ARTE & CULTURA

MORREU NICOLAU BREYNER

HOMENAGEM DA RÁDIO REGIONAL A NICOLAU BREYNER.

Morreu Nicolau Breyner. Aos 75 anos, o actor, realizador e produtor foi vítima de um ataque cardíaco, de acordo com a TVI24 e SIC Notícias. A morte de Nicolau Breyner está abalar Portugal e os Portugueses dada a sua ímpar carreira artística ao serviço da cultura Portuguesa.

Em 2009 tinha-lhe sido diagnosticado um cancro na próstata,que superou. Dia 14-03-2016 foi encontrado em casa, por volta das 15h, depois de não ter aparecido na sua escola, a Nicolau Breyner Academia, nem atender os telemóveis.

João Nicolau de Melo Breyner Lopes nasceu em Serpa a 30 de Julho de 1940. A longa carreira em teatro, cinema e televisão começou com o popular Ribeirinho a dirigi-lo na obra teatral “Leonor Telles”.

Para muitos portugueses, será sempre o Sr. Feliz, metade da dupla “Sr. Feliz e Sr. Contente”, rábula que protagonizava com Herman José. Foi também actor e co-autor da primeira novela portuguesa, Vila Faia, em 1982.

O actor estava desde Outubro a gravar a próxima novela da TVI, “A Impostora”, da autoria de António Barreira. No dia seguinte à sua morte, Nicolau Breyner tinha viagem marcada para o Brasil e fazia planos de “realizar dois projetos de cinema”, além de um regresso à terra que o viu nascer para vestir uma personagem do filme de Sérgio Tréfaut, “A Seara de Vento”.

Separado de Mafalda Bessa desde o verão do ano passado, Nicolau confessou que o seu estado civil tinha “alguns inconvenientes” como “a solidão e a nostalgia”.

O actor esteve num eventu público recentemente, numa homenagem a Francisco Pinto Balsemão, e num debate sobre televisão e democracia, em Cascais.

Fica a recordação do “Sr. Feliz e Sr. Contente”, num vídeo da RTP:

MORREU NICOLAU BREYNER

VEJA AINDA:

AMARES: MINISTÉRIO PÚBLICO ACUSA IPSS PELO CRIME DE CORRUPÇÃO

Lusa

MACEDO DE CAVALEIROS: 12 CASOS DE COVID-19 EM LAR DE IDOSOS

Lusa

GUARDA: ESCOLA ENCERRA DEVIDO À INFEÇÃO DE DUAS FUNCIONÁRIAS

Lusa

SÃO BRÁS DE ALPORTEL: SETE INFETADOS EM LAR DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA

Lusa

BRAGA: CASAL ‘INVENTA’ QUATRO FILHOS PARA RECEBER SUBSÍDIOS

Lusa

COIMBRA: UNIVERSIDADE LANÇA PROJETO DE TESTES RÁPIDOS PARA O COVID-19

Lusa