Ligue-se a nós

ARTE & CULTURA

IVETE SANGALO É CABEÇA DE CARTAZ DE 27 DE MAIO DO NORTH FESTIVAL

Além de Robbie Williams, 28 de maio conta com nomes como Pedro Abrunhosa, The Black Mamba, Tiago Nacarato, Shaka Lion e Yen Sung

Online há

em

Pela primeira vez em mais de uma década, o “furacão da Bahia” está de regresso à Invicta, com uma participação inédita no North Festival. Ivete Sangalo, um dos nomes mais sonantes da música brasileira, é a estrela maior do cartaz de sábado, dia 27 de maio. A artista junta-se, assim, a Ana Castela – neste momento, a artista mais ouvida no Spotify Brasil – e a Gustavo Mioto (nomes já anunciados) num dia que dará aos festivaleiros a oportunidade de desfrutar dos melhores ritmos e energia que o Brasil tem para oferecer. A organização apresenta, para já, um cartaz de luxo, com três das maiores estrelas do panorama musical brasileiro.


Ivete Sangalo: Três décadas do “furacão”

Um dos maiores ícones do Brasil, Ivete Sangalo promete uma atuação única, marcada pela alegria que a caracteriza. Este será o reencontro com o Porto, 10 anos depois, sendo que o público poderá esperar um espetáculo imersivo, que aposta na componente sensorial através da combinação dos elementos visuais com a música. “Tudo Colorido” é o nome da mais recente tour da artista, que promete brindar o público com temas do seu mais recente álbum, “Onda Boa”, cujo processo de gravação e bastidores foram apresentados na série documental “Onda Boa com Ivete”, da HBO Max.

Além de “Mexe a Cabeça”, “Onda Poderosa”, “Embaraça no Beijo”, “Tá Solteira, Mas Não Tá Sozinha”, os festivaleiros poderão contar, ainda, com alguns dos clássicos que marcaram a carreira da cantora como “Sorte Grande”, “Flor Reggae”, “Tempo De Alegria” e, claro, os sucessos do Tempo de banda Eva. Aos 50 anos – os 51 serão comemorados precisamente a 27 de maio, dia em que sobe ao palco do North Festival, a festa está garantida. A celebração dos 30 anos de carreira e dos 25 milhões de álbuns vendidos são razões que fazem deste um espetáculo imperdível.


Pedro Abrunhosa, The Black Mamba e Tiago Nacarato

O dia 28 de maio, que tem Robbie Williams como cabeça de cartaz, recebe em palco Pedro Abrunhosa, The Black Mamba e Tiago Nacarato, artistas que farão a música portuguesa brilhar. Depois de integrar o cartaz da primeira edição do North Festival, Pedro Abrunhosa – um dos artistas mais acarinhados pelo público português e, concretamente, o nortenho – está de volta ao palco que celebra a música com vista para o Douro. The Black Mamba e Tiago Nacarato estreiam-se na edição de 2023 do festival, numa noite que ficará marcada pela primeira atuação de Robbie Williams na cidade do Porto.


Pedro Abrunhosa: O regresso à Alfândega do Porto

Pedro Abrunhosa é um nome que dispensa apresentações para o público português – em particular, para o público nortenho. O cantor, que hoje se afirma como um ícone da cena musical da cidade do Porto, leva a sua música – caracterizada por uma escrita forte, que não deixa a audiência indiferente – aos quatro cantos do mundo, em digressões, por festivais nacionais e internacionais, a solo ou acompanhado –, destacando-se, aqui, o grupo Comité Caviar, reunido por Pedro Abrunhosa em 2010. Temas como “Tudo o Que Eu te Dou”, “Eu Não Sei Quem te Perdeu”, “Momento”, ou “Para os Braços da Minha Mãe” ficaram na memória dos portugueses e conquistaram fãs por todo o globo. Mais recentemente, em 2022, lançou o tema “Que o Amor te Salve Nesta Noite Escura”, uma homenagem à resistência dos cidadãos e militares ucranianos. Vencedor de inúmeros prémios, entre os quais três Globos de Ouro, Pedro Abrunhosa continua a conquistar o público e, em 2023, está de regresso ao North Festival.


