HACKERS DIVULGAM DADOS PESSOAIS DE ACTORES

Os “hackers” responsáveis pelo ataque informático à HBO publicaram na internet os números de telemóveis e emails de vários atores da série. Exigem um resgate para não divulgar mais informações.

O jornal The Guardian noticia que entre a informação roubada à HBO estão vários episódios e guiões de “A Guerra dos Tronos” e também de outras séries como “Ballers” e “Room 104”, emails e outros documentos.

Alegadamente, acrescenta o diário britânico, dos 1.5 terabytes de informação roubada, os piratas informáticos só terão publicado ainda 3.5 gigabytes. Informação que vale um pedido de resgate de cinco milhões de euros em bitcoins à HBO.

A principal vítima dos “hackers” é a série mais vista e pirateada de sempre. Foram divulgados o guião do quinto episódio, números pessoais de telemóveis e emails de alguns atores como Peter Dinklage, Lena Headey e Emilia Clark. Mas a Bloomberg acrescenta que os “hackers” têm também informações sobre ofertas de emprego a executivos de topo, planos de negócio, quase 38 mil e-mails e guiões de mais episódios de “A Guerra dos Tronos”.

A mensagem com o pedido de resgate foi enviada em vídeo ao diretor executivo da HBO e não deixa margem para dúvidas: se a HBO não pagar o equivalente a seis meses do salário dos “hackers” em bitcoins, mais informação será revelada na internet para todos poderem ler.

No vídeo com cinco minutos, os piratas dizem ainda que apenas aceitam negociar com Richard Plepler, que a HBO é o 17º alvo e que, até agora, apenas três alvos recusaram pagar. A Bloomberg avança que os “hackers” afirmam ganhar entre 12 a 15 milhões de dólares por ano (entre 10 a 13 milhões de euros) através de chantagem a organizações e empresas.

A HBO já fez saber que está a trabalhar com as autoridades e especialistas em segurança para investigar a origem do ataque.

Cláudia Arsérnio/TSF

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.