RÁDIO REGIONAL
DESTAQUE

NORTE DE PORTUGAL SOB RISCO ELEVADO DE INCÊNDIO RURAL ATÉ AO FIM DE SEMANA

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê níveis elevados e muito elevados de perigo de incêndio rural na região Norte nos próximos dias. As autoridades apelam à adoção de comportamentos responsáveis e ao cumprimento das restrições para evitar a ocorrência de ignições em áreas florestais.


De acordo com as previsões meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, várias zonas da região Norte de Portugal encontram-se sob aviso devido ao perigo elevado e muito elevado de incêndio rural. Esta conjuntura meteorológica deverá prolongar-se, pelo menos, até ao próximo fim de semana, exigindo uma vigilância reforçada por parte das populações e das equipas de proteção civil.

Perante este cenário, as autoridades competentes reforçaram os alertas relativos à segurança e prevenção. Durante os períodos em que o risco de incêndio é classificado como elevado, muito elevado ou máximo, a legislação prevê restrições rigorosas.

Está proibida a realização de queimadas extensivas, bem como a queima de sobrantes agrícolas ou florestais. É igualmente desaconselhada a utilização de fogo para recreio ou para a confeção de alimentos em espaços florestais.

Outras recomendações incluem evitar fumar ou produzir qualquer tipo de lume em zonas arborizadas e áreas envolventes. O uso de máquinas e equipamentos que possam gerar faíscas ou combustão deve ser evitado nestas circunstâncias.

A eficácia da prevenção depende diretamente da redução de comportamentos de risco, sendo a vigilância um fator determinante para a rápida deteção de possíveis focos de incêndio. As autoridades reiteram que qualquer negligência nestes períodos críticos pode resultar em incidentes de elevada gravidade, com impactos diretos no ordenamento do território e na segurança pública.


Redação

VEJA AINDA:

VIMIOSO PAGA MAIS 10 EUROS POR HORA PARA ATRAIR MÉDICOS AO CONCELHO

Rádio Regional

MOVIMENTO CONTESTA COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DA MINA DA BORRALHA

Rádio Regional

BRAGANÇA ATRIBUI 100 MIL EUROS PARA REABILITAÇÃO DO “LAR AZUL” DA APADI

Rádio Regional

VILA REAL: REQUALIFICAÇÃO DO CAMPO DO CALVÁRIO CUSTA 153 MIL EUROS

Rádio Regional

CHAVES ACOLHE EDIÇÃO INÉDITA DO PORTUGAL WINE TROPHY EM TRÁS-OS-MONTES

Rádio Regional

CCDR NORTE REFORÇA COOPERAÇÃO NO FÓRUM ECONÓMICO ZAMORA–TRÁS-OS-MONTES

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.