RÁDIO REGIONAL
NOTÍCIAS

IRS VAI SER “DIABÓLICO”

ENTREGA DE IRS PROMETE SER UMA CONFUSÃOnbsp| RÁDIO REGIONAL

A obrigatoriedade de os contribuintes validarem as facturas que pretendem deduzir no IRS no sistema e-factura vai provocar o caos na próxima entrega das declarações deste imposto.

É o que prevê o bastonário da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), Domingues Azevedo, que salienta que o sistema “é uma confusão diabólica que não faz sentido”, em declarações à TSF.

Os contribuintes vão ter que validar as respectivas facturas no portal e-factura e aqueles que já o tinham feito estão obrigados a rever as facturas já validadas, por causa de alterações no CAE de algumas empresas.

Domingues Azevedo vaticina que a entrega de despesas de IRS será “muito complicada” e que vai causar “muitos problemas quando os contribuintes forem enviar as declarações”.

O bastonário da OCC considera ainda que o problema vai afectar qualquer “cidadão normal” e não apenas os mais idosos, pouco habituados a computadores.

Por isso, Domingues Azevedo apela ao governo de António Costa para que faça “a diferença” e tenha “maior sensatez”, adiando para o próximo ano “o sistema de indexação por código de actividade”.

VEJA AINDA:

ISP DESCE NA GASOLINA COM ALÍVIO DE 24 CÊNTIMOS E MANTÉM-SE NO GASÓLEO

Lusa

PORTUGAL TEM O MAIOR CRESCIMENTO ECONÓMICO DA UE NO 1º TRIMESTRE DE 2022

Lusa

ASAE RECEBEU 400 DENÚNCIAS SOBRE PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS

Lusa

CRISE: INFLAÇÃO EM 7,2% É O VALOR MAIS ALTO NOS ÚLTIMOS 29 ANOS

Lusa

GUERRA: EMBARGAR PETRÓLEO RUSSO GOLPEIA FINANCIAMENTO DO KREMLIN

Lusa

EXPORTAÇÕES DE VINHOS PORTUGUESES SOBEM 2,5% ATÉ MARÇO PARA 212 MILHÕES

Lusa