RÁDIO REGIONAL
REGIÕES

GRANDE PORTO: MAIS DOIS CASOS DE LEGIONELLA, 14 INTERNADOS E NOVE MORTOS

Mais duas pessoas foram esta segunda-feira diagnosticadas com legionella na região do Grande Porto, elevando para 87 o número de casos identificados desde o início do surto, confirmou fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte).

Um dos pacientes deu entrada no Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde, onde estão agora internadas duas pessoas, das 29 que receberam assistência na unidade, onde se registou duas mortes. O outro caso foi diagnosticado no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, que verificou uma diminuição nos internamentos, que agora são nove, entre as 48 pessoas que deram ali entrada com a doença, tendo se registado sete óbitos. No Hospital de São João, no Porto, que já recebeu 10 pessoas com legionella, continuam internadas três pessoas, sendo que uma está em enfermaria e duas na unidade de cuidados intensivos.

No total, desde o início do surto, em 29 de outubro, 87 pessoas dos concelhos de Matosinhos, Vila do Conde e Póvoa de Varzim contraíram legionella, 14 continuam internadas, e nove morreram devido a complicações associadas a doença.

Desde a semana passada que, por indicação das Autoridades de Saúde, uma das torres de refrigeração da fábrica de laticínios Longa Vida, em Matosinhos, se encontra desligada, tendo nas análises efetuadas na infraestrutura sido detetada a presença de legionella.

Contudo, a empresa diz que “não recebeu informação sobre a correlação entre a presença desta bactéria” nas torres de refrigeração e a origem do surto que atingiu a região do Grande Porto, e garantiu que a deteção desta bactéria “não impacta a qualidade e a segurança dos produtos”. O Ministério Público anunciou a abertura de um inquérito para investigar as causas do surto.

A doença do legionário, provocada pela bactéria Legionella pneumophila, contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

CAMPANHA SOLIDÁRIA EM FARMÁCIAS GARANTE ACESSO A MEDICAMENTOS ESSENCIAIS

Rádio Regional

VIMIOSO: HOMEM DETIDO POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MÃE

Rádio Regional

CCDR NORTE VISITA INVESTIMENTO NA DESCARBONIZAÇÃO DO PORTO DE LEIXÕES

Rádio Regional

PORTUGAL INTEGRA ENSAIO INTERNACIONAL DE NOVA INJECÇÃO CONTRA O CANCRO

Rádio Regional

MATOSINHOS: PONTE MÓVEL DE LEIXÕES ENCERRA TRÊS MESES PARA MANUTENÇÃO

Rádio Regional

ALFÂNDEGA DA FÉ: EX-BOMBEIRO ABSOLVIDO DE 18 CRIMES DE INCÊNDIO

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.