Connect with us

DESPORTO

GOVERNO CRIA O ESTATUTO DE ESTUDANTE-ATLETA

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, anunciou hoje, em Coimbra, que está “fechado” o estatuto do estudante atleta, que era uma ambição “de muitos anos” do desporto universitário.

Datas:

em

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, anunciou hoje, em Coimbra, que está “fechado” o estatuto do estudante atleta, que era uma ambição “de muitos anos” do desporto universitário.

“Não estamos a falar do estatuto do atleta de alto rendimento, que já existe há uns anos, o que estamos a criar é um estatuto para o estudante que é simultaneamente atleta e, não estando propriamente no desporto do alto rendimento, tem uma prática desportiva regular”, explicou.

Falando aos jornalistas à margem da apresentação da missão portuguesa aos Jogos Universitários, que se realizam em Coimbra, de 15 a 18 de julho, João Paulo Rebelo adiantou que o novo estatuto, cuja aprovação está para breve em Conselho de Ministros, vai permitir “facilidades na conciliação das chamadas carreiras duais – a académica e a desportiva”.

Segundo o governante, este estatuto vem dar mais condições a que os estudantes universitários pratiquem desporto e “façam esta conciliação”.

“Convém relevar aqui o facto do próprio ministério da Ciência e Tecnologia e do Ensino Superior reconhecer indiscutivelmente a importância do desporto na formação dos estudantes no ensino superior”, sublinhou.

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto presidiu na tarde de hoje à apresentação da maior missão portuguesa aos Jogos Europeus Universitários, com a participação de cinco centenas de atletas, de 24 clubes e 13 instituições de ensino superior diferente.

De acordo com João Paulo Rebelo, esta competição foi uma “alavanca” para a aprovação do estatuto do estudante atleta, “que é um importante legado destes jogos” e deverá estar aprovado pelo Governo antes do seu início.

Coimbra recebe a quarta edição dos Jogos Europeus Universitários, entre 13 e 28 de julho de 2018, depois da estreia, em 2012, em Córdoba (Espanha), seguindo-se Roterdão (Holanda), em 2014, e Zagreb (Croácia), em 2016.

Terão 13 modalidades (em masculinos e femininos) em competição, o que “nunca aconteceu noutra competição multidesportiva em Portugal” (andebol, badminton, basquetebol, basquetebol 3X3, canoagem sprint, futebol, futsal, judo, remo, râguebi sevens, ténis, ténis de mesa e voleibol).

O evento conta com a participação de mais de quatro mil atletas, de 40 países e 350 universidades, e o apoio de mil voluntários, tendo como principal palco o complexo desportivo do Estádio Universitário, numa organização da Universidade, Associação Académica, Câmara Municipal de Coimbra e Federação Académica de Desporto Universitário.

LUSA

PUBLICIDADE
OUVIR A RÁDIO REGIONAL AQUI
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE O SEU COMANTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado.

PUBLICIDADE LINHA CANCRO

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESPORTOPublicado há 1 dia

NOITE DE “XEQUE-MATE” TRANSMONTANO NO XADREZ DO BESSA (vídeo)

GD Chaves faz "xeque-mate" ao Boavista no xadrez do Bessa. Com esta derrota o Boavista soma apenas 4 pontos em...

REGIÕESPublicado há 1 dia

GAIA: TRABALHADORES DA ESCOLA INÊS DE CASTRO EM GREVE

Os assistentes operacionais da Escola Secundária Inês de Castro, concelho de Vila Nova de Gaia, fizeram esta sexta-feira uma hora...

SOCIEDADEPublicado há 1 dia

ENFERMEIROS “AMEAÇAM” COM MAIS MAIS SEIS DIAS DE GREVE

Os sindicatos dos enfermeiros dão ao Governo até 04 de outubro para responder às suas reivindicações ou avançarão para mais...

SOCIEDADEPublicado há 1 dia

PROFESSORES ENTREGAM PRÉ-AVISO DE GREVE PARA OUTUBRO

Dez estruturas sindicais de professores entregaram hoje um pré-aviso de greve para a primeira semana de outubro, para exigir que...

SOCIEDADEPublicado há 1 dia

TRABALHADORES DA IBERSOL EM GREVE POR MELHORES SALÁRIOS

Cerca de meia centena de trabalhadores da Ibersol manifestaram-se hoje frente à sede do grupo, no Porto, contra a precariedade...

DESPORTOPublicado há 2 dias

SPORTING VENCEU QARABAG NO ARRANQUE LA LIGA EUROPA

O Sporting recebeu e venceu, esta quinta-feira, o Qarabag por 2-0 em partida da primeira jornada do grupo E da...

REGIÕESPublicado há 2 dias

TAXISTAS CONTINUAM CONCENTRADOS CONTRA A NOVA LEI

As associações que representam o setor do táxi consideraram hoje, numa comunicação aos profissionais que se encontram nos Restauradores, em...

JUSTIÇAPublicado há 2 dias

LUCÍLIA GAGO É A NOVA PROCURADORA-GERAL DA REPÚBLICA

Lucília Gago é a nova procuradora-geral da República.

SOCIEDADEPublicado há 2 dias

MARCELO DESPEDE-SE DA VIDA DE PROFESSOR

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, despediu-se hoje da "fascinante aventura" do ensino como professor universitário de direito,...

JUSTIÇAPublicado há 2 dias

DENÚNCIA ANÓNIMA REVELA “SACO AZUL” NO “CASO TANCOS”

Comissão de Defesa recebeu denúncia anónima na véspera da audição da semana passada ao ministro da Defesa sobre o furto...

PUBLICIDADE LINHA CANCRO

AS MAIS LIDAS