Ligue-se a nós

REGIÕES

LEIRIA: MILITARES ENSINAM A SALVAR VIDAS COM FORMAÇÃO EM SUPORTE BÁSICO

Militares das Forças Armadas estão a ensinar alunos a salvar vidas com formação em suporte básico de vida, iniciativa integrada nas comemorações do Dia de Portugal, centradas em Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande.

Online há

em

Militares das Forças Armadas estão a ensinar alunos a salvar vidas com formação em suporte básico de vida, iniciativa integrada nas comemorações do Dia de Portugal, centradas em Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande.

“[Este é] o desenvolvimento de um `mass training` relativo a suporte básico de vida adulto, para que estes miúdos possam desenvolver esta competência em jeito de brincadeira, mas que possam não só desenvolver a competência, como também replicar nas suas casas”, disse hoje à agência Lusa o tenente-coronel José Resende, da Unidade de Ensino, Formação e Investigação da Saúde Militar, na dependência do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

Na escola do 2.º e 3.º ciclos com secundária de Ansião, 80 alunos fazem hoje esta formação, que começou com a parte teórica, seguindo-se a prática (na qual manequins fazem de cobaias e garrafões com cinco litros de água simulam o tórax de uma pessoa e balões simulam cabeças), para que os estudantes possam replicar a aprendizagem em casa, com grupos de amigos ou na comunidade.

José Resende salientou que a formação em suporte básico de vida pode fazer toda a diferença numa vítima em paragem cardiorrespiratória ou inconsciente, por manter as condições para a sua recuperação.

“A maioria das vezes não se consegue recuperar de facto esta vítima, mas todo o trabalho que é feito neste tempo intermédio, enquanto não chega a ajuda diferenciada, é fundamental e faz parte dos elos fundamentais da cadeia de sobrevivência. Por isso, fará toda a diferença”, explicou.

A forma como se deve abordar uma vítima em paragem cardiorrespiratória ou inconsciente, em que posição deve ser colocada a pessoa ou como devem proceder em caso de obstrução da via aérea são alguns dos ensinamentos que os alunos levam da sessão.

Segundo José Resende, fora das comemorações do 10 de Junho, as Forças Armadas não têm sido chamadas para ministrar este tipo de formação, mas estão disponíveis para o fazer “junto de escolas e outras estruturas similares”.

Já a subdiretora do Agrupamento de Escolas de Ansião, Isabel Serra, destacou que a iniciativa é de uma importância vital para os jovens e comunidade, porque têm oportunidade de ter uma formação em suporte básico de vida que pode fazer a diferença.

“É fundamental na formação integral dos nossos alunos. Formamos cidadãos responsáveis e com um papel muito importante na sociedade e todos eles têm consciência disso. E, no caso de precisarem de ajudar alguém, uma vítima, tanto na escola ou fora daqui, naturalmente, que eles têm preparação para socorrer”, referiu Isabel Serra, destacando que “agir de uma forma correta faz toda a diferença”.

Adiantando que a formação em suporte básico de vida “faz parte das aprendizagens essenciais [disciplina de Ciências Naturais] do 9.º ano de escolaridade”, a professora esclareceu que, todos os anos, com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Ansião, é feita esta formação.

A responsável admitiu que a escola gostaria de fazer o mesmo noutros níveis de ensino.

A formação em suporte básico de vida é uma das diversas iniciativas que, desde dia 03 e até segunda-feira, as Forças Armadas estão a realizar em vários concelhos do norte do distrito de Leiria, culminando com a cerimónia comemorativa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, em Pedrógão Grande.

A exposição militar está patente em Figueiró dos Vinhos, com atividades a decorrer também em Castanheira de Pera.

Demonstrações por parte dos três ramos das Forças Armadas (Exército, Força Aérea e Marinha), desde inativação de explosivos, defesa nuclear, biológica, química e radiológica ou cinotécnica, e ainda batismo de mergulho estão entre as ações.

Também decorre a atividade “Alista-te por um dia”, direcionada para alunos do 1.º ciclo, e concertos.

Nesta vertente, estão envolvidos cerca de 300 militares.

Já a cerimónia de 10 de Junho, em Pedrógão Grande, vai contar com a presença de 1.350 militares, com a habitual parada militar.

O desfile, que inclui antigos combatentes, integra forças equipadas para combate, e meios e equipamentos dos três ramos, além de um sobrevoo de aeronaves da Força Aérea e da Marinha.

REGIÕES

OEIRAS: JUDICIÁRIA FAZ BUSCAS NA AUTARQUIA DEVIDO A “DESPESAS COM REFEIÇÕES”

A Polícia Judiciária (PJ) está hoje de manhã a realizar buscas na Câmara de Oeiras no âmbito de uma investigação sobre despesas com refeições descritas como almoços de trabalho, confirmou à Lusa o município.

Online há

em

A Polícia Judiciária (PJ) está hoje de manhã a realizar buscas na Câmara de Oeiras no âmbito de uma investigação sobre despesas com refeições descritas como almoços de trabalho, confirmou à Lusa o município.

A autarquia, no distrito de Lisboa, referiu, numa resposta escrita, que está “a prestar todos os esclarecimentos e informações solicitadas”.

“As buscas estão relacionadas com almoços de trabalho do município, como foi do conhecimento público no ano passado, e decorrem nos Paços do Concelho e no Edifício Atrium [com serviços municipais]”, indicou a Câmara de Oeiras, liderada pelo independente Isaltino Morais.

As buscas e o âmbito do processo foram também confirmados à Lusa por fonte ligada à investigação, segundo a qual o inquérito é titulado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa.

A fonte indicou que em causa estão suspeitas dos crimes de prevaricação, abuso de poder e peculato.

No ano passado, a Sábado noticiou que, “em seis anos, a Câmara de Oeiras pagou mais de 139 mil euros em ‘almoços de trabalho'” com elementos do executivo e das suas equipas.

Segundo a investigação da revista, em causa estão 1.441 refeições que incluem o “consumo maciço” de alimentos como marisco e leitão, havendo almoços “à mesma hora em restaurantes diferentes”.

LER MAIS

REGIÕES

VILA REAL: AUTARQUIA QUEIXA-SE DE CARTA ANÓNIMA COM “DENÚNCIAS”

A Câmara de Vila Real vai apresentar queixa no Ministério Público (MP) contra desconhecidos por uma carta anónima que diz estar “recheada de acusações falsas e fantasiosas” e visa a organização do Circuito Internacional, foi hoje anunciado.

Online há

em

A Câmara de Vila Real vai apresentar queixa no Ministério Público (MP) contra desconhecidos por uma carta anónima que diz estar “recheada de acusações falsas e fantasiosas” e visa a organização do Circuito Internacional, foi hoje anunciado.

A poucos dias da realização do Circuito Internacional de Vila Real, que decorre entre 28 e 30 de junho, foi colocada a circular pela cidade uma nova carta anónima que visa responsáveis políticos e administrativos do município, bem como outros cidadãos ligados à organização das corridas automóveis.

Em reação, o município liderado pelo socialista Rui Santos emitiu hoje um comunicado em que classifica a carta como “cobarde, recheada de acusações falsas e fantasiosas” e “destinada a denegrir o bom nome” dos agora visados nesta denúncia que é dirigida à Procuradora-Geral da República.

“Este [o circuito] é o tema da nova carta anónima, numa demonstração clara de que tudo serve para tentar ganhar vantagem política, mesmo o ataque a uma das mais importantes marcas do nosso concelho. Os do costume, num claro desrespeito por pessoas e famílias, a coberto do anonimato cobarde, inventam histórias e factos dignos de um enredo de telenovela”, referiu a autarquia.

A denúncia anónima fala em esquemas de corrupção e aponta para obras realizadas por ajustes diretos, algumas feitas “antes da adjudicação e sem qualquer fiscalização”, referindo-se ainda como “associação fantasma” à Associação Promotora do Circuito Internacional de Vila Real.

O município disse ainda que não responderá “às invenções fantasiosas, simplesmente porque elas não têm qualquer adesão à realidade” e lamentou “que alguns optem por esta forma de fazer política, porque acreditam que as eleições autárquicas do próximo ano podem ser ganhas mentindo aos cidadãos”.

“Não é coincidência que estas cartas anónimas surjam sempre com momentos políticos importantes. Aliás as cartas anónimas somam-se a campanhas nas redes sociais, a artigos de opinião em jornais e a outras intervenções mais ou menos públicas, mas sempre com os mesmos objetivos mesquinhos”, salientou ainda.

A câmara manifestou “um profundo repúdio por esta forma baixa de fazer política” e adiantou que, tal como fez anteriormente, fará chegar a questão às instituições apropriadas.

Contactada pela Lusa, fonte do município concretizou que vai ser apresentada uma queixa no MP contra desconhecidos.

Já em janeiro, após uma outra carta anónima que visava principalmente Rui Santos, foi também apresentada uma queixa no MP.

Na altura, a Procuradoria-Geral da República confirmou a receção da denúncia anónima que foi remetida ao Ministério Público de Vila Real, onde deu origem a um inquérito, desconhecendo-se desenvolvimentos sobre o caso.

“Percebemos todos que, se alguma das histórias inventadas fosse verdadeira, se houvesse alguma sustentação para aquilo que se escreve, seria muito fácil apresentar publicamente as evidências ou confrontar os responsáveis políticos nos órgãos próprios. Ora, isso nunca acontece nem poderia acontecer, dada a falsidade das acusações”, referiu o município no comunicado.

Depois de anos de interregno, o regresso das corridas automóveis ao circuito foi uma promessa eleitoral do socialista Rui Santos, aquando da primeira candidatura à Câmara de Vila Real, em 2013, que foi concretizada em 2014.

O circuito realiza-se nas ruas da cidade e, neste momento, ultimam-se os trabalhos de montagem das guardas metálicas de segurança.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS