RÁDIO REGIONAL
NACIONAL

INCÊNDIOS: BEATAS DE CIGARRO CAUSARAM 17% DA ÁREA ARDIDA EM 2025

Cerca de 48 mil hectares de território nacional arderam no ano passado devido a beatas de cigarros mal apagadas ou atiradas pela janela de veículos. O valor representa mais de 17% da área total ardida em Portugal, fixando a percentagem mais elevada dos últimos 25 anos por esta causa.

Segundo os dados do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais, a negligência continua a ser um fator crítico, com a maioria dos incêndios a ter origem em fumadores ao volante. Dos quase 300 fogos provocados por beatas em 2025, 188 começaram quando o cigarro foi lançado de um automóvel.

As autoridades alertam para um risco acrescido na região Centro, onde a acumulação de madeira e destroços de tempestades recentes aumenta a vulnerabilidade do território.

Perante este cenário, a Guarda Nacional Republicana reforça o apelo à limpeza urgente de terrenos, recordando que a gestão de combustível florestal é uma obrigação legal dos proprietários. O incumprimento destas normas poderá levar à intervenção direta da GNR, num ano em que a atenção é redobrada para evitar que comportamentos negligentes voltem a devastar a floresta nacional.


Redação

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

ULS DO NORDESTE REALIZA PRIMEIRA CIRURGIA ROBÓTICA À COLUNA

Rádio Regional

DCIAP ESTÁ A RECEBER VÁRIAS DENÚNCIAS CONTRA LUÍS NEVES

Rádio Regional

DEPENDÊNCIA EXTERNA CEREALÍFERA AMEAÇA PORTUGAL COM RUTURA

Rádio Regional

IPMA PREVÊ SUBIDA ACENTUADA DE TEMPERATURAS ATÉ 42 GRAUS

Rádio Regional

ADEPTOS DO FC PORTO BARRADOS EM VISEU POR VENDA PARALELA DE BILHETES

Rádio Regional

SPORTING CONTRATA KAIQUE PEREIRA AO PALMEIRAS ATÉ 2031

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.