Ligue-se a nós

INTERNACIONAL

GUERRA: ZELENSKY DIZ QUE ‘FALTA LIMPAR 170 MIL KM QUADRADOS’

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse hoje que dos 300.000 quilómetros quadrados minados pelos ocupantes russos no seu país, 170.000 permanecem por limpar, o que considerou essencial para restaurar as condições de vida normal nos territórios libertados.

Online há

em

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse hoje que dos 300.000 quilómetros quadrados minados pelos ocupantes russos no seu país, 170.000 permanecem por limpar, o que considerou essencial para restaurar as condições de vida normal nos territórios libertados.

“Os ocupantes deixam para trás milhares de minas e munições por explodir”, afirmou Zelensky no seu discurso noturno regular.

O Presidente ucraniano disse que as bandeiras ucranianas voltaram a estar hasteadas em 41 locais libertados da ocupação russa, onde casas, instalações sociais, comunicações, estradas, todo o espaço da vida das pessoas estão a ser desminados,

“Eles minam tudo: linhas elétricas, edifícios comerciais, campos, florestas”, afirmou.

“No pico da contaminação por minas na Ucrânia, tínhamos 300.000 quilómetros quadrados de território perigoso”, disse, “agora restam cerca de 170.000 quilómetros quadrados para serem limpos”, acrescentou.

Zelenski agradeceu aos parceiros ocidentais pela implementação de projetos de assistência à desminagem, citando os Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, bem como estruturas da Dinamarca, Noruega, Estónia, Áustria, Polónia, Japão, Suíça, Suécia, Eslováquia e Nações Unidas.

Zelensky disse que a Ucrânia recebeu entre a assistência recebida a primeira e mais eficaz máquina de desminagem, Armtrac 400, que está atualmente a operar na região de Kharkiv.

“Cobre 1,5 hectares em uma hora, garantindo totalmente a desminagem. Em primeiro lugar, limpa o território ao longo das linhas elétricas para que os trabalhadores da energia possam desempenhar as suas funções e restabelecer o fornecimento de energia”, explicou.

As forças da Polícia Nacional Ucraniana, segundo o chefe de Estado, seguem imediatamente os soldados para as áreas libertadas, e hoje entraram em Kalynivske, Bobrovyi Kut, Yevhenivka, Kotsyubynske e Snihurivka.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 13 milhões de pessoas — mais de seis milhões de deslocados internos e mais de 7,8 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa — justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia – foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 6.490 civis mortos e 9.972 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.

INTERNACIONAL

PORTUGAL ELEITO MELHOR DESTINO TURÍSTICO DA EUROPA NOS WORLD TRAVEL AWARDS

Portugal foi eleito o melhor destino turístico da Europa nos World Travel Awards, cuja cerimónia de entrega de prémios decorreu na sexta-feira em Batumi, na Geórgia.

Online há

em

Portugal foi eleito o melhor destino turístico da Europa nos World Travel Awards, cuja cerimónia de entrega de prémios decorreu na sexta-feira em Batumi, na Geórgia.

Na mesma cerimónia, a cidade do Porto foi distinguida como o Melhor Destino Europeu para Escapadela Urbana, o Algarve foi vencedor do Melhor Destino de Praia da Europa, Lisboa foi considerado o Melhor Destino de Cidade da Europa, a Madeira o Melhor Destino Insular da Europa e os Passadiços do Paiva, em Arouca (distrito de Aveiro), como Melhor Atração de Turismo de Aventura.

Além das distinções a cidades e regiões, a companhia aérea TAP venceu nas categorias de Melhor Companhia Aérea Europeia para África e América do Sul, o porto de Lisboa foi o Melhor Porto de Cruzeiros e a DouroAzul venceu na categoria de Melhor Empresa de Cruzeiros Fluviais.

Houve também distinções para vários estabelecimentos hoteleiros, entre os quais o Pestana Porto Santo All-Inclusive, na Região Autónoma da Madeira, que venceu na categoria de Melhor Resort Inclusivo, o Verride Palácio Santa Catarina, em Lisboa, que venceu como Melhor Boutique Hotel.

O prémio de Melhor Resort de Ilha foi para o Saccarum, na Madeira, o Melhor Hotel Monumento foi para o Bairro Alto Hotel (Lisboa), o Melhor Resort ‘Lifestyle’ foi atribuído ao resort de Vale do Lobo, no Algarve, o prémio de Melhor Boutique Hotel de Luxo foi para o Valverde Hotel, em Lisboa, e o Melhor Hotel de Negócios de Luxo foi o Pestana Palace, também em Lisboa.

Já a Melhor Nova Atração Turística foi atribuída ao Quake – Centro do Terramoto de Lisboa, o Melhor Resort de Villas foi para o Dunas Douradas Beach Club, em Almancil (Algarve), o Melhor Resort Desportivo foi o Cascade Wellness, em Lagos, o Melhor Resort de Villa foi para o Martinhal Sagres Beach Family Resort.

O Melhor Hotel em Região Vinícola foi atribuído ao L’And Vineyards, em Montemor-o-Novo (distrito de Évora), o Monte Santo Resort, no Carvoeiro (Algarve) foi considerado Resort Mais Romântico, e o Dark Sky Alqueva (distrito de Évora) venceu o prémio de Turismo Responsável.

LER MAIS

INTERNACIONAL

GUERRA: UNIÃO EUROPEIA PROLONGA PROTEÇÃO DE REFUGIADOS UCRANIANOS

O Conselho da União Europeia (UE) decidiu hoje prolongar até março de 2025 o estatuto de proteção temporária concedido aos ucranianos fugidos da guerra de agressão da Rússia.

Online há

em

O Conselho da União Europeia (UE) decidiu hoje prolongar até março de 2025 o estatuto de proteção temporária concedido aos ucranianos fugidos da guerra de agressão da Rússia.

De acordo com um comunicado do Conselho, os ministros da Administração Interna da UE concordaram “a fim de dar segurança a mais de quatro milhões de refugiados ucranianos” que vivem no bloco dos 27 Estados-membros, em prorrogar “a proteção temporária para as pessoas que fogem da guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia de 04 de março de 2024 para 04 de março de 2025”.

O sistema em vigor confere uma proteção imediata e coletiva (ou seja, sem necessidade de examinar pedidos individuais) às pessoas deslocadas que não estão em condições de regressar ao seu país de origem.

O mecanismo de proteção temporária foi ativado em 04 de março de 2022 — na sequência da invasão lançada pelas forças armadas russas da Ucrânia.

LER MAIS
JORNAL ONLINE
Jornal Audiência
RÁDIO ONLINE
LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
GOLOS: BRAGA X SPORTING


GOLOS: PORTO X AROUCA


GOLOS: GIL VICENTE X BENFICA


GOLOS: RIO AVE X PORTO


RÁDIO REGIONAL: SD | HD





RÁDIO REGIONAL VILA REAL




RÁDIO REGIONAL CHAVES




RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA




RÁDIO REGIONAL MIRANDELA



MUSICBOX


WEBRADIO 100% PORTUGAL




WEBRADIO 100% POP-ROCK




WEBRADIO 100% OLDIES




WEBRADIO 100% LOVE SONGS




WEBRADIO 100% DANCE




WEBRADIO 100% BRASIL




WEBRADIO 100% INSPIRATION


PAGAMENTO PONTUAL


KEYWORDS

MAIS LIDAS