento real das pensões em 2020 caso se concretizem as previsões sobre o crescimento da economia e da inflação.

Online há

em

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social admitiu hoje um novo aumento real das pensões em 2020 caso se concretizem as previsões sobre o crescimento da economia e da inflação.

“Tivemos dois anos consecutivos em que a fórmula de cálculo que garante o aumento real das pensões se aplicou à grande maioria dos pensionistas. Os dados macroeconómicos que possuímos apontam para que o mesmo venha a acontecer no próximo ano”, precisou o ministro, ressalvando, contudo, que este cenário está dependente da evolução da economia.

A fórmula de cálculo de aumento das pensões tem por base dois indicadores económicos, designadamente o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e a inflação.

Para que haja uma atualização real das pensões de valor mais baixo (até dois Indexantes de Apoios Sociais – IAS) é necessário que a média da taxa de crescimento média anual da economia dos últimos dois anos, medida no terceiro trimestre, seja superior a 2%.

Com um crescimento do PIB acima dos 2% (como sucedeu nestes últimos dois anos), as pensões até dois IAS aumentam o valor da inflação acrescido de 0,5%.

No Orçamento do Estado para 2019 o Governo apontou para um crescimento do PIB de 2,2% em 2019, mas esta meta deverá ser revista em baixa no Programa de Estabilidade, que será conhecido na segunda-feira.

“Se os valores que estão estimados e que são apresentados por varias organizações se mantiverem em linha com o que está previsto, as expectativas são que continue a haver um aumento real das pensões”, disse o ministro, lembrando que, se tal se concretizar, será o terceiro ano consecutivo de aumento real da maioria das pensões, algo que nunca aconteceu desde que existe uma fórmula de aumento de pensões.

LUSA

3 COMENTÁRIOS

1 COMENTÁRIO

  1. Adriano Monteiro

    10 de Janeiro, 2020 at 15:41

    Os senhores continuam sempre a bater no mesmo erro.
    Pensões até ao valor do ordenado mínimo deveriam ser em percentagem para além deste valor o aumento deveria ser em unidades respeitando-se um número de escalões onde essas unidades poderiam variar.
    Será que um aumento de 1% numa pensão de 200 euros é diretamente proporcional e justo a mesma percentagem de aumento numa pensão de 2000 euros. È só fazer as contas e, vivemos num estado justo e democrático. A democracia e a justiça são pratos fáceis de se comer mas difíceis de se digerir.” Somos todos iguais mas, uns são mais iguais que outros”

  2. anibal crus alves

    15 de Novembro, 2019 at 13:08

    GOSTAVA DE SABER AS REFORMAS 465.00 E 334.00 euros, qual é o aumento dessas reformas

    os meus cumprimentos.

  3. anibal crus alves

    14 de Novembro, 2019 at 17:57

    Gostava de saber as reformas de 465.00 Euros o aumento vai para quanto, quem trabalhou uma vida inteira

    agredecia vai para quanto e as reformas de 334.00

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.