Com a descida das temperaturas, o INEM lançou um alerta à população sobre os perigos da má utilização de lareiras e braseiras. O principal risco é a intoxicação por monóxido de carbono, um gás invisível e inodoro que pode ser fatal se inalado em grandes quantidades em espaços fechados.
Os sintomas de intoxicação incluem dores de cabeça, náuseas e sonolência. Em caso de suspeita, o INEM recomenda o arejamento imediato do local, o desligue da fonte de calor e o contacto com o 112 ou o CIAV.
Além da intoxicação, as autoridades alertam para o risco elevado de queimaduras, especialmente em crianças, idosos e doentes acamados. O Instituto apela a uma utilização segura dos sistemas de aquecimento para evitar tragédias durante o inverno.

