Connect with us

ECONOMIA & FINANÇAS

HÁ MAIS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS EM PORTUGAL

Em 31 de Março, o emprego na administração pública situava-se em 674.379 postos de trabalho.

Datas:

em

O número de funcionários públicos subiu 0,8% no primeiro trimestre de 2018, face ao mesmo período de 2017 e ao último trimestre do ano passado, para os 674.379, revelam estatísticas oficiais divulgadas hoje.

Os dados integram a Síntese Estatística do Emprego Público (SIEP) referente ao primeiro trimestre deste ano, publicada pela Direção Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP).

Em 31 de março, o emprego na administração pública situava-se em 674.379 postos de trabalho, o que representa um aumento de 0,8% face ao mesmo período de 2017 (mais 5.138 postos de trabalho).

Comparando com o último trimestre do ano passado, o emprego na administração pública aumentou 5.048 postos de trabalho (0,8%), influenciado pelo crescimento de 0,8% do emprego na administração central, que ficou com mais 4.069 funcionários.

Os ministérios da Educação, da Saúde e da Administração Interna e o Setor Empresarial do Estado apresentarem o maior contributo para este aumento, com mais 4.120 postos de trabalho.

Segundo os dados de entradas e saídas ao longo do primeiro trimestre deste ano, registou-se neste período um saldo líquido positivo de 5.048 postos de trabalho, com um total de entradas na administração pública de 17.261 e de 13.192 saídas.

O valor da remuneração base média mensal dos trabalhadores da administração pública era de 1.465,7 euros em janeiro de 2018, correspondendo a uma subida de 0,4% face a outubro de 2017 e de 0,6% comparando janeiro de 2017.

A subida salarial está relacionada com a “entrada e saída de trabalhadores com diferentes níveis remuneratórios”, com a atualização do salário mínimo nacional e com o início do processo faseado de descongelamento de carreiras, justificou a DGAEP.

Em janeiro deste ano o ganho médio mensal (que inclui suplementos) era de 1.705,8 euros, indiciando uma subida trimestral de 0,8% e de 1,4% em termos homólogos.

Desde dezembro de 2011, o emprego público registou uma quebra de 7,3%, correspondente à redução de 53.406 postos de trabalho, revelou ainda o documento.

PUBLICIDADE
OUVIR A RÁDIO REGIONAL AQUI
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE O SEU COMANTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado.

PUBLICIDADE LINHA CANCRO

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESPORTOPublicado há 10 horas

SOUSA SINTRA: “É TUDO UMA PALHAÇADA”

O presidente da SAD do Sporting, Sousa Cintra, deixou hoje patente a sua saturação em relação ao presidente destituído do...

REGIÕESPublicado há 16 horas

DRONE INSTALOU A CONFUSÃO NO AEROPORTO DO PORTO

As operações no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, estiveram suspensas cerca de 40 minutos ao início da tarde de...

ECONOMIA & FINANÇASPublicado há 16 horas

CRÉDITO AUTOMÓVEL DISPAROU 20% EM JUNHO

Os novos créditos ao consumo automóvel e pessoal cresceram cerca de 20% em junho em termos homólogos e atingiram, em...

DESPORTOPublicado há 16 horas

DESPORTIVO DE CHAVES QUER “REDIMIR-SE” DA GOLEADA PORTISTA

O Desportivo de Chaves quer "limpar a imagem" da goleada sofrida frente ao FC Porto, e somar a primeira vitória...

SOCIEDADEPublicado há 16 horas

HÁ MAIS ANIMAIS ABANDONADOS EM PORTUGAL

A Ordem dos Veterinários alertou hoje para o aumento de animais abandonados e realojados em centros de recolha, admitindo estar...

SOCIEDADEPublicado há 16 horas

SINDICATOS RECLAMAM “ÊXITO” DA GREVE DOS ENFERMEIROS

A greve dos enfermeiros, que durou cinco dias e termina hoje, teve uma adesão de 95%, foi um "êxito" e...

ARTE & CULTURAPublicado há 1 dia

MORREU ARETHA FRANKLIN AOS 76 ANOS

A cantora norte-americana Aretha Franklin, considerada a “Rainha da Soul”, morreu hoje, aos 76 anos, anunciou a sua agente.

REGIÕESPublicado há 1 dia

MONCHIQUE: 70 CASAS ARDERAM, 30 DE PRIMEIRA HABITAÇÃO

O presidente da Câmara de Monchique, Rui André, quantificou esta quinta-feira em 30 o número de primeiras habitações danificadas pelo...

CIÊNCIA & TECNOLOGIAPublicado há 1 dia

DESCODIFICADO O GENOMA DO TRIGO APÓS ANOS DE INVESTIGAÇÃO

Uma descrição detalhada do genoma do trigo foi hoje publicada na revista Science, permitindo no futuro produzir novas variedades do...

SOCIEDADEPublicado há 2 dias

O CALOR ESTÁ DE VOLTA E O ALERTA AMARELO TAMBÉM

A partir da manhã de sábado, catorze distritos vão estar com aviso amarelo devido ao tempo quente, de acordo com...

PUBLICIDADE LINHA CANCRO
SERVICOS PRO

AS MAIS LIDAS