Connect with us

DESPORTO

POLÉMICO: LEÕES ARRANCAM ‘XEQUE-MATE’ NO XADREZ DO BESSA (vídeo)

O Sporting venceu hoje por 2-1 no estádio do Boavista, em jogo a contar para a jornada 25 da Primeira Liga de Futebol. Um jogo marcado pela polémica da arbitragem com um penalti já no tempo de descontos que acabou por ditar o resultado final favorável aos leões.

Data:

em

O Sporting venceu hoje por 2-1 no estádio do Boavista, em jogo a contar para a jornada 25 da Primeira Liga de Futebol. Um jogo marcado pela polémica da arbitragem com um penalti já no tempo de descontos que acabou por ditar o resultado final favorável aos leões.

No Estádio do Bessa, no Porto, o brasileiro Neris colocou os ‘axadrezados’ em vantagem logo aos três minutos, mas a equipa lisboeta restabeleceu a igualdade aos 17, graças a um autogolo do defesa boavisteiro Edu Machado, consumando a reviravolta no marcador já em período de compensação, por Bruno Fernandes, que concretizou o 13.º tento na prova.

O Sporting manteve-se no quarto lugar, a três pontos de distância do Sporting de Braga, terceiro, que tinha vencido horas antes por 1-0 na receção ao Vitória de Guimarães, enquanto o Boavista, que tinha triunfado nos três últimos jogos em casa, caiu para a 12.ª posição do campeonato.

A POLÉMICA:

Já da parte do Boavista, a Conferencia de impressa ficou marcada com a presença do presidente do Clube e do Presidente da SAD; que fizeram violenta críticas à arbitragem, apelando à união dos sócios. Ainda segundo eles, é um (citamos) “filme repetido pelos mesmos atores“; e deixaram a garantia que já na Segunda-Feira vão solicitar ao Conselho de Arbitragem as gravações de audio das comunicações do VAR. Álvaro Braga Júnior, foi ainda mais longe, e afirma que, citamos: “tanto ao João Pinheiro como Rui Oliveira não apresentam mais condições morais de arbitrar”.

OIÇA AQUI A INTERVENÇÃO INTEGRAL DE VITOR MURTA E ÁLVARO BRAGA JÚNIOR:

 

Depois da intervenção do Presidente do Boavista (clube) e da SAD, foi o treinador Lito Vidigal, que de forma geral considerou que a sua equipa lutou de igual para igual, considerando o resultado injusto, mesmo quando confrontado com a estatística que revela superioridade do Sporting. Do “outro lado”, Marcel Keizer não comentou os “casos” de arbitragem, mostrando-se  no geral, satisfeito com o desempenho da equipa, apesar de reconhecer algumas falhas da sua formação.

ANÁLISE AO JOGO:

O Sporting venceu, este sábado, o Boavista por 2-1, em jogo referente à 25.ª jornada da I Liga, disputado no Estádio do Bessa. Neris marcou cedo (3 minutos) para os axadrezados e um autogolo de Edu Machado empatou a partida ainda no primeiro tempo. Grande penalidade, muito contestada pela formação caseira, marcada aos 90 minutos por Bruno Fernandes, acabou por dar os três pontos à equipa lisboeta. Leões somam 52 pontos, ficando a três pontos do Braga e, à condição, a sete do líder Benfica, que ainda não jogou nesta ronda.

Quanto à equipa inicial do Sporting, destaque para o regresso de Coates ao centro da defesa e de Borja à lateral esquerda, bem como a presença de Phellype no ataque dos verdes e brancos, que não puderem contar com o habitual titular, Bas Dost, por lesão. Do lado do Boavista, Sauer fez a estreia absoluta e logo a titular.

A equipa da casa, comandada por Lito Vidigal, começou a partida da melhor forma, a marcar logo aos três minutos. Após um livre de Bueno, a bola sofreu um desvio e foi Neris quem tocou para o segundo poste e inaugurou o marcador. O árbitro João Pinheiro, depois de ouvir as indicações do VAR, validou o golo.

Aos 17 minutos, num lance infeliz, Edu Machado fez um auto-golo. Após cruzamento de Raphinha para o segundo poste onde estava Acuña, o jogador boavisteiro tentou o corte e acabou por desviar para dentro da própria baliza. Porém, a bola iria, mesmo assim, parar aos pés do jogador leonino caso não fosse intercetada por Machado.

Ao intervalo, nota para o pedido de casamento por parte de um adepto boavisteiro em pleno relvado do Estádio do Bessa.

No segundo tempo, antes do golo leonino, houve um grande momento de Bruno Fernandes. Coates levou tudo à frente, serviu Raphinha, que cruzou para a área, onde apareceu Bruno Fernandes a rematar de bicicleta para uma enorme defesa de Bracali.

Até ao fim da partida, a equipa comandada por Marcel Keizer pressionou como pôde, até que em cima do minuto 90, o árbitro marcou uma grande penalidade a favor dos Leões. Lance entre Edu Machado e Raphinha na área e João Pinheiro assinalou o castigo máximo. Depois de conferenciar com o VAR, o árbitro confirmou o penálti, gerando grande contestação no banco do Boavista. Na conversão, Bruno Fernandes converteu com sucesso a grande penalidade, marcando assim o seu 24º golo na presente época.

O Sporting manteve-se no quarto lugar, a três pontos de distância do Sporting de Braga, terceiro, que tinha vencido horas antes por 1-0 na receção ao Vitória de Guimarães, enquanto o Boavista, que tinha triunfado nos três últimos jogos em casa, caiu para a 12.ª posição do campeonato.

RESUMO DO JOGO:

JOGO AO MINUTO:

98′ + 8 Termina a partida! Triunfo do Sporting CP por 1-2 na deslocação ao terreno do Boavista FC; em jogo da 25.ª jornada da Liga NOS. Os axadrezados até marcaram primeiro, por intermédio de Neris logo aos 3′, mas um auto-golo de Edu Machado aos 17′ e um penálti convertido por Bruno Fernandes nos derradeiros minutos, garantiram à equipa de Marcel Keizer os três pontos.
97′ + 7 Renan afasta a soco um canto a favor dos axadrezados. Foi Sauer a bater o lance de bola parada.
95′ + 5 Boavista FC: Entra André Claro e sai Bueno.
93′ + 3 Sporting CP: Bruno Fernandes converte com sucesso a grande penalidade! Bruno Fernandes atirou para um lado, Bracali caiu para o outro. Reviravolta no marcador perto do cair do pano.
91′ + 1 Boavista FC: Edu Machado recebe cartão amarelo.
90′ Cinco minutos de compensação.
90′ Lance entre Edu Machado e Raphinha na área, João Pinheiro assinala o castigo máximo. Depois de conferenciar com o VAR; o árbitro confirma o penálti.
89′ Passe de Mathieu para Diaby que arma o remate, mas Idris corta para canto.
86′ Boavista FC: Cartão amarelo para Bueno.
82′ Fora-de-jogo assinalado a Obiora.
79′ Boavista FC: Entra Yusupha e sai F. Falcone.
78′ Sporting CP: Entra Doumbia e sai Wendel.
78′ Sporting CP: Entra A. Diaby e sai C. Borja.
77′ Remate de Acuña à entrada da área contra as pernas de um adversário.
75′ Lance dividido entre Ristovski e Falcone.
71′ Boavista FC: Cartão amarelo para Bracali.
70′ Boavista FC: Entra M. Índio e sai Perdigão.
68′ Defende Bracali! Cruzamento de Rapinha para pontapé de bicicleta de Bruno Fernandes na área, mas o guarda-redes axadrezado faz uma enorme defesa e nega aquele que parecia ser um golo certo do capitão leonino.
68′ Falta de Edu Machado sobre Acuña.
67′ Luiz Phellype tenta chegar ao cruzamento para a área, mas a bola passa sem sofrer qualquer desvio.
64′ Perigoso! Cabeceamento de Coates após cruzamento de Bruno Fernandes, a bola não saiu longe do poste.
63′ Remate de Bruno Fernandes à entrada da área, Bracali não arrisca e tira para canto.
62′ Edu Machado não arrisca e tira de cabeça para canto. Tinha Acuña pela frente, a aparecer com perigo.
60′ Livre de Bueno, desvia Raphinha. A bola chega ainda à área, mas é assinalada falta sobre Coates.
59′ Falta de Ristovski sobre Sauer.
58′ Remate de Bruno Fernandes, a atirar ao lado do alvo.
55′ Lance entre Perdigão e Acuña.
54′ Canto batido por Sauer, Renan segura.
53′ Grande corte de Mathieu, a impedir que o cruzamento chegasse a Falcone.
50′ Contra-ataque do Sporting CP, Acuña trabalha bem e cruza para a área onde aparece Raphinha a cabecear, mas atira para as mãos de Bracali.
50′ Bruno Fernandes mete para Acuña, mas Bueno intercepta.
46′ Recomeça a partida.
47′ + 2 Tempo de descanso, as equipas recolhem aos balneários.
46′ + 1 Desvio de cabeça de Coates, a sair ao lado. Perigoso, ainda assim.
45′ Dois minutos de compensação.
44′ Jogo interrompido para assistir Bueno. Obiora e Jubal caíram por cima do companheiro de equipa na sequência de um canto.
42′ Remate de pé esquerdo de Sauer, a sair ao lado do alvo.
39′ Canto de Bruno Fernandes, bola em Wendel no segundo poste que atira contra Luiz Phellype. Jogada interrompida por fora-de-jogo.
37′ Livre batido, afasta Jubal.
36′ Novo livre, agora para o Sporting CP, depois de falta de Sauer sobre Acuña.
35′ Livre batido por Bueno, a bola chega sem problemas a Renan.
34′ Lance entre Falcone e Coates, os dois ficam queixosos. Falta do central leonino, livre para a equipa da casa.
33′ Sporting CP: Cartão amarelo para N. Gudelj. Falta sobre Bueno. Com este amarelo, o jogador leonino falha o próximo jogo, frente ao Santa Clara.
32′ Boavista FC: Cartão amarelo para F. Falcone.
29′ Bola na área, Luiz Phellype tenta o cabeceamento, mas Bracali já tinha a bola nas mãos. Falta do atacante leonino.
26′ Canto para a equipa leonina, Coates desvia de cabeça e a bola sobra para Raphinha que atira para o fundo das redes, mas o árbitro invalida o lance por posição irregular do jogador do Sporting CP.
25′ O que falha Luiz Phellype! Livre batido por Bruno Fernandes, bola no segundo poste onde aparece o avançado leonino totalmente sozinho a cabecear, mas acerta no ferro.
19′ Cabeceamento de Luiz Phellype, a sair por cima da baliza de Bracali.
17′ Boavista FC: Edu Machado em lance infeliz fez um auto-golo! Cruzamento de Raphinha para o segundo poste onde estava Acuña, Edu Machado tenta o corte e acaba por desviar para dentro da própria baliza.
15′ Perigoso! Terceiro canto consecutivo para os axadrezados, a bola sofre um desvio e sobra para Obiora, mas este ao segundo poste falha o desvio.
14′ Renan! Intercepção de Sauer a lançar Bueno na frente que mete em Perdigão, com este a obrigar o guarda-redes leonino a uma defesa apertada.
13′ Canto a favor da equipa de Marcel Keizer, Bruno Fernandes cruza para a área onde Mathieu tenta o desvio de cabeça, mas acaba por ser Neris a tirar para canto.
10′ Cabeceamento de Luiz Phellype, mas a sair fácil para as mãos de Bracali.
8′ Choque de cabeças entre Sauer e Gudelj.
6′ Cruzamento de Bruno Fernandes, para a mão de Bracali.
6′ Novo canto para a equipa leonina, Jubal a cortar um cruzamento de Raphinha.
4′ Bueno toca pela linha de fundo, canto para o Sporting CP.
3′ Boavista FC: Golo de Neris! Livre a favor da equipa da casa, Bueno a bater, a bola sofre ainda um desvio e é Neris quem toca para o segundo poste e inaugura o marcador. João Pinheiro ouve as indicações do VAR e valida o tento.
1′ Rola a bola no Estádio do Bessa, posse para o Sporting CP.
0′ Sporting CP (Suplentes): Salin, Ilori, André Pinto, Diaby, Francisco Geraldes, Jovane e Doumbia.
0′ Sporting CP (Onze inicial): Renan, Ristovski, Coates, Mathieu, Borja, Wendel, Bruno Fernandes, Acuña, Luiz Phellype e Raphinha.
0′ Boavista FC (Suplentes): Giovanaz, Raphael Silva, Fábio Espinho, Yusupha, Carraça, André Claro e Matheus Índio.
0′ Boavista FC (Onze inicial): Bracali, Talocha, Obiora, Neris, Edu Machado, Bueno, Sauer, Idris, Jubal, Perdigão e Falcone.
0′ João Pinheiro, da AF Braga, foi o árbitro nomeado para dirigir o encontro entre Boavista FC e Sporting CP, partida da 25.ª jornada da Liga NOS.

AS MAIS LIDAS