The Black Mamba: Blues à moda portuguesa

Em 2021, milhões de pessoas por todo o mundo ouviram, pela primeira vez, o som enérgico dos The Black Mamba – com o tema “Love is On My Side” –, banda portuguesa que representou Portugal na Eurovisão e que fez com que o grupo ganhasse novos fãs. O sucesso da banda remonta, contudo, a 2010, ano da sua formação e em que o grupo conquista audiências a nível nacional e internacional com ritmos blues, soul e funk, sem nunca esquecer a influência da música portuguesa. Com uma discografia composta por quatro álbuns – o último, “Last Night in Amsterdam”, foi lançado em 2022 e inclui temas como “Love is On My Side, “Crazy Nando” e “Sweet Amsterdam” –, os The Black Mamba têm vindo a ganhar espaço na indústria da música: na edição de 2022 dos prémios Vodafone Play receberam a distinção de “Melhor Grupo”.


Tiago Nacarato: Entre Portugal e o Brasil

Desde cedo que a paixão pela música se manifestou para Tiago Nacarato. Depois de investir na sua formação musical, o cantautor, natural do Porto e filho de pais brasileiros, juntou-se à Orquestra Bamba Social – um grupo de luso-brasileiros residentes no Porto, que presta tributo aos clássicos da música brasileira – como vocalista. Durante a participação no “The Voice Portugal”, em 2017, Tiago Nacarato também homenageou as suas raízes. Na “prova cega” – cujo vídeo conta com mais de 30 milhões de visualizações no YouTube –, cantou o tema “Onde Anda Você”, de Vinicius de Moraes e Toquinho.

Com o disco de estreia “Lugar Comum”, editado em 2019, e que inclui temas “A Dança” ou “Só Me Apetece Dançar”, o artista portuense deu vários concertos no Brasil e atuou em alguns dos maiores palcos nacionais. Em 2022, o segundo álbum de originais, “Peito Aberto”, também lhe valeu concertos em palcos internacionais, assim como o prémio Andrea Parodi para “Albo D’Oro” (Álbum de Ouro).


Shaka Lion e Yen Sung: O melhor da música eletrónica portuguesa

O cartaz do último dia, 28 de maio, ganha forma no espaço clubbing com os DJs Shaka Lion e Yen Sung, que prometem animar o festival de forma eletrizante no palco clubbing.
Nascido no Brasil, criado no Barreiro e residente em Lisboa, Shaka Lion tem vindo a ganhar destaque, nos últimos anos, no panorama da música eletrónica nacional. O DJ usa o set up como próprio instrumento, criando edits e remixes ao vivo que cativam o público nas residências no “Musicbox” e “Lux Frágil”. Venceu o concurso internacional “Daily Paper x Havana Club” e já conquistou gigs nos quatro cantos do mundo, incluindo sets para a “NTS Radio” e para a “Beats 1” (Apple Music) – este último por intermédio da sua “família sonora”, a “Soulection”, baseada em Los Angeles.

Já Yen Sung é uma pioneira no universo da música eletrónica. No início da década de 90, quando ainda não era usual vislumbrar mulheres na mesa de mistura, a DJ – que nasceu em Moçambique e veio para Portugal com sete anos – abriu caminho e tocou sets um pouco por todo o país. Conhecida pela capacidade de combinar o passado e o presente, Yen Sung integrou os Da Weasel e fez do “Lux Frágil” a sua principal residência. Já levou a sua música, que combina influências de variados géneros musicais – soul, R&B, hip hop ao funk e techno são apenas alguns – a prestigiadas pistas de dança dentro e fora do país e a rádios como a “XFM”, a “Lux Sagres FM” ou a “Oxigénio”.


North Festival: Música com vista para o Douro

A celebrar a sua quinta edição, o North Festival promete demonstrar, mais uma vez, porque é uma referência no panorama cultural português, pelas experiências únicas que proporciona. Em 2023, o evento vai continuar a reforçar a sua relação com o público, trazendo – para além de um cartaz eclético, que conta com alguns dos maiores nomes da música nacional e internacional – muitas novidades. Através da VIP Experience, os festivaleiros terão, além de uma vista privilegiada para o palco, acesso a um espaço exclusivo – este ano, com uma imagem renovada. Do palco sunset, o lugar ideal para passar um fim de tarde com os amigos, às experiências gastronómicas e bares personalizados, passando pelos passeios de barco – sempre com o rio Douro como cenário de fundo –, esta experiência premium promete unir a música ao bom ambiente. No recinto, os festivaleiros poderão encontrar um food court e um espaço lounge, que inclui, entre muitas outras surpresas, barbeiros, tatuadores e maquilhadoras.


Os bilhetes estão à venda em https://www.northmusicfestival.com/, podendo também ser adquiridos nas lojas físicas Fnac, CTT, Worten e Serveasy. Os bilhetes para o segundo dia de festival, 27 de maio – com Ivete Sangalo, Ana Castela e Gustavo Mioto – têm um custo de 55 euros, já com taxas incluídas. Para o terceiro dia do festival, 28 de maio – com Robbie Williams, Pedro Abrunhosa, The Black Mamba e Tiago Nacarato –, o valor dos ingressos é de 95 euros, com taxas incluídas.

Já a VIP Experience tem um custo de 150 euros, com taxas incluídas, no dia 27, e de 250 euros, com taxas incluídas, no dia 28. A VIP Experience inclui, além de acesso exclusivo, vista privilegiada para o palco e para o Rio Douro. É nesta zona que se encontra o palco sunset, espaço que, este ano, conta com uma nova imagem e configuração e que terá, ainda, catering e bares personalizados e casas de banho restritas, de forma a assegurar o máximo conforto e segurança. Esta experiência premium dará, igualmente, acesso aos já conhecidos passeios de barco. O alinhamento para o primeiro dia do North Festival, 26 de maio, promete, também, muitas surpresas e será anunciado em breve.

 

ARTE & CULTURA

CINEMAS PORTUGUESES COM O MELHOR MÊS DE MARÇO EM RECEITAS DESDE 2018

Os cinemas portugueses atingiram 6,2 milhões de euros em receitas em março, uma subida de 46,3% face ao homólogo de 2023 e o melhor valor desde março de 2018, anunciou hoje o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).

Online há

em

Os cinemas portugueses atingiram 6,2 milhões de euros em receitas em março, uma subida de 46,3% face ao homólogo de 2023 e o melhor valor desde março de 2018, anunciou hoje o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).

No entanto, o número de espectadores necessário para chegar ao valor alcançado em março deste ano é menor do que o registado em março de 2018. Se em março de 2018 os cinemas nacionais registaram 6,3 milhões de euros em receitas com 1,2 milhões de entradas, em março deste ano os 6,2 milhões de euros foram conseguidos com 946 mil espectadores.

No acumulado de 2024, as salas de cinemas registaram 16,6 milhões de euros em receitas, 17,4% acima do valor arrecadado no primeiro trimestre de 2023, com 2,7 milhões de espectadores, mais 14,6% do que no ano passado.

A lista de mais vistos do mês de março é encabeçada pelo segundo capítulo da saga “Duna”, de Denis Villeneuve, com mais de 258 mil bilhetes vendidos desde a estreia, em 29 de fevereiro, seguindo-se “O Panda do Kung Fu 4”, de Mike Mitchell e Stephanie Stine, “Bob Marley: One Love”, de Reinaldo Marcus Green, o novo Godzilla contra King Kong, de Adam Wingard, e “Caça Fantasmas: O Império do Gelo”, de Gil Kenan.

