RÁDIO REGIONAL
NACIONAL

INCÊNDIOS PODERÃO TER ORIGEM CRIMINOSA

nbsp| RÁDIO REGIONAL

O presidente da Liga dos Bombeiros garante que o incêndio de Pedrógão Grande, em Leiria, já estava activo há cerca de duas horas quando ocorreu a trovoada seca. Para Jaime Marta Soares é evidente que o fogo teve “origem criminosa”.

Esta convicção do presidente da Liga dos Bombeiros (LB) foi deixada por Jaime Marta Soares no Fórum da TSF, nesta quarta-feira de manhã, e contraria aquela que é a versão oficial para a origem do grande incêndio que ainda não foi extinto.

As autoridades avançaram que o fogo terá sido causado por uma trovoada seca.

“Eu tenho para mim, até prova em contrário, de que o incêndio teve origem em mão criminosa“, considera porém Jaime Marta Soares.

“O incêndio já estava a decorrer há cerca de duas horas quando, efectivamente, se deu esse problema com raios que provocaram um conjunto de ignições a acrescer àquele incêndio que já era de uma violência extraordinária”, nota este responsável.

A TSF apurou, entretanto, que a Polícia Judiciária quer ouvir Marta Soares a propósito destas declarações. Analisando a dimensão da tragédia e as críticas que surgiram à actuação das autoridades, o presidente da LB assume, também na TSF, que “há coisas que podiam ter sido diferentes”.

“A LB vai exigir uma análise detalhada sobre todas as questões”, realça Marta Soares, frisando que “nada pode ser como dantes”.

Quanto às alegadas falhas no sistema de comunicações, que terão impedido uma mais pronta e melhor actuação no combate ao incêndio que provocou 64 mortes, o presidente da LB refere que esse facto não pode servir de “desculpa” para tudo.

“Há outros meios complementares que ajudam”, nota Marta Soares, referindo porém que é preciso que se faça “uma análise em profundidade para ver o que falhou para que, no futuro, seja corrigido porque não se pode, num momento de um sinistro com esta dimensão, estar a inventar“.

VEJA AINDA:

INCÊNDIOS: PARQUE NATURAL DA ESTRELA VAI LEVAR DÉCADAS A RECUPERAR – QUERCUS

Lusa

PORTO: TROTINETES CIRCULAM POR ZONAS PEDONAIS PROIBIDAS

Lusa

VILA REAL: JUDICIÁRIA DETEVE TRÊS SUSPEITOS DE ATEAR 16 INCÊNDIOS – MONTALEGRE

Lusa

VILA POUCA DE AGUIAR: APICULTORES PREOCUPADOS COM ANOS SUCESSIVOS DE BAIXA PRODUÇÃO

Lusa

ALMANCIL: CORPO DA DESAPARECIDA SANDRA ANDRADE ENCONTRADO EM QUARTEIRA

Lusa

VILA REAL: CHUVA E TROVOADA PROVOCA QUEDA DE ÁRVORES E INCÊNDIOS

Lusa