RÁDIO REGIONAL
INTERNACIONAL

HACKERS RUSSOS ATACAM AGÊNCIA CIENTÍFICA ESPANHOLA

nbsp| RÁDIO REGIONAL

O Conselho Superior de Investigações Científicas de Espanha foi alvo de um ataque informático nos dias 16 e 17 de julho, existindo a suspeita de que a ação teve origem na Rússia, disse hoje o Governo espanhol.

Apesar de ainda não haver relatório final da investigação desencadeada pelas autoridades espanholas, “os peritos assinalam que a origem do ciberataque é a Rússia”, lê-se num comunicado do Ministério da Ciência, que tutela o Conselho Superior de Investigações Científicas, um organismo estatal que promove a ciência e a tecnologia e que integra mais de cem centros de investigação de todo o país.

“Até à data, não se detetaram perdas ou sequestro de informação sensível ou confidencial”, acrescenta a mesma nota.

Segundo as autoridades espanholas, o ataque foi similar a outros que tiveram como alvo centros de investigação noutros países, como o Instituto Max Planck (alemão) ou a agência espacial norte-americana NASA.

O ataque foi detetado no dia 18 de julho e, dentro dos protocolos internacionais previstos para estes casos, foram cortados acessos às redes informáticas de diversos centros de investigação em Espanha, de forma “a atalhar o incidente e garantir que o ataque não se estende aos centros não diretamente afetados”, explica o Ministério da Ciência espanhol na mesma nota.

Os acessos às redes informáticas estão a ser progressivamente reabertos, processo que deve estar concluído “nos próximos dias”, segundo o mesmo comunicado, que garante que o Conselho Superior de Investigações Científicas de Espanha é alvo de pelo menos 260.000 ataques informáticos diariamente, que evita com os “múltiplos mecanismos de segurança” de que dispõe.

VEJA AINDA:

PORTO: PSP CONFIRMA AUMENTO DA CRIMINALIDADE GRAVE EM 2021

Lusa

PORTUGAL JÁ CONCEDEU 49.405 PROTEÇÕES TEMPORÁRIAS A UCRANIANOS

Lusa

CRIPTOMOEDAS: PLATAFORMA HODLNAUT SUSPENDEU LEVANTAMENTOS E DEPÓSITOS

Lusa

MÁRIO FERREIRA ENTRA NA HISTÓRIA COMO PRIMEIRO PORTUGUÊS A IR AO ESPAÇO

Lusa

GOVERNO VAI SIMPLIFICAR OS PEDIDOS DE EMISSÃO DE CERTIFICADO CRIMINAL

Lusa

HOMEM E MULHER DETIDOS POR SUSPEITA DE FOGO EM GUIMARÃES E PÓVOA DE LANHOSO

Lusa