RÁDIO REGIONAL
INTERNACIONAL

HACKERS ‘EXIGEM’ RESGATE DE 10 MILHÕES PELOS DADOS MÉDICOS DE AUSTRALIANOS

Piratas informáticos responsáveis por um ataque à seguradora australiana Medibank disseram ter exigido 9,7 milhões de dólares norte-americanos (9,6 milhões de euros) para não divulgarem dados médicos de clientes.

O grupo, que usa o nome de “Extortion Gang” (Gangue da Extorsão), indicou ter sido exigido um dólar (0,99 cêntimos de euro) pelo registo roubado de cada um dos 9,7 milhões de clientes atuais e antigos do Medibank.

O grupo divulgou na `dark web` dados clínicos de centenas de clientes que se submeteram a interrupção de gravidez e avisou que vai continuar a revelar informação médica privada até receber o resgate.

Dados clínicos de pacientes seropositivos ou toxicodependentes foram algumas das informações já expostas na quarta-feira, juntamente com identidade, números de passaporte, datas de nascimento, endereços e informações médicas.

O diretor executivo da Medibank, David Koczkar, condenou a libertação da informação: “a utilização de informações privadas das pessoas como armas, num esforço para extorquir pagamento é maliciosa e é um ataque aos membros mais vulneráveis da nossa comunidade”.

A ministra da Segurança Cibernética australiana, Clare O`Neil, cliente do Medibank, descreveu o ataque a mulheres que interromperam a gravidez como “moralmente repreensível”.

A Medibank e os serviços governamentais estão prontos para apoiar todos os clientes que precisem, mesmo que ocorra uma “grande divulgação de dados”, acrescentou O`Neil.

Inicialmente, os piratas terão ameaçado expor diagnósticos e tratamentos de clientes famosos, a menos que fosse pago um resgate de um valor não divulgado.

Por seu lado, a Medibank considerou existir uma “hipótese limitada” do resgate impedir a publicação dos dados.

A Medibank atualizou a estimativa do número de pessoas afetadas pelo ataque informático, passando de quatro milhões, há duas semanas, para 9,7 milhões, esta semana.

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

SL BENFICA: CIRCATI É O DEFESA MAIS CARO DA HISTÓRIA DO BENFICA

Rádio Regional

CRIME: 66% DOS PORTUGUESES JÁ FORAM ALVO TENTATIVA DE FRAUDE

Rádio Regional

DETIDAS 23 PESSOAS POR FRAUDE INFORMÁTICA DE 67 MILHÕES DE EUROS

Rádio Regional

REDES SOCIAIS PREJUDICAM O BEM-ESTAR DE 25% DOS PORTUGUESES

Rádio Regional

MUNDIAL 2026: AUSTRÁLIA EMPATA COM PARAGUAI E SEGUE PARA OS “16 AVOS”

Rádio Regional

PGR ALERTA PARA BURLA TELEFÓNICA EM NOME DA PLATAFORMA PAYPAL

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.