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ECONOMIA & FINANÇAS

HÁ MAIS CLIENTES DA “TELEVISÃO PAGA”

O número de clientes de televisão paga (por subscrição) em Portugal aumentou 3,8% no primeiro trimestre, face a igual período do ano passado, para 3,7 milhões, divulgou hoje a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

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O número de clientes de televisão paga (por subscrição) em Portugal aumentou 3,8% no primeiro trimestre, face a igual período do ano passado, para 3,7 milhões, divulgou hoje a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

No final do primeiro trimestre de 2017 existiam cerca de 3,7 milhões de assinantes do serviço de televisão por subscrição, mais 22 mil do que no trimestre anterior e mais 135 mil (3,8%) do que no período homólogo”, refere o regulador das telecomunicações.

“O crescimento verificado deveu-se, sobretudo, às ofertas suportadas em fibra ótica, cujo número de subscritores aumentou 6,3% em relação ao trimestre anterior e 29,4% em termos homólogos”, adiantou.

Sobre a distribuição dos assinantes pelas várias tecnologias, o serviço por cabo representava mais de um terço (36,6%) do total de clientes, seguido da fibra ótica (30,4%), o xDSL (17,4%) e o DTH (15,6%).

No final de março, a operadora de telecomunicações NOS tinha uma quota de 43,5%, seguida da Meo (Altice), com 38,4%, da Vodafone Portugal, com 13,2%, e da NOWO, com 4,8%.

“A Vodafone foi o prestador que, em termos líquidos, mais assinantes captou no primeiro trimestre”, refere a Anacom.

As receitas do serviço de televisão paga (‘stand-alone’ [oferta apenas de televisão] e pacotes que englobam o serviço) aumentaram 4,9% face ao período homólogo, para cerca de 470 milhões de euros.

“No final de Março, cerca de 15,8% dos lares que dispunham deste serviço tinham acesso a canais ‘premium’ (uma diminuição de dois pontos percentuais face ao período homólogo), enquanto 78,3% dispunham de mais de 80 canais (um aumento de dois pontos percentuais em termos homólogos)”, refere o regulador.

Sobre o nível de utilização das funcionalidades do serviço de distribuição de sinais de televisão paga “diminuiu um ponto percentual no primeiro trimestre deste ano, verificando-se que cerca de 71% dos assinantes utilizaram, pelo menos, uma das funcionalidades disponíveis”.

As gravações automáticas foram o serviço mais usado, seguidas do guia de programação de televisão, dos canais de alta definição e das gravações manuais.

“No primeiro trimestre, cerca de 4,3% dos indivíduos com 10 ou mais anos tinha subscrito serviços de ‘streaming on demand’ (ou seja, Netflix, Fox Play, NPlay ou Amazon Prime Vídeo)”, concluiu.

ECONOMIA & FINANÇAS

PROIBIÇÃO DE CARROS NOVOS A GASÓLEO E GASOLINA AMEAÇA SOBERANIA DA UE

O Tribunal de Contas Europeu alertou que a proibição da venda de automóveis novos a gasolina e a gasóleo a partir de 2035 pode por em causa a liderança europeia, por falta de competitividade sobretudo no fabrico de baterias.

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O Tribunal de Contas Europeu alertou que a proibição da venda de automóveis novos a gasolina e a gasóleo a partir de 2035 pode por em causa a liderança europeia, por falta de competitividade sobretudo no fabrico de baterias.

Num relatório divulgado esta segunda-feira, o Tribunal de Contas Europeu (TCE) destaca um possível choque entre o Pacto Ecológico Europeu e “a soberania industrial” da União Europeia (UE) com a aposta em veículos elétricos.

O TCE constatou que, apesar do grande apoio público, as baterias fabricadas na UE “continuam a custar muito mais do que o previsto”, o que afeta a competitividade dos automóveis elétricos europeus em relação a outros produtores mundiais, podendo também “levar a que os carros elétricos europeus não estejam ao alcance de uma grande parte da população”.

Menos de 10% do fabrico mundial de baterias está sediado na Europa, destaca o texto, sendo a grande maioria produzida na China.

O setor das baterias da UE depende das importações de recursos de países de fora, com os quais o bloco não tem os devidos acordos comerciais: 87% do lítio em bruto provém da Austrália, 80% do manganês da África do Sul e do Gabão, 68% do cobalto da República Democrática do Congo e e 40% da grafite da China, refere a instituição.

O TCE alerta ainda que as infraestruturas de carregamento de veículos ainda levantam muitos obstáculos, quer pela escassez de oferta, quer pela falta de um meio harmonizado de pagamento.

Perante a dificuldade encontrada em reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) no setor rodoviário e o fraco desenvolvimento dos biocombustíveis, a UE aposta nos veículos elétricos como a melhor alternativa possível.

Reduzir ou eliminar as emissões de CO2 dos carros de passageiros é um elemento essencial da estratégia europeia para o clima, cujo objetivo é chegar às zero emissões líquidas de GEE até 2050, ano em que a UE deverá atingir a neutralidade carbónica.

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ECONOMIA & FINANÇAS

QUASE 77 MIL EUROS EM COIMAS DEVIDO A PUBLICIDADE ENGANOSA ENTRE 2020 E 2024

A Direção-Geral do Consumidor (DGC) aplicou coimas no valor de 76.900 euros a supermercados devido a publicidade enganosa entre 2020 e 2024, na sequência de 126 processos de averiguação, informou hoje a entidade.

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A Direção-Geral do Consumidor (DGC) aplicou coimas no valor de 76.900 euros a supermercados devido a publicidade enganosa entre 2020 e 2024, na sequência de 126 processos de averiguação, informou hoje a entidade.

Os processos foram instaurados na sequência de denúncias e queixas apresentadas tanto por consumidores no livro de reclamações como por outros agentes económicos.

No setor dos supermercados resultaram 35 processos de contraordenação devido a publicidade enganosa, em especial a promoções não efetuadas pelo preço anunciado.

A Direção-Geral do Consumidor também aplicou duas medidas cautelares que determinaram a suspensão imediata de duas campanhas publicitárias.

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