O filme português mais visto do ano até março é “A Semente do Mal”, de Gabriel Abrantes, que foi visto por 16.827 pessoas e somou 102 mil euros de receita.

LER MAIS

ARTE & CULTURA

PORTO: CONCERTOS PROMENADE REGRESSAM AO COLISEU

A nova temporada dos Concertos Promenade do Coliseu do Porto, um ciclo de concertos comentados para famílias, inicia-se no próximo domingo e prolonga-se até novembro, com um programa que abordará Tchaikovsky, Gershwin, Ravel e A Garota Não.

Online há

em

A nova temporada dos Concertos Promenade do Coliseu do Porto, um ciclo de concertos comentados para famílias, inicia-se no próximo domingo e prolonga-se até novembro, com um programa que abordará Tchaikovsky, Gershwin, Ravel e A Garota Não.

No total serão seis concertos “muito especiais”, o primeiro dos quais já no domingo com o Pulsat Percussion Group que apresenta “… Até ao Mar”, uma viagem musical baseada na curta-metragem infantil “Paddle to the Sea”, que será exibida ao longo do concerto, refere a organização em comunicado.

“Paddle to the Sea”, de Bill Mason, é uma jornada pelo mundo aquático e “um verdadeiro hino à natureza”, chamando a atenção dos mais novos para a ecologia.

O segundo concerto, “Canções da Liberdade”, acontece na semana em que se assinalam os 50 anos do 25 de Abril e é sob inspiração da Revolução dos Cravos que a Orquestra de Jazz de Espinho lançou o repto a oito compositores para criar “obras inéditas sobre canções icónicas que, à volta do globo, materializaram o protesto, a luta pela liberdade, a defesa dos direitos humanos, da justiça e dos mais elementares princípios da dignidade humana”.

De José Afonso a Nina Simone, de Lluis Llach à Liberation Music Orchestra, de Sérgio Godinho a Sam Cooke, o repertório deste concerto, marcado para 28 de abril, propõe uma visão da música “como motor para a mudança, mediação coletiva, grito de liberdade”.

“Romeu e Julieta”, de Tchaikovsky, apresenta-se a 26 de maio, e é inspirado na obra de Shakespeare, aqui interpretada pela Orquestra Sinfónica Artave.

Após a pausa de verão, os Promenade retomam a 15 de setembro com “Um Americano em Paris”, onde o compositor George Gershwin mostra, através da música, a sua visão sobre a capital francesa, com música interpretada pela Orquestra Sinfónica Ensemble.

No mês seguinte, a 13 de outubro, A Garota Não recebe “Carta Branca” para um concerto com obras da sua preferência e também a interpretação de canções do seu repertório, tocadas pela Orquestra Clássica de Espinho, salienta a organização.

Ainda de acordo com o Coliseu, a temporada despede-se, a 24 de novembro, com a Orquestra Clássica da ESMAE, ao ritmo de “O Bolero”, de Maurice Ravel, “uma das mais amadas pelos melómanos e que importa dar a conhecer aos mais novos”.

O Coliseu do Porto recorda que foi em março de 2022, que os Concertos Promenade foram adaptados para se apresentarem enquanto sessões descontraídas (pensadas para as pessoas e famílias que preferem ou beneficiam de um ambiente mais descontraído num espaço cultural, por exemplo, pessoas com défice de atenção, pessoas com deficiência intelectual, pessoas com condições do espetro autista, pessoas com deficiências sensoriais ou de comunicação, bem como a famílias com crianças pequenas).

LER MAIS
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X VIZELA




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
AROUCA X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X BENFICA




RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% INSPIRATION


WEBRADIO 100% DANCE


FABIO NEURAL @ ENCODING

KEYWORDS

ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS