Na entrevista que o presidente do Benfica concedeu à BenficaTV, no Museu Cosme Damião, passou por vários temas que marcam a actualidade do clube. Luís Filipe Vieira é presidente do clube há 14 anos, e comentou o caso dos emails: “Não há nem nunca houve corrupção no Benfica.” Para Vieira, não há emails comprometedores para o clube. “Não mexi nos computadores que uso. Levaram como estava. De certeza que não vão encontrar lá nada de suspeito”, disse.
Para Vieira, o FC Porto de quer “enxovalhar o Benfica”. “Falo daquela gente que lá está, não da instituição”. E os dirigentes portistas “terão de pagar pelo mal que estão a fazer”. Além disso, Vieira está “muito tranquilo” com a investigação da PJ.
Ao falar das contas do clube, Vieira garantiu que “não há ninguém a voar com dinheiro”. “Fala-se muito do Jorge Mendes, mas ele não é nenhum comissionista do Benfica. É parceiro. É feito um contrato e normalmente pagamos 10%”, explicou o presidente benfiquista. Ao comentar uma notícia de jornal, cujo título tinha “voaram”, lamentou: “Parece que houve dinheiro para o bolso, para algum offshore… qualquer dia uma pessoa séria não pode estar no futebol”, disse, citado pelo jornal Record.
Acerca do passivo, o presidente sublinhou: “Para sermos um grande clube, temos de ter contas saudáveis. E temos de ir pagando o que devemos. O Benfica quer libertar-se da dívida financeira. (…) Queremos trazer a dívida do Benfica para 150 milhões de euros. A dívida está agora nos 270 milhões e tem de ir reduzindo.”
Sobre Rui Vitória, garantiu que “tem mais 2 anos de contrato e vai cumprir”. Descrevendo a sua relação com o plantel, Luís Filipe Vieira relatou: “Convivem comigo diariamente, sabem que vou sempre ao balneário quando o jogo começa e quando acaba. Nas horas difíceis sou o primeiro. Há situações, coisas menos boas, sou logo o primeiro a estar com eles e tento alavancar as coisas.”
Os projectos futuros incluem uma rádio Benfica, o investimento e expansão do Caixa Futebol Campus (com mais campos relvados, um pólo hoteleiro, um colégio), e um centro de alto rendimento.
“Vamos investir mais no Seixal porque acreditamos que é por ali que o Benfica pode sonhar voltar a ser campeão europeu, porque não podemos competir financeiramente com os outros clubes. Agora pode ombrear com qualidade”, insistiu Vieira.
A sucessão não é um assunto que o preocupe para já: “Ainda não estou cansado.” Contudo, lança a possibilidade de Domingos Soares Oliveira.
