RÁDIO REGIONAL
REGIÕES

MONTALEGRE INVESTE TRÊS MILHÕES EM LÂMPADAS LED

nbsp| RÁDIO REGIONAL

Montalegre vai substituir a iluminação pública das 135 localidades do concelho por lâmpadas LED, um projeto de eficiência energética que vai custar três milhões de euros, disse hoje o presidente da autarquia.

“É um investimento que vai permitir que todo o concelho de Montalegre fique assim como uma espécie de noite de lua cheia”, afirmou Orlando Alves à agência Lusa.

O autarca explicou que vão ser substituídas “10 mil luminárias por lâmpadas LED”, daí resultando uma “poupança significativa, de 140 mil euros por ano”. A atual fatura correspondente à iluminação pública do concelho ultrapassa os 500 mil euros por ano.

O projeto de eficiência energética em Montalegre resulta de um contrato com uma empresa, que está a concretizar o investimento e a intervenção, e a quem a autarquia vai pagar, durante 12 anos, cerca de 263 mil euros anuais.

Pela concessão, obrigatória por lei, o município pagará ainda 140 mil euros por ano à EDP. Mas, segundo o autarca, “o ganho maior é o contributo para a redução das emissões de dióxido de carbono CO2”.

“Seremos o primeiro concelho no país a ter todo o concelho, que é enorme, tem a área da ilha da Madeira, são 135 localidades, onde as luminárias de mercúrio irão ser todas substituídas por lâmpada LED”, salientou.

nbsp| RÁDIO REGIONAL

LUSA

VEJA AINDA:

SERRA DA ESTRELA: INCÊNDIOS JÁ CONSUMIRAM 17 MIL HECTARES DE FLORESTA

Lusa

SERRA DA ESTRELA: PROTEÇÃO CIVIL DÁ O INCÊNDIO COMO ‘ESTABILIZADO’

Lusa

VILA REAL: TRÊS BOMBEIROS FERIDOS APÓS ACIDENTE NA CAMPEÃ

Lusa

GOVERNO FIXA OS PREÇOS DA BOTIJA DE GÁS

Lusa

INCÊNDIOS: PARQUE NATURAL DA ESTRELA VAI LEVAR DÉCADAS A RECUPERAR – QUERCUS

Lusa

PORTO: TROTINETES CIRCULAM POR ZONAS PEDONAIS PROIBIDAS

Lusa